• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

TEXTO I Entrevistadora – eu vou conversar aqui com a professora A. D. … o português então não é uma língua difícil?

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

TEXTO I

Entrevistadora – eu vou conversar aqui com a professora A. D. … o português então não é uma língua difícil?

Professora – olha se você parte do princípio… que a língua portuguesa não é só regras gramaticais… não se você se apaixona pela língua que você… já domina que você já fala ao chegar na escola se o teu professor cativa você a ler obras da literatura… obras da/ dos meios de comunicação… se você tem acesso a revistas… é… a livros didáticos… a… livros de literatura o mais formal o e/ o difícil é porque a escola transforma como eu já disse as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.

TEXTO II

Entrevistadora – Vou conversar com a professora A. D. O português é uma língua difícil?

Professora – Não, se você parte do princípio que a língua portuguesa não é só regras gramaticais. Ao chegar à escola, o aluno já domina e fala a língua. Se o professor motivá-lo a ler obras literárias, e se tem acesso a revistas, a livros didáticos, você se apaixona pela língua. O que torna difícil é que a escola transforma as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001 (adaptado).

O Texto I é a transcrição de uma entrevista concedida por uma professora de português a um programa de rádio. O Texto II é a adaptação dessa entrevista para a modalidade escrita. Em comum, esses textos

A) apresentam ocorrências de hesitações e reformulações.

B) são modelos de emprego de regras gramaticais.

C) são exemplos de uso não planejado da língua.

D) apresentam marcas da linguagem literária.

E) são amostras do português culto urbano.

Solução

A questão diferencia norma culta e norma padrão, apontando que falantes cultos nem sempre seguem todas as regras gramaticais. Nos dois textos, é usado o português culto urbano, mesmo com desvios da norma padrão, como “ao chegar na escola”. O texto I apresenta a modalidade falada, enquanto o texto II adapta essa fala para a escrita, mantendo a mesma variante linguística sem ser coloquial.

Alternativa E

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: RELAÇÕES DE CONSUMO E SUSTENTABILIDADE – 54/2023

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: RELAÇÕES DE CONSUMO E SUSTENTABILIDADE – 54/2023   1ª QUESTÃO A sociedade de consumo vende a satisfação dos desejos individuais, mas desperta nos consumidores a cada momento novos desejos a serem satisfeitos, fazendo-os querer (e consumir) sempre mais. O vazio existencial cavado pela complexidade dos relacionamentos psicossociais não se […]

AUDITORIA EM SAÚDE - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - AUDITORIA EM SAÚDE - 54/2023 ATIVIDADE 1: Olá, estudante! Esta atividade corresponde à Atividade de Estudos 1. Vamos lá?! O objetivo desta atividade é fazer com que você compreenda a importância da Auditoria em Saúde e suas ferramentas de trabalho. Iniciaremos com a leitura e reflexão do excerto a seguir: A auditoria […]

54/2023 - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I - ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 1 - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I - 54/2023 A contabilidade de custos é, dentro de uma organização, a ferramenta que possibilita o alcance do sucesso, de modo que a empresa consiga realizar um controle de gastos, mensurar sua margem de contribuição e definir o preço de venda correto do seu produto ou serviço. […]

MAPA - GFIN - FLUXO DE CAIXA E ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO - 51_2025

MAPA - GFIN - FLUXO DE CAIXA E ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO - 51_2025   Olá, acadêmico(a)!! Esta atividade proposta corresponde ao MAPA - Material de Avaliação Prática da Aprendizagem da disciplina de Fluxo de Caixa e Administração de Capital de Giro. O objetivo desta atividade é analisar os indicadores financeiros conforme o caso […]

A valorização dos profissionais da educação no Brasil é um tema amplamente discutido nas políticas públicas educacionais.

A valorização dos profissionais da educação no Brasil é um tema amplamente discutido nas políticas públicas educacionais. A Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelecem diretrizes para assegurar um piso salarial adequado e a progressão na carreira dos docentes. Entretanto, a […]

MAPA – GESTÃO DE PROJETOS – 52/2023

MAPA 01 – GESTÃO DE PROJETO – 52.2023   Projeto Implantação da ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade na Indústria “Santa Rosa”. A indústria de biscoitos “Santa Rosa” possui o Projeto Implantação da ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade, que visa conquistar a certificação que representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp