• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

TEXTO I Entrevistadora – eu vou conversar aqui com a professora A. D. … o português então não é uma língua difícil?

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

TEXTO I

Entrevistadora – eu vou conversar aqui com a professora A. D. … o português então não é uma língua difícil?

Professora – olha se você parte do princípio… que a língua portuguesa não é só regras gramaticais… não se você se apaixona pela língua que você… já domina que você já fala ao chegar na escola se o teu professor cativa você a ler obras da literatura… obras da/ dos meios de comunicação… se você tem acesso a revistas… é… a livros didáticos… a… livros de literatura o mais formal o e/ o difícil é porque a escola transforma como eu já disse as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.

TEXTO II

Entrevistadora – Vou conversar com a professora A. D. O português é uma língua difícil?

Professora – Não, se você parte do princípio que a língua portuguesa não é só regras gramaticais. Ao chegar à escola, o aluno já domina e fala a língua. Se o professor motivá-lo a ler obras literárias, e se tem acesso a revistas, a livros didáticos, você se apaixona pela língua. O que torna difícil é que a escola transforma as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001 (adaptado).

O Texto I é a transcrição de uma entrevista concedida por uma professora de português a um programa de rádio. O Texto II é a adaptação dessa entrevista para a modalidade escrita. Em comum, esses textos

A) apresentam ocorrências de hesitações e reformulações.

B) são modelos de emprego de regras gramaticais.

C) são exemplos de uso não planejado da língua.

D) apresentam marcas da linguagem literária.

E) são amostras do português culto urbano.

Solução

A questão diferencia norma culta e norma padrão, apontando que falantes cultos nem sempre seguem todas as regras gramaticais. Nos dois textos, é usado o português culto urbano, mesmo com desvios da norma padrão, como “ao chegar na escola”. O texto I apresenta a modalidade falada, enquanto o texto II adapta essa fala para a escrita, mantendo a mesma variante linguística sem ser coloquial.

Alternativa E

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

O glifosato (C3H8NO5P) é um herbicida pertencente ao grupo químico das glicinas, classificado como não seletivo. Esse composto

O glifosato (C3H8NO5P) é um herbicida pertencente ao grupo químico das glicinas, classificado como não seletivo. Esse composto possui os grupos funcionais carboxilato, amino e fosfonato. A degradação do glifosato no solo é muito rápida e realizada por grande variedade de microrganismos, que usam o produto como fonte de energia e fósforo. Os produtos da degradação são o […]

A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação. Tal

A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude A) crítica, expressa pelas ironias. B) resignada, expressa pelas enumerações C) indignada, expressa pelos discursos diretos. D) agressiva, expressa pela contra-argumentação. E) alienada, expressa […]

No intuito de promover a transparência e implementar melhores práticas de gestão, o governo brasileiro tem adotado medidas legais e institucionais

No intuito de promover a transparência e implementar melhores práticas de gestão, o governo brasileiro tem adotado medidas legais e institucionais com o apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Essas ações proporcionam novas possibilidades de participação da sociedade na administração dos recursos públicos, conferindo mais transparência e legitimidade às políticas públicas e contribuindo […]

Considere o excerto a seguir: "O autoconhecimento é o primeiro pilar da educação socioemocional. Envolve a capacidade de reconhecer

Considere o excerto a seguir: "O autoconhecimento é o primeiro pilar da educação socioemocional. Envolve a capacidade de reconhecer e compreender as próprias emoções, pensamentos e valores, e como eles influenciam o seu comportamento. Alunos que desenvolvem a capacidade de reconhecer e identificar os seus sentimentos, emoções, necessidades e preferências, são capazes de identificar suas […]

Alberto trabalha em uma loja de materiais de construção civil em regime de 220 horas mensais, as quais são cumpridas em uma jornada diária

Alberto trabalha em uma loja de materiais de construção civil em regime de 220 horas mensais, as quais são cumpridas em uma jornada diária de 8 horas, de segunda à sexta-feira, e 4 horas no sábado. Ele recebe um salário mensal de R$ 2.150,00 e, por motivos pessoais, acabou faltando um dia ao trabalho (8h) […]

2. Quais possíveis soluções podem garantir os direitos dos detentos?

ATIVIDADE 1 - CRIMINOLOGIA - 51_2025   O sistema prisional brasileiro enfrenta uma crise estrutural, marcada por superlotação, condições insalubres e violações constantes dos direitos humanos. A proposta de ressocialização dos detentos, prevista na legislação, não se concretiza na prática, resultando em altos índices de reincidência criminal. O modelo atual falha ao não proporcionar acesso […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp