• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

TEOL - MÉTODOS E INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - MAPA - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - TEOL - MÉTODOS E INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - 54/2023

MAPA - Exegese Bíblica (Unidade 4 e 5 do livro texto)

Para esse mapa você terá uma experiência de interpretação de acordo com o Método Semio-Discursivo (Usado no livro texto da disciplina). Nós faremos a exegese de uma passagem bíblica usando as ferramentas das metodologias linguísticas. No exercício abaixo proponho uma aplicação simplificada do método. Não será difícil, mas será trabalhoso. Assim, não esmoreça, leia o livro texto, assista as aulas conceituais e as lives, e não deixe para a última hora. Todas as ferramentas desta disciplina estão voltadas para te auxiliar nessa atividade.

A análise sêmio discursiva não é algo novo, e você até já sabe fazer, a questão é que nunca pensou nela como um método. Como ela analisa o texto a partir da linguagem, vai usar elementos que você usa diariamente. Para facilitar vou apresentar o método como se você fosse assistir a um filme ou um episódio de uma série da Netflix, passando as etapas de apresentação em 5 ciclos, como propõe o prof. Zabatiero.

 

Orientações:

1) Fase preliminar

Texto: Ezequiel 1:1 – Bíblia ARA

Aconteceu no trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês, que, estando eu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus.

  1. Texto, informações relevantes sobre tradução:

Antes de assistir a um filme ou uma série, existem várias questões que você considera. No primeiro momento, você escolhe o filme a partir do Título. Você precisa entendê-lo para poder pensar se vai assistir ao filme. Da mesma forma, no método sêmio discursivo, a primeira parte da interpretação consiste em entender o verso de forma segura. Para isso antes de tudo, você precisa conferir a tradução na língua original, Hebraico (AT) ou Grego (NT). O primeiro exercício é de tradução, é lento, palavra por palavra.

É recomendado que você use um aplicativo, sugiro a Bíblia E-Sword.

Link da minha pasta de materiais com um tutorial para instalação: https://drive.google.com/drive/folders/1wVOi_cEL4reG4ISEehxqdKo778vomOzx?usp=sharing

Na folha de resposta apresente sua tradução e se houver alguma nota relevante referente a tradução.

  1. Gênero e Estilo:

Outra informação importante que você levanta antes de assistir a um filme, é o gênero. O que você quer assistir, um Drama, Terror, Comédia, Romance, etc. Para interpretar um texto você segue o mesmo percurso. Qual o gênero da passagem que você está lendo? Poesia, Prosa, Profecia, Apocalíptico, Evangelhos, Carta, Epistola, etc. E o estilo? Você também observa isso quando vai assistir um filme pois dentro da categoria de Romance, ou Terror, por exemplo, há vários estilos diferentes. Na bíblia é o mesmo, há textos proféticos mas são diferentes estilos, Malaquias é diferente de Jeremias, por exemplo, o mesmo se diga das cartas e do conteúdo dos evangelhos, o estilo de Mateus é diferente do de João, por exemplo. Assim, descreva o Gênero e o Estilo do texto, destacando, características gerais (Gênero) e específicas (Estilo).

  1. Delimitação, Segmentos e Estrutura:

Esses elementos você só entenderá após ter assistido ao filme. Nós processamos as informações quase que instantaneamente, isso para poder comentar sobre o filme. Assim, delimitamos o filme entendendo Começo, meio e Fim da Narrativa. Procuramos relacionar quais eventos iniciam e encerram a trama principal do filme. Em seguida dividimos o filme em cenas que retratam situações relevantes (segmentamos filme) e por último entendemos a estrutura do filme, se era linear, tipo: começo, meio e fim; ou se o filme seguia outro tipo de ordem para os eventos, cíclica, por exemplo. Da mesma forma, ao ler a Bíblia também precisamos delimitar o começo e o fim da perícope (perícope – período que compreende uma narrativa completa).

- Para delimitar, indique onde começa e termina a narrativa e, depois justifique indicando porque foi escolhida essa delimitação;

- Para segmentar, proceda uma nova delimitação, mas agora apenas no texto a ser estudado (na perícope). Daí, elabore títulos para os segmentos, destacando as ideias que os compõem. Lembre-se que existem características para delimitação, por exemplo mudança de personagens, região, tempo, conteúdos, que será considerados anto para delimitação quanto para a segmentação.

- Para a estrutura. Analise os segmentos para entender qual a forma estrutural, por exemplo, em narrativas a forma geralmente é linear (começo, meio e fim), as profecias possuem uma estrutura própria, geralmente: contexto do problema, advertência, mensagem de esperança ou castigo.

 

2) Fase Final:

 

1º Ciclo – Dimensão Espaço-Temporal (Análise literária)

Pode não parecer, mas durante um filme, você utiliza diversas ferramentas de análise, e nem percebe que as usou, é tudo “automático”. Esse é o caso da Análise Narrativa (também chamada de desmonte narrativo. Quando assistimos a um filme, empreendemos diversas análises dos personagens, suas ações e os objetivos de suas ações. Essa análise é uma das mais importantes. Ela verifica o sentido a partir das relações entre os agentes (personagens), suas ações e estados (verbos), e os objetivos das ações e estados (complementos). É pela análise narrativa que entendemos o sentido de um filme, às vezes até antes do filme acabar. Pelo estudo da narrativa você entende o percurso para onde caminha a história. E dentro desta análise, o que torna um filme interessante, é o sentido que essas relações implicam para os vários momentos da narrativa. Por exemplo, você até já sabe o enredo geral dos Romances, mas o que nos prende diante de um filme é a necessidade de entender como os personagens, as ações e seus diferentes objetivos podem se relacionar para esse desfecho.

Esse princípio de interpretação também pode ser usado para leitura da Bíblia. Assim, ao ler a perícope, faça três colunas, uma para as pessoas (quem?), a segunda para as ações (está fazendo ou sendo algo) e a terceira para os complementos/objetivos das ações (para que/quem, com qual objetivo). Conforme for lendo, vá preenchendo as colunas, ao término faça um estudo por colunas relacionado os termos, essa análise final, por colunas, é chamada de Análise diacrônica (ordem atravessada), diferente da leitura linear, chamada de sincrônica (ordem de acontecimento dos eventos).

Como nossa perícope é grande, faça apenas do verso 1. Na folha de resposta, você deverá colocar o conteúdo das colunas e o resultado da análise diacrônica por coluna.

2º Ciclo: Dimensão Teológica

 

Você vai fazer na Atividade I. - Quando for terminar o mapa, pode colocar o resultado da atividade I aqui como 2º Ciclo.

 

3º, 4º e 5º Ciclos: Social, Psicológico e Missional

Essa análise é considerada em conjunto, esses três ciclos apresentam formas de aplicação do conteúdo. Eles avaliam o impacto social e pessoal da mensagem. Você também faz isso quando assiste um filme, mas esse tipo de análise aplicada depende do seu conhecimento sobre a área aplicada. Por exemplo, um psicólogo, quando assiste um filme entende e percebe diversas nuances que uma aluno de teologia não perceberia. Ainda assim, ao assistir um filme é possível identificar questões sociais básicas, como formação de grupos por interesse, disputas por poder, o papel da sociedade sobre o indivíduo (coerção, disciplina, alienação etc.), diferenças de classes e problemas sociais diversos, como o racismo e outras formas sociais de violência. Ao assistir um filme também é possível entender quando a narrativa se dirige por questões psicológicas, quando a narrativa depende da subjetividade e do ponto de vista específico dos personagens, de como as emoções e experiências pessoais dos personagens afetam a trama. E mesmo a perspectiva missional também é compreendida, ainda que não seja um filme evangélico. Ao assistir a trama diversos valores são usados geralmente para distinguir os personagens da trama, assim como para estabelecer os alvos e destinos da narrativa. Muitos filmes sobre família, por exemplo, tratam de questões sociais, psicológicas e missionais, uma vez que há um objetivo, uma missão. Os filmes sobre família, geralmente relacionam temas de unidade, cumplicidade, apoio, perdão, superação, amor, renúncia, que são objetivos da narrativa. Para esse tópico apresente uma consideração para cada ciclo.

Instruções para Realização da Atividade:

  1. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
  2. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
  3. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial, tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
  4. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
  5. Na Sala do Café do ambiente virtual da disciplina você encontrará orientações importantes para elaboração desta atividade. Confira!

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com sua Professora Mediadora.

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA – LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA – 52/2023

Prezado (a) futuro engenheiro (a), compreender os conceitos relacionados aos sistemas de transmissão de energia elétrica é muito importante quando estamos estudando a eficiência e a qualidade da energia.   Prezado (a) futuro engenheiro (a), compreender os conceitos relacionados aos sistemas de transmissão de energia elétrica é muito importante quando estamos estudando a eficiência e […]

AE2 - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 51/2024

AE2 - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 51/2024 QUESTÃO 1 No início do século XX, a produção em massa tornou necessário fazer peças em grandes quantidades, como parafusos, virtualmente idênticas, de forma que cada uma pudesse ser montada, indiferentemente, em qualquer produto. A qualidade era então, como continuou a ser até meados do […]

Levando em consideração as informações anteriores, e que todas as edificações precisam de brigadistas de incêndio, além da importância de que todos os ocupantes das edificações

ATIVIDADE 1 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E EXPLOSÕES - 51_2025   Brigadas de incêndio são grupos de profissionais que desenvolvem as atividades iniciais durante um sinistro, enquanto equipes especializadas não chegam ao local. Os brigadistas devem focar no risco potencial vivenciado em prédios ou condomínios verticais, conhecer o plano de emergência da edificação, participar de […]

Contudo, Libâneo (2008 apud CRUZ e CASTRO, 2019) adota uma visão crítica desse momento, apontando para uma perda de foco no ensino de Didática,

ATIVIDADE 1 - EDU - DIDÁTICA - 51_2025   Segundo Candau (2009 apud CRUZ e CASTRO, 2019), a disciplina de Didática está passando por um processo de diversificação, caracterizado pela ampliação das possibilidades no contexto de seu ensino. Esse movimento ocorre em função da incorporação de novos elementos no campo, como as perspectivas multiculturais e […]

ADM - 2023/53 - CONTABILIDADE DE CUSTOS - MAPA

MAPA - ADM - CONTABILIDADE DE CUSTOS - 53/2023 Olá estudante! O objetivo do mapa é de poder proporcionar uma atividade diferenciada na qual você se sinta imersivo (a) em relação ao cálculo do custo de um produto. Nossa pretensão é de que por meio desse estudo, você adquira experiência no que se refere à […]

Ergonomia Organizacional Envolve clima organizacional, cultura, processos e políticas da empresa. Considera as pessoas como partes inerentes do sistema.

ATIVIDADE 1 - ADSIS - INTERFACE HUMANO-COMPUTADOR - 51_2025   A Ergonomia tem uma abordagem bastante ampla que considera diferentes fatores, sendo eles físicos, cognitivos, ambientais, sociais, organizacionais e outros que sejam relevantes. Por isso, pode ser classificada em tipos de especialização com abordagens mais aprofundadas. Muito se fala sobre a Ergonomia e como ela […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp