• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

SSOC - ATIVIDADE 1 - GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
Olá acadêmico e acadêmica!
O Sistema Único da Assistência Social está subdivido por níveis de proteção, sendo Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.
Na Proteção Social Básica, o equipamento que é utilizado como porta de entrada para garantir o acesso aos serviços e benefícios é o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social e o no caso da Proteção Social Especial o equipamento é o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS tem o papel de executar, coordenar e fortalecer a articulação dos serviços socioassistenciais com as demais políticas públicas e com o sistema judiciário. Os usuários atendidos por este equipamento estão em risco pessoal e social, e tem seus direitos violados e/ou ameaçados.
BARETA, Andressa; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito; CURI, Silviane Del Conte. WERNER. Michele Vanessa. Gestão do Sistema Único da Assistência Social e o trabalho com família. Maringá-Pr: Unicesumar, Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/tipificacao.pdf acesso 04/09/2023.
BRASIL. [Estatuto da criança e do adolescente (1990)]. Estatuto da criança e do adolescente : lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, e legislação correlata [recurso eletrônico]. – 9. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2010. https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/camara/estatuto_crianca_adolescente_9ed.pdf acesso em 04/09/23.
https://aplicacoes.mds.gov.br/snas/documentos/04-caderno-creas-final-dez..pdf acesso em 04/09/23.
https://aplicacoes.mds.gov.br/snas/documentos/04-caderno-creas-final-dez..pdf https://blog.gesuas.com.br/creas/ acesso em 04/09/23.
Considerando esse contexto aprecie o caso a seguir:

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, de um município de grande porte com 140.000 habitantes, na última semana, recebeu uma denúncia de um caso de estupro de vulnerável. Ao chegar em casa, RM estava muito assustada, ofegante, com a roupa molhada de urina e sangue, logo sua mãe percebeu que algo havia acontecido. Joane, interpelou a filha, que de pronto respondeu que havia caído em uma pedra e se machucou. A mãe resolveu dar um banho e trocar a roupa da filha. Em seguida D. Joane levou RM para o Pronto Atendimento Municipal. Devido a gravidade das lesões o médico encaminhou para internação em hospital geral. O Conselho Tutelar foi acionado para fazer o acompanhamento do caso. O CT solicitou que o profissional da Escuta Especializada do município fosse até o hospital para ouvir a criança, e em seguida enviar relatório para o CT. O caso de RM, é uma situação de violação de direitos que será encaminhado para o Ministério Público para as medidas cabíveis, à Polícia Civil para confecção de um Boletim de Ocorrência, ao IML para exame de corpo delito, para acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI no CREAS e aos outros órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos.

Elaborado pela professora

Com base no caso apresentado, responda:

1- Onde não há Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, para onde deve ser encaminhado os casos de abuso, negligência e/ou violência?
2 - Onde não há Escuta Especializada para atendimento às crianças e /ou adolescentes vítimas de abuso/negligência e/ou violência, qual o procedimento adequado?

3 - Se observado necessidade de acompanhamento psicoterapêutico, o CREAS pode atender? Justifique sua resposta. Se a resposta for não, para onde deve ser encaminhado?

Bons Estudos!

Orientações: AE 1 - Atividade deve ser desenvolvida em no máximo 25 linhas (contando com a bibliografia).
- Elabore sua resposta diretamente na caixa e texto logo abaixo da atividade.
- Referenciar as citações diretas e indiretas.
- A caixa de texto desconfigura algumas formatações das normas da ABNT.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A geração de imagens por meio da tecnologia ilustrada depende da variação do(a): A) Albedo dos corpos físicos.

A geração de imagens por meio da tecnologia ilustrada depende da variação do(a): A) Albedo dos corpos físicos. B) Profundidade do lençol freático. C) Campo de magnetismo terrestre. D) Qualidade dos recursos minerais. E) Movimento de translação planetária. Solução A questão ilustra o funcionamento do sensoriamento remoto, que, ao utilizar um sensor passivo, baseia-se na […]

Um grupo de países criou uma instituição responsável por organizar o Programa Internacional de Nivelamento de Estudos (PINE) com o

Um grupo de países criou uma instituição responsável por organizar o Programa Internacional de Nivelamento de Estudos (PINE) com o objetivo de melhorar os índices mundiais de educação. Em sua sede foi construída uma escultura suspensa, com a logomarca oficial do programa, em três dimensões, que é formada por suas iniciais, conforme mostrada na figura. […]

Para a construção de isolamento acústico numa parede cuja área mede 9 m², sabe-se que, se a fonte sonora estiver a 3 m 

Para a construção de isolamento acústico numa parede cuja área mede 9 m², sabe-se que, se a fonte sonora estiver a 3 m do plano da parede, o custo é de R$ 500,00. Nesse tipo de isolamento, a espessura do material que reveste a parede é inversamente proporcional ao quadrado da distância até a fonte sonora, e o custo é diretamente […]

ESOFT - LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO - ATIVIDADE 3 - 54/2023

ATIVIDADE 3 - ESOFT - LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO - 54/2023 Caro estudante! Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a verificar como a […]

Mort. Ed Mort. Detetive particular. Está na plaqueta. Tenho um escritório numa galeria de Copacabana entre um fliperama e uma loja de

Ed Mort só vai Mort. Ed Mort. Detetive particular. Está na plaqueta. Tenho um escritório numa galeria de Copacabana entre um fliperama e uma loja de carimbos. Dá só para o essencial. um telefone mudo e um cinzeiro. Mas insisto numa mesa e numa cadeira. Apesar do protesto das baratas. Elas não vencerão. Comprei um […]

1. Explique, com base no texto, o que é o Kaizen e qual é o seu objetivo principal.

ATIVIDADE 1 - GQ - MAPEAMENTOS DE PROCESSOS - 51_2025   Aplicando o Kaizen para a Melhoria Contínua:   Leia o trecho a seguir sobre Kaizen: Kaizen é uma filosofia japonesa que significa 'mudança para algo melhor'. É um processo de melhoria contínua que pode ser aplicado em produtos, processos e filosofia. Essa busca pequenas […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp