• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Sem acessórios nem som Escrever só para me livrar

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Sem acessórios nem som

Escrever só para me livrar
de escrever.
Escrever sem ver, com riscos
sentindo falta dos acompanhamentos
com as mesmas lesmas
e figuras sem força de expressão.
Mas tudo desafina:
o pensamento pesa
tanto quanto o corpo
enquanto corto os conectivos
corto as palavras rentes
com tesoura de jardim
cega e bruta
com facão de mato.
Mas a marca deste corte
tem que ficar
nas palavras que sobraram.
Qualquer coisa do que desapareceu
continuou nas margens, nos talos
no atalho aberto a talhe de foice
no caminho de rato.

FREITAS FILHO, A. Máquina de escrever: poesia reunida e revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.

Nesse texto, a reflexão sobre o processo criativo aponta para uma concepção de atividade poética que põe em evidência o(a)

A) angustiante necessidade de produção, presente em “Escrever só para me livrar/ de escrever”.

B) imprevisível percurso da composição, presente em “no atalho aberto a talhe de foice/ no caminho de rato”.

C) agressivo trabalho de supressão, presente em “corto as palavras rentes/ com tesoura de jardim/ cega e bruta”.

D) inevitável frustração diante do poema, presente em “Mas tudo desafina:/ o pensamento pesa/ tanto quanto o corpo”.

E) conflituosa relação com a inspiração, presente em “sentindo falta dos acompanhamentos/e figuras sem força de expressão”.

Solução

O autor compara o trabalho do poeta ao do jardineiro, destacando o processo de cortar e dar forma ao texto, eliminando o excesso. O título “Sem acessórios nem som” reflete essa abordagem minimalista, evidenciada nos versos que descrevem o ato de cortar palavras e conectivos como um esforço bruto, semelhante ao uso de uma “tesoura de jardim”. O poema final é o resultado desse processo de refinamento e supressão.

Alternativa C

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e

A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor […]

PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MAKER - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MAKER - 54/2023 As tendências educacionais contemporâneas estão em constante evolução para se adaptarem às necessidades cognitivas dos estudantes da geração nativa digital. Essa geração cresceu imersa em um ambiente onde a criatividade, a experimentação e a tecnologia são elementos centrais, e eles estão familiarizados com dispositivos eletrônicos, impressoras […]

Algumas toneladas de medicamentos para uso humano e veterinário são produzidas por ano.  Os fármacos são desenvolvidos para serem

Algumas toneladas de medicamentos para uso humano e veterinário são produzidas por ano.  Os fármacos são desenvolvidos para serem estáveis, mantendo suas propriedades químicas de forma a atender a um propósito terapêutico. Após o consumo de fármacos, parte de sua dosagem é excretada de forma inalterada, persistindo no meio ambiente.  Em todo o mundo, antibióticos, […]

AE2 - AGRO - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - 51/2024

ATIVIDADE 2 - AGRO - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - 51/2024   QUESTÃO 1 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam o eixo central da Agenda 2030, orientando as ações nas dimensões econômica, social e ambiental, por sua vez, as metas indicam os caminhos a serem trilhados e as medidas a serem adotadas para promover o alcance dos […]

ATIVIDADE 1 – GPUB – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO...

Olá, estudante! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1. O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso(a) em uma análise sobre as Abordagens Sistêmicas nas Ciências e os Sistemas de Informação. Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema deverá […]

ATIVIDADE 1 – PED – METODOLOGIA DA MATEMÁTICA – 52/2023

A construção do número “A construção do conceito de número não acontece somente no Ensino Fundamental, pelo contrário, as noções mais elementares para esta construção podem e devem acontecer muito antes desse período, dentro e fora da escola. Fora da escola, nos momentos de vivências e experiências do seu dia a dia e, na escola, […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp