Segundo a neolinguística, existem três canais básicos de comunicação que podem ser desenvolvidos de maneiras iguais ou diferentes nas pessoas, que, usamos sem perceber, mas que, se conhecidos, podem melhorar a qualidade do que é transmitido (Penha, 2024).
Fonte: PENHA, N. M. da. Línguas Orais e Língua de Sinais: Estudos Fonéticos e Fonológicos. Organização de Viviane Damacena. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre esses canais, analise as afirmativas a seguir:
I. Visual: a imagem representa a linguagem visual, destacando sua importância e poder em fixar conteúdos, ideias e teorias. Esse meio de comunicação se expressa através de signos visuais, como outdoors, fachadas, banners, totens, transportes coletivos e até tatuagens. Publicitários têm se especializado cada vez mais nessa forma de comunicação, tornando-a mais criativa. Valorização da aparência e a memória fotográfica são características de quem domina esse canal de comunicação.
II. Auditivo: a comunicação auditiva se estabelece quando as falas (a linguagem verbal) são preponderantes. Para as pessoas que têm essa forma como a mais familiar, a percepção auditiva é a mais eficaz para apreender um discurso. Alguns alunos possuem essa comunicação mais desenvolvida e por isso compreendem muito melhor um conteúdo quando ele lhes é explicado verbalmente.
III. Sinestésico: um cheiro, um toque e o estímulo às sensações são as maneiras básicas de se desenvolver a comunicação sinestésica, em que nossos cinco sentidos são aguçados, ou um ou alguns deles. Essa forma de comunicação se estabelece quando, majoritariamente, as sensações são predominantes nos discursos. Cheiros, cores, texturas e afins são apresentados e conseguem comunicar uma ideia ou no mínimo estabelecer uma impressão. As sensações podem causar fortes impressões e contribuir ou interferir na comunicação.
É correto o que se afirma em: