• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - MAPA - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 54/2023

 

De acordo com o Art. 2º da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, pessoa com deficiência é aquela que: “tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas” (BRASIL, 2015, on-line).

 

Fonte: BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm#art112. Acessado em: 20 out 2023.

 

Pensando sobre a acessibilidade para as pessoas com deficiência, é necessário compreender também a sua definição, por isso, o Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004, estabelece para o termo acessibilidade:

 

“[...] condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida (BRASIL, 2004, on-line).

Fonte: BRASIL. Decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm. Acessado em: 20 out 2023.

 

Em 2005, Sassaki sugere algumas definições para acessibilidade de acordo com algumas especificidades, sendo elas: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal.

Fonte: SASSAKI, R. K. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Inclusão, Brasília, v. 1, n.1, p. 19-23, out. 2005.

 

Levando em consideração os estudos realizados na disciplina sobre as pessoas com Deficiência e a Acessibilidade, responda em no mínimo 15 e no máximo 25 linhas, os itens:

 

  1. Selecione uma deficiência estudada na Unidade I do livro Didático da Disciplina e descreva duas características mais evidentes ou significativas da Deficiência selecionada por você.
  2. A partir das características apresentadas, indique uma acessibilidade retratada por Sassaki (2005) que auxilie a minimizar as barreiras impostas pela Deficiência.
  3. Justifique a importância dessa acessibilidade para a pessoa com essa deficiência e o que tal acessibilidade pode propiciar enquanto exercício de direitos por parte das pessoas com deficiência.

 

As respostas devem ser respondidas individualmente, uma a uma, conforme já estruturado no formulário padrão. E toda a sua produção deve estar fundamentada teoricamente, ou seja, em cada uma das respsotas deve haver ao menos 01 citação (direta ou indireta). Lembre-se de inserir as referências ao final da atividade. Você pode usar o livro da disciplina ou outras fontes confiáveis, se desejar.

 

ATENÇÃO:

* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e em seguida faça o envio. Certifique-se de

que está enviando o arquivo correto, pois haverá uma única oportunidade deenvio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.

* Assista ao vídeo explicativo disponível na SALA DO CAFÉ.

* Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.

* Utilize às Normas da ABNT, caso tenha dúvidas consulte o e-book na Sala do Café com orientações.

* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum TIRA-DÚVIDAS DO MAPA.

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Os resultados desta Seção são indicativos da existência de verdadeiros vazios no acompanhamento das condicionalidades de saúde nos municípios da amostra BFI,

ATIVIDADE 1 - SER - INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DE GRUPOS MINORITÁRIOS - 51_2025   Considerando o processo de avalição das políticas públicas sociais, é muito importante contarmos com um avaliador externo e independente em relação ao objeto avaliado, pode garantir neutralidade na análise, além deste ponto temos de considerar também que uma avaliação dever ser […]

"Uma visão tradicional define um canal como uma forma de vender e entrega de mercadorias e serviços aos clientes (Levy et al., 2013). Refletindo esta perspectiva focada na transação, o

ATIVIDADE 1 - LOG - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 51_2025 "Uma visão tradicional define um canal como uma forma de vender e entrega de mercadorias e serviços aos clientes (Levy et al., 2013). Refletindo esta perspectiva focada na transação, o varejo Omnichannel envolve o uso de vários canais para vender produtos ou serviços, 'por meio […]

ATIVIDADE 1 - PED - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - 54/2023

QUESTÃO 1 O Estágio Supervisionado II possui como principal atividade a realização das 16 horas de observação da prática docente, obrigatoriamente, na etapa da Educação Infantil. Angélica está assistindo as aulas de orientação que estão disponíveis no ambiente online de aprendizagem e surgiram algumas dúvidas. Ajude Angélica a sanar as suas dúvidas, leia as afirmativas […]

b) Como a escolarização fundamentada nas teorias do letramento pode simultaneamente alfabetizar e promover uma inclusão efetiva?

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - EESP - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 51_2025   Texto 1 "O termo alfabetização designa o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica. O domínio dessa tecnologia envolve um conjunto de conhecimentos e procedimentos relacionados tanto ao funcionamento desse sistema […]

ATIVIDADE 1 - MKT - GESTÃO DE PRODUTOS, MARCAS E SERVIÇOS - 52/2023

Vimos que, dentre os elementos formadores do produto, temos a marca. Segundo Sebrae (2022, on-line), "a marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta. É que ela é a principal ligação entre o negócio e o cliente; é, ainda, […]

O sistema de informação desempenha um papel fundamental na profissão de secretário executivo, contribuindo de várias maneiras para a eficiência e eficácia do trabalho.

ATIVIDADE 1 - SECR - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 51_2025   Sistemas de Informação (SI) referem-se a um conjunto organizado de componentes que coletam, processam, armazenam e distribuem informações com o objetivo de apoiar a tomada de decisões, o controle e a coordenação dentro de uma organização. O sistema de informação desempenha um papel fundamental […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp