• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025

 

Cultura Digital e sua Importância na Prática Pedagógica

 

A Cultura Digital é um dos eixos fundamentais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo considerada essencial para a formação dos estudantes na sociedade contemporânea. A BNCC define a cultura digital como um conjunto de aprendizagens voltadas para uma participação mais consciente e democrática no ambiente digital, destacando a importância do pensamento crítico, da ética e da responsabilidade no uso das tecnologias. Essa abordagem visa não apenas o domínio técnico das ferramentas digitais, mas também a compreensão dos impactos da revolução digital na sociedade e a construção de uma postura ativa e reflexiva frente às múltiplas formas de comunicação e informação​.

 

A inserção da cultura digital na educação se dá desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, respeitando as características e necessidades de cada etapa do ensino. No Ensino Fundamental, por exemplo, as competências digitais estão associadas ao desenvolvimento da fluência tecnológica, do uso crítico das mídias e da capacidade de buscar informações de forma autônoma e analítica. Já no Ensino Médio, a ênfase se desloca para o protagonismo juvenil, incentivando os alunos a explorarem as potencialidades das tecnologias digitais tanto no meio acadêmico quanto no mundo do trabalho, ampliando suas possibilidades de expressão e inovação​.

 

Dessa forma, a cultura digital não deve ser vista apenas como um complemento, mas como um elemento estruturante da educação contemporânea. A escola tem o papel de formar cidadãos preparados para lidar com os desafios do mundo digital, desenvolvendo habilidades que vão além do uso técnico das ferramentas tecnológicas, incluindo a análise crítica, a segurança digital e a participação responsável nas redes. A integração eficaz da cultura digital ao currículo escolar, conforme previsto na BNCC, contribui para uma educação mais dinâmica, conectada à realidade dos estudantes e alinhada às demandas da sociedade do século XXI​.

 

Fonte: adaptado de: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

 

Agora é com você! 

 

A proposta inicial deste MAPA é a elaboração de um forms para ser enviado a professores da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I ou II, Ensino médio) e para ser respondido:

 

Vamos lá: ao passo a passo do que você precisa fazer!

 

Para começar, deixo aqui um tutorial de como criar um formulário no Google Forms, desde a criação do e-mail até o compartilhamento do link, caso você nunca tenha feito um.

 

Passo 1: Caso você não tenha uma Conta no Google, um e-mail será necessário criar uma. Deixo aqui como fazer. Se já tenha, ótimo!  Já pode ir para o segundo passo.

 

Acesse: https://accounts.google.com/signup.

Preencha os campos com:

Nome e sobrenome

Dia – Mês – Ano

Gênero

Crie seu próprio endereço do Gmail.

Nome de usuário (endereço de e-mail desejado)

Senha e confirmação de senha

Clique em "Próxima" e siga as instruções para adicionar um número de telefone (opcional).

Leia os termos de privacidade e clique em "Concordo".

Sua conta do Google está pronta para ser usada.

 

Passo 2: Acessar o Google Forms

Acesse https://forms.google.com.

Clique no botão "+" (Criar um formulário em branco).

 

Passo 3: Agora que já criou o formulário, vamos para o terceiro passo:

Adicione o título, descrição e as perguntas.

 

Adicionar Título e Descrição

No campo superior, clique e digite o título:

"Cultura Digital e BNCC: Diagnóstico Docente"

 

No campo de descrição, escreva:

"Atividade desenvolvida pelo aluno da Unicesumar XXXXXX – RA XXXXXX – Polo: XXXXX – Cidade: XXXXXX – Estado: XX"

 

Passo 4: Inserção das Perguntas

Agora, adicionamos as perguntas e configuramos como obrigatórias.

 

- Identificação do Professor (que vai responder à pesquisa) (Respostas Abertas)

Nome: (Tipo de resposta: Resposta curta), pode ser nome fictício, caso o professor não queira se identificar

Nível que atua, edução infantil, ensino fundamental l ou ll, ensino médio: (Tipo de resposta: Resposta curta)

 

Cidade: (Tipo de resposta: Resposta curta)

Estado: (Tipo de resposta: Resposta curta)

ATENÇÃO: Marque todas as perguntas como "Obrigatórias" (clicando na chave no canto inferior direito da pergunta).

 

- Perguntas sobre Cultura Digital e BNCC (Múltipla Escolha)

Agora, adicione as perguntas configuradas para respostas de "Sim" ou "Não".

 

Você conhece as diretrizes da BNCC relacionadas à Cultura Digital?

Tipo de resposta: Múltipla escolha

Opções de resposta:

(  )  Não

(  )  Sim

 

Você utiliza regularmente tecnologias digitais (computadores, tablets, plataformas online) em suas práticas pedagógicas?

Tipo de resposta: Múltipla escolha

Opções de resposta:

(  )  Não

(  )  Sim

 

Você promove atividades que incentivam o letramento digital dos alunos, como pesquisa crítica na internet e produção de conteúdo digital?

Tipo de resposta: Múltipla escolha

Opções de resposta:

(  )  Não

(  )  Sim

 

Você incentiva seus alunos a refletirem sobre o uso responsável das tecnologias e redes sociais?

Tipo de resposta: Múltipla escolha

 

Opções de resposta:

(  )  Não

(  )  Sim

 

Você já participou de formações continuadas ou cursos sobre o uso de tecnologia na educação?

Tipo de resposta: Múltipla escolha

 

Opções de resposta:

(  )  Não

(  )  Sim

 

Você se sente preparado para integrar ferramentas digitais no ensino de maneira eficaz?

Tipo de resposta: Múltipla escolha

 

Opções de resposta:

(  )  Não

(  )  Sim

 

Você já utilizou metodologias inovadoras baseadas em cultura digital, como gamificação, aprendizagem baseada em projetos digitais ou ensino híbrido?

Tipo de resposta: Múltipla escolha

 

Opções de resposta:

(  )  Não

(  ) Sim

 

Você acredita que a cultura digital pode transformar a aprendizagem e melhorar o engajamento dos alunos?

Tipo de resposta: Múltipla escolha

 

Opções de resposta:

(  )  Não

(  ) Sim

 

✔️ Marque todas as perguntas como "Obrigatórias".

 

- Pergunta Aberta

Qual a sua principal dificuldade para utilizar recursos tecnológicos na sua aula?

Tipo de resposta: Parágrafo (Resposta longa)

✔️ Marque como "Obrigatória".

 

Passo 5: Compartilhar o Formulário.

Agora, o formulário está pronto para ser enviado aos professores, no mínimo 3 professores, no máximo 5.

Clique no ícone retangular com um traço no centro, copie o link. Vá até uma escola, apresente-se, relate sobre a sua pesquisa e convide os professores para participarem.  Envie o link a eles por e-mail ou aplicativo de mensagem para que eles respondam à pesquisa que você criou no forms.

 

Passo 6: Acompanhar as Respostas

Acesse https://forms.google.com

Abra o formulário e clique na aba "Respostas".

Para visualizar os dados organizados, clique no ícone "Criar planilha" para exportar os resultados para o Google Planilhas.

 

LINK DO FORMULÁRIO DO GOOGLE COMPARTILHADO PARA OS PROFESSORES:

 

De posse do resultado da sua pesquisa, elabore um texto de 15 a 20 linhas (no formulário padrão desse MAPA que está disponível no material da disciplina) apresentando os dados da sua pesquisa, quais as principais dificuldades citadas pelos professores. Lembre-se: não pode ser em forma de tópicos, mas sim um texto dissertativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Ao final do seu texto, insira o link do forms que você criou e enviou para os professores e o link na qual aparecem as respostas dos professores.

 

Segue um modelo (sugestão, não faça igual ao modelo) introdutório para seu texto:

 

A pesquisa realizada com professores da Educação Básica teve como objetivo compreender a relação dos docentes com a cultura digital e sua adequação às diretrizes da BNCC. Com base nas respostas coletadas, foram identificados desafios significativos no uso da tecnologia na prática pedagógica.

Desenvolvimento...

Conclusão...

 

Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Visando explicar uma das propriedades da membrana plasmática, fusionou-se uma célula de camundongo com uma célula humana

Visando explicar uma das propriedades da membrana plasmática, fusionou-se uma célula de camundongo com uma célula humana, formando uma célula híbrida. Em seguida, com o intuito de marcar as proteínas de membrana, dois anticorpos foram inseridos no experimento, um específico para as proteínas de membrana do camundongo e outro para as proteínas de membrana humana. […]

A comunicação não verbal é caracterizada pelo uso da visualidade, sem os recursos da linguagem verbal.

QUESTÃO 1 A comunicação não verbal é caracterizada pelo uso da visualidade, sem os recursos da linguagem verbal. Esse tipo de comunicação engloba, inclusive, o uso da linguagem corporal, por meio de expressões faciais e corporais, tanto de forma consciente quanto inconsciente. Trata-se de uma linguagem complexa, estudada por especialistas, pois gestos, trejeitos e expressões […]

Seu texto deve ter cerca de 10 linhas.

  ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PSICO - NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM - 51_2025 Observe a figura a seguir: Fonte: JACOB, W. Neurociência e aprendizagem. Maringá: UniCesumar, 2020. p. 106. A figura apresentada representa a tríade da aprendizagem humana. Considerando a imagem e o tema abordado durante as aulas, para a elaboração dessa atividade, você deverá […]

Ao degustar um vinho, profissionais da área utilizam um vocabulário técnico para identificar os diversos tipos de aromas presentes na bebida.

Ao degustar um vinho, profissionais da área utilizam um vocabulário técnico para identificar os diversos tipos de aromas presentes na bebida. Esses aromas são classificados de acordo com sua origem e estágio de desenvolvimento, sendo parte essencial na caracterização sensorial de um vinho. Fonte: GALHEIRA, W. M. Enogastronomia e Bebidas. Maringá. Unicesumar, 2015. Sobre a […]

Em 1879, cerca de cinco mil pessoas reuniram-se para solicitar a D. Pedro II a revogação de uma taxa de 20 réis, um vintém, sobre o

Em 1879, cerca de cinco mil pessoas reuniram-se para solicitar a D. Pedro II a revogação de uma taxa de 20 réis, um vintém, sobre o transporte urbano. O vintém era a moeda de menor valor da época. A polícia não permitiu que a multidão se aproximasse do palácio. Ao grito de “Fora o vintém!”, […]

GH - MAPA - GESTÃO DE COMPRAS - 54/2023

Você, futuro(a) Gestor(a) hospitalar, terá vários desafios pela frente, sendo que gerenciar o setor de compras da instituição é um deles. Esta atividade MAPA tem o objetivo de fazer com que você se sinta imersivo(a) em uma análise prática, uma vez que você poderá experimentar habilidades que futuramente serão habituais no seu ambiente profissional. Por […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp