• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Porque todos confessamos não se poder viver sem alguns escravos, que busquem a lenha e a água, e façam cada dia o pão que se come, e

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Porque todos confessamos não se poder viver sem alguns escravos, que busquem a lenha e a água, e façam cada dia o pão que se come, e outros serviços que não são possíveis poderem-se fazer pelos Irmãos Jesuítas, máxime sendo tão poucos, que seria necessário deixar as confissões e tudo mais. Parece-me que a Companhia de Jesus deve ter e adquirir escravos, justamente, por meios que as Constituições permitem, quando puder para nossos colégios e casas de meninos.

LEITE, S. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1938 (adaptado).

O texto explicita premissas da expansão ultramarina portuguesa ao buscar justificar a

A)  propagação do ideário cristão.

B)  valorização do trabalho braçal.

C)  adoção do cativeiro na Colônia.

D)  adesão ao ascetismo contemplativo.

E)  alfabetização dos indígenas nas Missões.

Solução

O texto menciona a necessidade de escravos para realizar tarefas essenciais, como buscar lenha, água e fazer o pão, que não poderiam ser desempenhadas pelos membros da Companhia de Jesus devido à sua quantidade reduzida e às suas responsabilidades religiosas. Essa justificativa é apresentada para explicar a adoção do cativeiro na Colônia, sugerindo que a Companhia de Jesus deveria adquirir escravos para suas atividades e instituições. Portanto, o texto explicita premissas da expansão ultramarina portuguesa ao buscar justificar a adoção do cativeiro na Colônia.

Alternativa C

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Por outro lado, quatro são os tipos de saltos, divididos em duas categorias: saltos verticais e saltos horizontais (Matthiesen, 2017).

ATIVIDADE 1 - ATLETISMO - 51_2025   De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o atletismo pode ser definido como um “esporte com provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a […]

A Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96

A Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96, cujo propósito é de preparar o estudante para o exercício de profissões, auxiliando-o na inserção e atuação na esfera do trabalho, bem como na vida em sociedade (CARVALHO, 2021). CARVALHO, T. C. Estrutura e […]

O que você deve fazer: Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.). Para cada civilização, identifique um conceito ou prática matemática desenvolvido por ela (ex: sistema numérico, geometria prática, resolução de equações, calendário, álgebra primitiva...).

O que você deve fazer: Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.). Para cada civilização, identifique um conceito ou prática matemática desenvolvido por ela (ex: sistema numérico, geometria prática, resolução de equações, calendário, álgebra primitiva...). Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em […]

Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas como “os brasis”

TEXTO I Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas como “os brasis”, ou “gente brasília” e, ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com […]

BIO - BIOMEDICINA ESTÉTICA E COSMETOLOGIA - ATIVIDADE 03 - 54/2023

ATIVIDADE 03 - BIO - BIOMEDICINA ESTÉTICA E COSMETOLOGIA - 54/2023 Conforme estudado e constatado no livro da disciplina de Biomedicina e Farmácia estética e cosmetologia sabemos que existem diferentes tipos de patologias relacionadas ao couro cabeludo e que os profissionais envolvidos durante um atendimento em tricologia devem ter conhecimento teórico e prático de todos […]

Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA na AE1 os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Então, vamos lá...

ATIVIDADE 1 - ADSIS - SISTEMAS OPERACIONAIS - 51_2025   Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA na AE1 os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Então, vamos lá...   Os sistemas de arquivos são fundamentais para o funcionamento de qualquer sistema operacional. Existem diversos tipos de sistemas de arquivos, cada um projetado […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp