• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Pérolas absolutas Há, no seio de uma ostra, um movimento – ainda que imperceptível.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Pérolas absolutas

Há, no seio de uma ostra, um movimento – ainda que imperceptível. Qualquer coisa imiscuiu-se pela fissura, uma partícula qualquer, diminuta e invisível. Venceu as paredes lacradas, que se fecham como a boca que tem medo de deixar escapar um segredo. Venceu. E agora penetra o núcleo da ostra, contaminando-lhe a própria substância. A ostra reage, imediatamente. E começa a secretar o nácar. É um mecanismo de defesa, uma tentativa de purificação contra a partícula invasora. Com uma paciência de fundo de mar, a ostra profanada continua seu trabalho incansável, secretando por anos a fio o nácar que aos poucos se vai solidificando. É dessa solidificação que nascem as pérolas.

As pérolas são, assim, o resultado de uma contaminação. A arte por vezes também. A arte é quase sempre a transformação da dor. […] Escrever é preciso. É preciso continuar secretando o nácar, formar a pérola que talvez seja imperfeita, que talvez jamais seja encontrada e viva para sempre encerrada no fundo do mar. Talvez estas, as pérolas esquecidas, jamais achadas, as pérolas intocadas e por isso absolutas em si mesmas, guardem em si uma parcela faiscante da eternidade.

SEIXAS, H. Uma ilha chamada livro. Rio de Janeiro: Record, 2009 (fragmento).

Considerando os aspectos estéticos e semânticos presentes no texto, a imagem da pérola configura uma percepção que

A) reforça o valor do sofrimento e do esquecimento para o processo criativo.

B) ilustra o conflito entre a procura do novo e a rejeição ao elemento exótico.

C) concebe a criação literária como trabalho progressivo e de autoconhecimento.

D) expressa a ideia de atividade poética como experiência anônima e involuntária.

E) destaca o efeito introspectivo gerado pelo contato com o inusitado e com o desconhecido.

Solução

No texto, o autor compara o processo de criação literária à formação de uma pérola, destacando o caráter progressivo e involuntário desse ato. Assim como a ostra secreta o nácar ao ser contaminada por um grão de areia, transformando-o em pérola, o artista cria a partir da dor e da experiência. A metáfora da pérola reflete o tempo e o esforço necessários para produzir algo valioso, mesmo que o resultado, tal como uma pérola esquecida no fundo do mar, possa nunca ser descoberto. Essa comparação também abrange o fato de que muitas obras literárias permanecem anônimas ou não reconhecidas, como pérolas que permanecem ocultas.

Alternativa C

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Num dia de tempestade, a alteração na profundidade de um rio, num determinado local

Num dia de tempestade, a alteração na profundidade de um rio, num determinado local, foi registrada durante um período de 4 horas. Os resultados estão indicados no gráfico de linhas. Nele, a profundidade h, registrada às 13 horas, não foi anotada e, a partir de h, cada unidade sobre o eixo vertical representa um metro. Foi […]

TEXTO I Entrevistadora – eu vou conversar aqui com a professora A. D. … o português então não é uma língua difícil?

TEXTO I Entrevistadora – eu vou conversar aqui com a professora A. D. … o português então não é uma língua difícil? Professora – olha se você parte do princípio… que a língua portuguesa não é só regras gramaticais… não se você se apaixona pela língua que você… já domina que você já fala ao […]

Você analisará a infraestrutura descrita a seguir. Conforme relatado pelos diretores da empresa, a empresa possui as seguintes redes conectadas ao mesmo servidor central:

MAPA - REDES DE COMPUTADORES - 51_2025   Olá, estudante! Agora é hora de aplicar os conceitos aprendidos na disciplina em um cenário prático. Vamos lá?   Fase 1: Cenário   A Tecnologia da Informação (TI) é um pilar essencial no desenvolvimento de projetos de software, impactando diretamente na eficiência, segurança e escalabilidade das soluções […]

PED - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - MAPA - 54/2023

MAPA - PED - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 54/2023   Imagine que você, profissional formado(a) foi contratado por uma Escola de Ensino Fundamental e Médio. Está no início do ano letivo e no cronograma está agendado dois dias de estudos com os professores. A coordenação pedagógica define os temas e atividades a serem desenvolvidas e […]

Baseado nos estudos e na citação acima, elabore um resumo sobre a atividade musical na antiguidade, apresente as características, a representatividade musical e as atividades

Baseado nos estudos e na citação acima, elabore um resumo sobre a atividade musical na antiguidade, apresente as características, a representatividade musical e as atividades combinadas.

MAPA – BEDU – JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS – 52/2023

A intervenção com jogos e brincadeiras não acontecem exclusivamente em espaços recreativos e educacionais. O uso de estratégias e dos jogos tem uma relação íntima com a forma que o profissional de Educação Física conduz a sua prática. Adaptar e recriar faz parte do nosso trabalho, adequando sempre ao nosso objetivo, público e local de […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp