• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

PED - PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA - MAPA - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PED - PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA - 54/2023

A prática docente nos coloca inúmeros desafios a serem superados de forma criativa, porém embasada em teorias e metodologias que versam sobre o desenvolvimento e a aprendizagem humana. Essa premissa básica já sinaliza diferentes competências sociocognitivas que o profissional da educação deve desenvolver para atuar de forma efetiva em sua área, como por exemplo: pensamento crítico, analítico, científico, criativo, ético, proatividade.

Você pode estar pensando que todas estas habilidades farão parte da sua prática profissional, e você tem razão! Portanto, com essa atividade você será desafiado a vivenciar uma situação hipotética do trabalho docente. E nada é mais interessante do que aprender na prática!

Imagine a seguinte situação:

Você iniciou como professor(a) regente no meio do ano letivo em uma turma de 4ª ano do Ensino Fundamental. Para se preparar, decidiu ler a ficha dos alunos e os apontamentos da professora anterior acerca do desenvolvimento de cada aluno. Uma criança em específico chamou a sua atenção, pois sua ficha sinalizava que ela não apresentou progressos na aquisição da escrita e da leitura. No relatório constava trocas persistentes de letras como p/q, a/o, m/n, f/t. A leitura era pausada e soletrava com muita dificuldade. Não gravava sequências como dias das semanas ou as estações do ano. O senso espacial era inadequado à idade da criança, aspecto esse confirmado pela análise do caderno e os relatos do professor de Educação Física. O desenho era pobre em detalhes considerando a idade e escolarização da criança.

Ao analisar o caderno do aluno deparou-se com uma colagem que chamou a sua atenção no que tange a organização espacial, além de um desenho aleatório que havia no canto da página. Atentou-se também a grafia de outras letras não citadas no relatório e as escreveu como o aluno faz e ao lado como seria o correto, conforme as imagens a seguir.

Ao conhecer o aluno, percebeu que ele era desenvolto. Brincava com os colegas, era prestativo e participava com bom ânimo em todas as atividades orais de forma correta, mas ao mencionar uma atividade de registro percebeu a mudança acentuada do humor do menino. Ele se fechou em um canto da sala como se tentasse passar despercebido por você.

No intervalo notou que um colega amarrou o cadarço para ele, pois este não apresentava desenvoltura para fazê-lo. No refeitório, ao servir-se da refeição, notou que a criança derrubava o alimento e não conseguia estabelecer uma relação de quantidade adequada ao tamanho de seu prato.

No decorrer de 20 dias observando o comportamento e a produção da criança você levantou uma hipótese que justificasse as dificuldades de aprendizagem dele e propôs uma reunião com a equipe pedagógica para apresentar suas suspeitas.

Lembra-se como sinalizei que várias competências são necessárias para o exercício da profissão docente? Neste caso, você analisou o perfil acadêmico dos alunos, levantou dados e buscou correlaciona-los com outras fontes de informação como observação e análise de caderno, foi empático ao notar as nuances do humor do aluno; levantou hipóteses sobre o problema apresentado e buscou fontes científicas para poder fundamentar os dados que analisou.

No processo de identificação de um transtorno de aprendizagem o docente tem papel fundamental no encaminhamento e no atendimento ao aluno. Conforme discutido em nosso material didático e aulas, os transtornos específicos da aprendizagem somente são identificados após o processo de alfabetização. Logo, é na escola que aparecem os indicativos e cabe ao professor e equipe pedagógica saber identificá-los para que o aluno possa ser encaminhado adequadamente para a realização de um diagnóstico. Ressalto que, não é o professor que faz o diagnóstico, mas é o profissional que identifica na criança a falta de habilidade na aquisição das competências. Como também é o profissional que participa das intervenções sugeridas pelos demais profissionais que realizaram o diagnóstico do aluno.

Agora vamos pôr a mão na massa e treinar estas competências!

Você deverá redigir um texto (de no mínimo 20 linhas e no máximo 40) contemplando os seguintes pontos:

  1. a) Elenque de forma sucinta as dificuldades apresentadas no relato do caso e nas imagens, sinalizando quais pré-requisitos de aquisição da linguagem escrita indicam comprometimento.
    b) Identifique qual a hipótese de diagnóstico de transtornos específicos de aprendizagem pode ser levantada com base nas informações fornecidas.
    c) Descreva de forma argumentativa os aspectos do transtorno sugerido, fornecendo quais as possíveis causas e outros sintomas que a criança pode vir apresentar.
    d) Diante da hipótese de um possível transtorno a ser investigado, o que o professor e a equipe pedagógica precisam fazer? Qual deve ser o encaminhamento à família por parte do professor e da equipe pedagógica?

Bom Mapa!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA – PED – GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA – 52/2023

Leia os textos 1 e 2 a seguir:   Texto 1 6 AÇÕES QUE VÃO TE AJUDAR A CONSTRUIR UMA BOA COMUNIDADE ESCOLAR A comunidade escolar pode ser considerada o coração da escola, uma vez que reúne todas as pessoas envolvidas de alguma maneira pela instituição. Esse grande grupo de indivíduos inclui, principalmente, os atores […]

A física térmica estuda a tendência dos processos naturais..

A física térmica estuda a tendência dos processos naturais convergir para uma situação de equilíbrio, isso pode ser observado nos casos em que corpos mais quentes cedem calor aos corpos mais frios. A transferência dessa energia térmica é possível graças a alguns processos.    Fonte: GUIMARÃES, José Osvaldo de Souza. Física Geral e Experimental II. […]

O modelo atual falha ao não proporcionar acesso adequado à educação, qualificação profissional e assistência social, elementos essenciais para a reintegração dos indiví

ATIVIDADE 1 - CRIMINOLOGIA - 51_2025   O sistema prisional brasileiro enfrenta uma crise estrutural, marcada por superlotação, condições insalubres e violações constantes dos direitos humanos. A proposta de ressocialização dos detentos, prevista na legislação, não se concretiza na prática, resultando em altos índices de reincidência criminal. O modelo atual falha ao não proporcionar acesso […]

1. Redes Peer-to-Peer (P2P) O que são redes P2P e como elas diferem de arquiteturas cliente-servidor?

ATIVIDADE 1 - REDES DE COMPUTADORES - 51_2025   Olá, estudante! Realize a seguinte leitura e responda ao que é solicitado:   Imagine que você faz parte de uma equipe de desenvolvimento de um novo sistema de compartilhamento de arquivos para uma startup inovadora. O objetivo é criar uma plataforma descentralizada, altamente escalável e resistente […]

AGRO - GESTÃO E PLANEJAMENTO DE PROPRIEDADES RURAIS - 54/2023 - MAPA

MAPA - AGRO - GESTÃO E PLANEJAMENTO DE PROPRIEDADES RURAIS - 54/2023   O ano de 2016 foi marcado pelas startups no ramo da Fintech, praticamente tudo desse universo foi desafiado por novos modelos de negócio. No entanto, o agronegócio sempre foi o forte no Brasil, as tecnologias estão indo bem, mas os modelos possuem […]

Nesse sentido, o ponto central da Teoria da Empresa é a atividade, a ação organizada na esfera econômica, o que a doutrina convencionou chamar

Nesse sentido, o ponto central da Teoria da Empresa é a atividade, a ação organizada na esfera econômica, o que a doutrina convencionou chamar de empresarialidade ou elemento de empresa, que pode ser definida como a organização racional dos fatores de produção. A atividade econômica, assim desenvolvida, tenderá a não guardar vínculo de pessoalidade com […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp