• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

PED - PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA - MAPA - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PED - PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA - 54/2023

A prática docente nos coloca inúmeros desafios a serem superados de forma criativa, porém embasada em teorias e metodologias que versam sobre o desenvolvimento e a aprendizagem humana. Essa premissa básica já sinaliza diferentes competências sociocognitivas que o profissional da educação deve desenvolver para atuar de forma efetiva em sua área, como por exemplo: pensamento crítico, analítico, científico, criativo, ético, proatividade.

Você pode estar pensando que todas estas habilidades farão parte da sua prática profissional, e você tem razão! Portanto, com essa atividade você será desafiado a vivenciar uma situação hipotética do trabalho docente. E nada é mais interessante do que aprender na prática!

Imagine a seguinte situação:

Você iniciou como professor(a) regente no meio do ano letivo em uma turma de 4ª ano do Ensino Fundamental. Para se preparar, decidiu ler a ficha dos alunos e os apontamentos da professora anterior acerca do desenvolvimento de cada aluno. Uma criança em específico chamou a sua atenção, pois sua ficha sinalizava que ela não apresentou progressos na aquisição da escrita e da leitura. No relatório constava trocas persistentes de letras como p/q, a/o, m/n, f/t. A leitura era pausada e soletrava com muita dificuldade. Não gravava sequências como dias das semanas ou as estações do ano. O senso espacial era inadequado à idade da criança, aspecto esse confirmado pela análise do caderno e os relatos do professor de Educação Física. O desenho era pobre em detalhes considerando a idade e escolarização da criança.

Ao analisar o caderno do aluno deparou-se com uma colagem que chamou a sua atenção no que tange a organização espacial, além de um desenho aleatório que havia no canto da página. Atentou-se também a grafia de outras letras não citadas no relatório e as escreveu como o aluno faz e ao lado como seria o correto, conforme as imagens a seguir.

Ao conhecer o aluno, percebeu que ele era desenvolto. Brincava com os colegas, era prestativo e participava com bom ânimo em todas as atividades orais de forma correta, mas ao mencionar uma atividade de registro percebeu a mudança acentuada do humor do menino. Ele se fechou em um canto da sala como se tentasse passar despercebido por você.

No intervalo notou que um colega amarrou o cadarço para ele, pois este não apresentava desenvoltura para fazê-lo. No refeitório, ao servir-se da refeição, notou que a criança derrubava o alimento e não conseguia estabelecer uma relação de quantidade adequada ao tamanho de seu prato.

No decorrer de 20 dias observando o comportamento e a produção da criança você levantou uma hipótese que justificasse as dificuldades de aprendizagem dele e propôs uma reunião com a equipe pedagógica para apresentar suas suspeitas.

Lembra-se como sinalizei que várias competências são necessárias para o exercício da profissão docente? Neste caso, você analisou o perfil acadêmico dos alunos, levantou dados e buscou correlaciona-los com outras fontes de informação como observação e análise de caderno, foi empático ao notar as nuances do humor do aluno; levantou hipóteses sobre o problema apresentado e buscou fontes científicas para poder fundamentar os dados que analisou.

No processo de identificação de um transtorno de aprendizagem o docente tem papel fundamental no encaminhamento e no atendimento ao aluno. Conforme discutido em nosso material didático e aulas, os transtornos específicos da aprendizagem somente são identificados após o processo de alfabetização. Logo, é na escola que aparecem os indicativos e cabe ao professor e equipe pedagógica saber identificá-los para que o aluno possa ser encaminhado adequadamente para a realização de um diagnóstico. Ressalto que, não é o professor que faz o diagnóstico, mas é o profissional que identifica na criança a falta de habilidade na aquisição das competências. Como também é o profissional que participa das intervenções sugeridas pelos demais profissionais que realizaram o diagnóstico do aluno.

Agora vamos pôr a mão na massa e treinar estas competências!

Você deverá redigir um texto (de no mínimo 20 linhas e no máximo 40) contemplando os seguintes pontos:

  1. a) Elenque de forma sucinta as dificuldades apresentadas no relato do caso e nas imagens, sinalizando quais pré-requisitos de aquisição da linguagem escrita indicam comprometimento.
    b) Identifique qual a hipótese de diagnóstico de transtornos específicos de aprendizagem pode ser levantada com base nas informações fornecidas.
    c) Descreva de forma argumentativa os aspectos do transtorno sugerido, fornecendo quais as possíveis causas e outros sintomas que a criança pode vir apresentar.
    d) Diante da hipótese de um possível transtorno a ser investigado, o que o professor e a equipe pedagógica precisam fazer? Qual deve ser o encaminhamento à família por parte do professor e da equipe pedagógica?

Bom Mapa!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Como seu primeiro desafio, seu gestor solicitou que você elaborasse uma estratégia para atender a demanda de uma VPN de Acesso Remoto.

ATIVIDADE 1 - SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS - 51_2025 Na abordagem educacional, o processo de aprendizagem é visto como uma jornada colaborativa, onde os professores servem de guias e os colegas de classe como companheiros de exploração. O aluno, nesse contexto, é incentivado a ser um pesquisador ativo, um debatedor de ideias e um […]

Para a elaboração da estratégia de forma eficaz, é fundamental a elaboração de indicadores norteadores que servem tanto para a equipe interna

Para a elaboração da estratégia de forma eficaz, é fundamental a elaboração de indicadores norteadores que servem tanto para a equipe interna como também para os stakeholders. Como há muitas opções no mercado a serem escolhidas, é fundamental ter um rumo a seguir. Dessa forma, a Missão, a Visão e os Valores permitem que as […]

ECO - MAPA - ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO - 54/2023

Olá acadêmico(a) do curso de Ciências Econômicas. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo em uma análise acerca do Programa Desenrola Brasil para Dívidas Bancárias. PROBLEMATIZAÇÃO: O que é o Programa Desenrola Brasil? O Desenrola Brasil é um Programa […]

Sabe atualmente a relação entre o cuidado sanitário e de saúde ambiental urbana com as pandemias?

ATIVIDADE 1 - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina. O objetivo dessa atividade é que você faça uma análise sobre o Urbanismo, suas definições e distinções ao longo da história e sua evolução nas cidades até os dias atuais. Nessa atividade, […]

(Estudo e Reflexão sobre a Vulnerabilidade em Saúde)

ATIVIDADE 1 - SAÚDE COLETIVA - 51_2025   ATIVIDADE 1 (Estudo e Reflexão sobre a Vulnerabilidade em Saúde) Olá, estudante! A atividade 1 da disciplina de Saúde Coletiva tem como objetivo promover a compreensão sobre a importância da reflexão e da prática em relação ao conceito de vulnerabilidade em saúde. A vulnerabilidade em saúde refere-se […]

ATIVIDADE 1 - LOG - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51_2025

ATIVIDADE 1 - LOG - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51_2025   Muitos empreendimentos relegam o planejamento para um segundo plano, o que traz riscos para a sua existência. Para ter uma melhor gestão do seu negócio, a indicação é fazer um planejamento de metas, que vai auxiliar você a organizar estratégias com parâmetros e opções […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp