• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

PED - PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA - ATIVIDADE 1 - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - PED - PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA - 54/2023

Conforme os estudos de Luria (1902-1977), a atenção é uma função cognitiva desenvolvida ao longo da infância sendo impactada tanto por aspectos neurológicos quanto socioculturais. Dada a sua importância para o processo de aprendizagem, pesquisadores têm realizado diferentes estudos objetivando analisar as mudanças culturais ocorridas nas últimas décadas e como estas repercutem no desenvolvimento desta função psíquica. O excerto a seguir é um exemplo destes estudos que apontam:

Segundo os autores Schimidek et al. (2018), diversos estudos revelam que o déficit de atenção e excesso de tela foram preditores significativos da dependência digital. Como por exemplo, identificado por Setezer (2014) em suas pesquisas, que crianças em excesso de tela até os 3 anos passam a ter TDAH ou algum tipo de distúrbio de atenção. Segundo dados veiculados na internet sobre uma pesquisa realizada com estudantes em Los Angeles, em 2018, constatou-se que o uso da internet influenciou no TDAH. Segundo a pesquisa, a cada nova atividade digital em que o estudante interagia, a chance de desenvolver algum distúrbio aumentava em 10% (RANGEL, 2019). Tais constatações na pesquisa revelam uma grande preocupação dos pesquisadores, uma vez que as novas interações e a ciberdependência em tempos de globalização da tecnologia parecem provocar operações mentais semelhantes à de uma pessoa com TDAH. Além disso, como aborda Rangel (2019) o uso em excesso de tela por crianças em fase de desenvolvimento infantil impulsiona a falta de atenção com estímulos rápidos e oscilantes (ROSA, SOUZA; 2021; p. 23318-23319).

No contexto atual, notamos em nosso cotidiano a preferência por vídeos cada vez mais curtos surgindo os shorts no Youtube e a profusão do acesso em aplicativos como o tiktok; a função de acelerar áudios no WhatsApp também é um exemplo de como, ao nos relacionarmos mediados pela tecnologia, a preferência se dá pelo acesso mais rápido à informação.

Considerando o aumento significativo dos diagnósticos de TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – notificados nos últimos 10 anos levanta-se a hipótese de diagnósticos apressados ao não analisar como a atenção tem sido impactada com as novas formas de interação social e acesso à informação. No entanto, para se considerar tal hipótese é necessário compreender como essa função psicológica se desenvolve desde o nascimento.

Sendo assim, proponho a você que explique de forma argumentativa como ocorre a formação da atenção de acordo com o referencial teórico trabalhado em nossa disciplina (abordagem Histórico-cultural), evidenciando o papel da linguagem como recurso mediador para o seu pleno desenvolvimento. Seu texto deve ter entre 10 a 20 linhas.

FONTE: ROSA, P. M. F.; SOUZA, C. H. M de. Ciberdependência e infância: as influências das tecnologias digitais no desenvolvimento da criança. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p. 23311-23321 mar. 2021.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

GCOM - CONTABILIDADE EMPRESARIAL - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - GCOM - CONTABILIDADE EMPRESARIAL - 54/2023   O que é o balanço patrimonial Uma empresa possui uma série de documentos necessários para organizar o andamento dos negócios e especialmente as finanças. O balanço patrimonial é considerado um dos controles mais importantes pela contabilidade, uma vez que permite uma completa visualização e análise […]

A) Considerando estritamente as implicações técnicas: quais apreciações você faz a situação apresentada? Desenvolva um texto conciso e coerente no qual você aponte seus

ATIVIDADE 1 - ADM - ESTATÍSTICA - 51_2025   Dogbert é uma personagem da tira de quadrinhos Dilbert, criado por Scott Adams (ex-economista na Pacific Bell), publicado pela primeira vez em 16 de abril de 1989,  que usa seu conhecimento sobre estatística para manipular informações e obter benefícios pessoais. Ele é um consultor externo que […]

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 54/2023   Olá, estudante! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1. O objetivo desta atividade é fazer com que você aprenda sobre Administração Científica.   Mudanças nas relações de trabalho no século XX   Ao longo da história, ocorreram inúmeros movimentos que foram modificando as relações de […]

Nesse contexto, imagine que você foi contratado como especialista em redes para projetar e implementar a infraestrutura de TI de uma empresa. Sua missão será configurar uma rede

MAPA - REDES DE COMPUTADORES - 51_2025   Olá, estudante! Agora é hora de aplicar os conceitos aprendidos na disciplina em um cenário prático. Vamos lá?   Fase 1: Cenário   A Tecnologia da Informação (TI) é um pilar essencial no desenvolvimento de projetos de software, impactando diretamente na eficiência, segurança e escalabilidade das soluções […]

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 54/2023 - ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 1 - SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 54/2023   Empresas de cosméticos retiram apoio a Ricardo Salles   Boticário, Natura e L’Occitane lideraram a retirada de todo o setor de cosméticos do manifesto de apoio a Ricardo Salles que entidades empresariais articulares depois da repercussão do “passar a boiada” do ministro do Meio Ambiente […]

4) Execução do teste: peça aos participantes que realizem as tarefas enquanto você observa. Durante o teste, não deve haver intervenção (exceto em casos de total bloqueio).

MAPA - ADSIS - INTERFACE HUMANO-COMPUTADOR - 51_2025   O que é teste de usabilidade e para que serve?   O teste de usabilidade é uma metodologia para avaliar a eficácia, eficiência e satisfação de um sistema ou aplicação durante seu uso cotidiano. Seu objetivo é verificar como a interface se comporta no ambiente real, […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp