• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA - MAPA - 54/2023

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA - 54/2023

Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe à educação, a falta de interesse dos alunos pelos conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia, entre tantos outros. Uma alternativa para esta situação é incorporar jogos às estratégias didáticas utilizadas para ensinar os objetos do conhecimento e as habilidades explicitadas na BNCC para o Ensino de Geografia.

Leia a reportagem “Professor usa jogo de cartas para ensinar conceitos de geografia” disponibilizada no link: https://porvir.org/professor-usa-jogo-de-cartas-para-ensinar-conceitos-de-geografia/ Acesso em: 5 out. 2023.

 

Sendo assim, propondo e valorizando jogos, o professor estará promovendo o desenvolvimento sócio-afetivo, motor e cognitivo dos alunos.

 

Do ponto de vista sócio-afetivo:

  •     o jogo dá oportunidade ao aluno de sair do egocentrismo, para adotar o ponto de vista do outro e poder prever suas reações;
  •     o jogo permite que o aluno viva, num ou noutro momento, a posição de líder, graças  à riqueza da rede de comunicações que cria;
  •     o jogo propicia uma ampliação dos contatos sociais com outros adolescentes, uma vez que os parceiros de jogo são escolhidos em relação aos interesses comuns pelos jogos, e não mais em função de suas ligações afetivas;

Do ponto de vista cognitivo:

  •     Pela ação e reflexão conjugadas, o jogo permite a elaboração de certas estruturas, ou seja: domínio operatório: (classificação, ordenação, busca de várias relações); estruturação de tempo e espaço; elementos de lógica através da resolução de problema (busca de estratégias para vencer o jogo).
  •     Expressão e comunicação através da necessidade, essencial ao jogo, de explicar uma regra, comentar ou contestar uma fase do jogo.
  •     Desenvolvimento da capacidade de observação à sua volta pela comparação de semelhanças e diferenças.

 

Do ponto de vista motor:

  •     o jogo permite que o aluno avalie sua competência motora e seja motivada a se ultrapassar pelo autodesafio;
  •     o jogo fornece ao adolescente ocasiões para aperfeiçoar sua habilidade de criar e construir.

 

Assim, para este MAPA você criará um jogo que envolva o conceito de espaço e/ou seus subconceitos: paisagem, lugar, região, território, etc, pode se basear em uma ideia que já existe. Por exemplo, produzir um jogo da memória de paisagens brasileiras. Ao produzir seu jogo, considere:

  1. Titulo do jogo;
  2. Que conteúdos podem envolver este jogo?
  3. Quais as finalidades deste jogo?
  4. A que ano/série se destina?
  5. Desenvolvimento/Estratégias – regras do jogo;
  6. Aplicação pedagógica: é possível desenvolver atividades pedagógicas a partir do jogo, explique?
  7. Registre estas informações no formulário mapa disponibilizado no material da disciplina e acrescente uma fotografia de seu jogo, conforme solicitado.

 

Atenção: Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

 

Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Considere a seguinte situação hipotética: Uma cidade X, com uma população estimada de 354.000 pessoas, apresentou em 2018, 450 casos de gripe

Considere a seguinte situação hipotética: Uma cidade X, com uma população estimada de 354.000 pessoas, apresentou em 2018, 450 casos de gripe registrados na Secretaria Municipal de Saúde. Em 2019, o número de casos novos foi de 390. Em 2020, até dezembro estavam registados 350 casos novos. Elaborado pelo professor, 2023. Com base nos dados […]

- Quais os fundamentos da legislação e da jurisprudência para a impenhorabilidade do bem de família?

Já sabemos nossa legislação, mais especificamente a Lei 8.009/90 protege o bem de família e determina sua impenhorabilidade. Tal fato pressupõe que nosso ordenamento jurídico atribui demasiada importância a tal bem e o coloca como distinto em comparação aos outros bens jurídicos.   Mas até que ponto pode-se considerar um bem como bem de família? […]

IFPC - PERÍCIA FORENSE - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - IFPC - PERÍCIA FORENSE - 54/2023   “O art. 239 do Código de Processo Penal define indício como: A circunstância conhecida e provada que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias. ... Se tal vestígio, após devidamente analisado, interpretado e associado com os […]

O homem primitivo sentia a necessidade de se expressar, de se comunicar, e como ele ainda não possuía uma linguagem falada estruturada e estava longe de iniciar o treino da

O homem primitivo sentia a necessidade de se expressar, de se comunicar, e como ele ainda não possuía uma linguagem falada estruturada e estava longe de iniciar o treino da escrita, a Arte surgiu para suprir essa necessidade. Logo, os homens primitivos pintavam, esculpiam, dançavam e faziam música.   CAVINI, Maristella. História da Música Ocidental […]

Vejamos a seguir um julgado do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que trata dos requisitos da relação de emprego de um empregado doméstico:

Vejamos a seguir um julgado do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que trata dos requisitos da relação de emprego de um empregado doméstico: CUIDADOR DE IDOSO. VÍNCULO EMPREGATÍCIO. LEGITIMIDADE PASSIVA. No âmbito das relações trabalhistas domésticas, o empregador doméstico é a pessoa natural ou a família que se utiliza do trabalho humano de […]

ATIVIDADE 1 – GO – PROJETO DE VIDA – 52/2023

É essencial ter uma forte orientação para os nossos resultados, pensando consistentemente nos objetivos a serem alcançados com relação aos nossos propósitos gerais na vida. Sem saber o que realmente se deseja, as ações não terão propósito e os resultados serão aleatórios. Diante disso, em um mundo cada vez mais competitivo, é comum que as […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp