• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA - MAPA - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA - 54/2023

Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe à educação, a falta de interesse dos alunos pelos conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia, entre tantos outros. Uma alternativa para esta situação é incorporar jogos às estratégias didáticas utilizadas para ensinar os objetos do conhecimento e as habilidades explicitadas na BNCC para o Ensino de Geografia.

Leia a reportagem “Professor usa jogo de cartas para ensinar conceitos de geografia” disponibilizada no link: https://porvir.org/professor-usa-jogo-de-cartas-para-ensinar-conceitos-de-geografia/ Acesso em: 5 out. 2023.

 

Sendo assim, propondo e valorizando jogos, o professor estará promovendo o desenvolvimento sócio-afetivo, motor e cognitivo dos alunos.

 

Do ponto de vista sócio-afetivo:

  •     o jogo dá oportunidade ao aluno de sair do egocentrismo, para adotar o ponto de vista do outro e poder prever suas reações;
  •     o jogo permite que o aluno viva, num ou noutro momento, a posição de líder, graças  à riqueza da rede de comunicações que cria;
  •     o jogo propicia uma ampliação dos contatos sociais com outros adolescentes, uma vez que os parceiros de jogo são escolhidos em relação aos interesses comuns pelos jogos, e não mais em função de suas ligações afetivas;

Do ponto de vista cognitivo:

  •     Pela ação e reflexão conjugadas, o jogo permite a elaboração de certas estruturas, ou seja: domínio operatório: (classificação, ordenação, busca de várias relações); estruturação de tempo e espaço; elementos de lógica através da resolução de problema (busca de estratégias para vencer o jogo).
  •     Expressão e comunicação através da necessidade, essencial ao jogo, de explicar uma regra, comentar ou contestar uma fase do jogo.
  •     Desenvolvimento da capacidade de observação à sua volta pela comparação de semelhanças e diferenças.

 

Do ponto de vista motor:

  •     o jogo permite que o aluno avalie sua competência motora e seja motivada a se ultrapassar pelo autodesafio;
  •     o jogo fornece ao adolescente ocasiões para aperfeiçoar sua habilidade de criar e construir.

 

Assim, para este MAPA você criará um jogo que envolva o conceito de espaço e/ou seus subconceitos: paisagem, lugar, região, território, etc, pode se basear em uma ideia que já existe. Por exemplo, produzir um jogo da memória de paisagens brasileiras. Ao produzir seu jogo, considere:

  1. Titulo do jogo;
  2. Que conteúdos podem envolver este jogo?
  3. Quais as finalidades deste jogo?
  4. A que ano/série se destina?
  5. Desenvolvimento/Estratégias – regras do jogo;
  6. Aplicação pedagógica: é possível desenvolver atividades pedagógicas a partir do jogo, explique?
  7. Registre estas informações no formulário mapa disponibilizado no material da disciplina e acrescente uma fotografia de seu jogo, conforme solicitado.

 

Atenção: Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

 

Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

b) Tendo em vista a importância do colágeno, reflita e discorra sobre a atuação e influência do colágeno na pele humana.

ATIVIDADE 1 - ECOS - ESTÉTICA FACIAL - 51_2025   O colágeno é uma proteína estrutural essencial para a pele. Sua produção ocorre na derme, a camada intermediária da pele, sendo sintetizado por células especializadas na formação de proteínas da matriz extracelular. O colágeno é formado por cadeias de aminoácidos, como glicina, prolina e hidroxiprolina, […]

Com base no texto exposto, responda às seguintes questões:

ATIVIDADE 1 - TÓPICOS ESPECIAIS - 51_2025   Os sistemas de software estão em constante evolução. A manutenção do software, isto é, modificações em artefatos existentes, chega a consumir 75% do custo total do seu ciclo de vida. Aproximadamente 20% de todo o esforço de manutenção é usado para consertar erros de implementação, e os […]

GPUB - ATIVIDADE 1 - CONTABILIDADE PÚBLICA - 54/2023

Olá, estudante de Gestão Pública. A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Contabilidade Pública. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise e entendimento do quanto é importante o Ciclo Orçamentário para o Gestor Público. Etapas do Ciclo Orçamentário: Fonte: CAVASSANI, B. F. Contabilidade Pública. Maringá: […]

Como a Educação Ambiental pode contribuir para a sustentabilidade local e global?

ATIVIDADE 1 - GAMB - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 51_2025   A Educação Ambiental é uma ferramenta essencial para conscientizar indivíduos e comunidades sobre a relação entre desenvolvimento e preservação ambiental. Promovendo o pensamento crítico, ela incentiva a adoção de práticas sustentáveis que busquem equilíbrio entre as necessidades humanas e a saúde do planeta. A Política […]

Analisando o texto principal sobre a Abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky, explique a relevância da interação social no progresso cognitivo. Enfatize o papel da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) nesse contexto, oferecendo exemplos concretos que evidenciem a aplicação desses conceitos em ambientes educacionais.

Analisando o texto principal sobre a Abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky, explique a relevância da interação social no progresso cognitivo. Enfatize o papel da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) nesse contexto, oferecendo exemplos concretos que evidenciem a aplicação desses conceitos em ambientes educacionais.    Desenvolva uma resposta dissertativa que expresse sua compreensão sobre como a interação […]

As atividades notariais e registrais são delegadas pelo poder público e exercidas pelos tabeliães e registradores.

As atividades notariais e registrais são delegadas pelo poder público e exercidas pelos tabeliães e registradores. Os tabeliães são profissionais, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade de notas ou protesto, já o registrador é aquele que exerce as atividades de registro de pessoas naturais, jurídicas ou de imóveis. Esses […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp