• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

PED - MAPA - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Na antiguidade clássica, a educação era considerada fundamental, de valor, porém, não para todos. O educar com o conhecimento mais elaborado, discutir as grandes questões humanas, era para os filhos dos homens livres, por sinal, mesmo entre estes, para os mais abastados. Os ofícios da vida comum, para os homens livres e mesmo para alguns escravos se dava na prática do trabalho, no cotidiano. Deve-se aprender o ofício dos pais, ser o que eles são, reproduzir a vida que as gerações que nos antecederam tiveram em seus ofícios. O que isso significava? Que o filho do artesão seria artesão, o do camponês seria camponês. O filho do marinheiro tinha todas as possibilidades de se tornar marinheiro, e assim a vida caminhava. Contudo, aqueles que eram os filhos dos homens de posses, dos grandes proprietários de terra, das empresas mercantis, os homens do poder e da política, seriam educados pelos melhores professores que fosse possível obter. Neste caso, muitos dos educadores eram os sofistas, pessoas que eram habilidosos em lógica, em oratória. Reproduziam com maestria os valores de Atenas. Tinham uma prática de educar no domínio de conhecimentos superficiais ou necessários para a vida do homem público. Sócrates criticava os sofistas, uma de suas críticas era porque eles cobravam por educar, o que Sócrates jamais fez, ele não tinha a intenção de reproduzir os valores, mas de questioná-los. Demonstrar a capacidade humana de conhecer o mundo além da aparência, o que Platão, seu discípulo, deu continuidade.

No Brasil, atualmente, temos uma educação que se apresenta para todos, falamos da democracia no acesso à escola. Consideramos que a educação institucionalizada, os períodos regulares da formação, do ensino fundamental, médio e superior, estão disponíveis a todos, uma educação que se diz gratuita. Claro que a educação em nossos dias tem características distintas do que aquela exercida na Grécia Antiga. A nossa sociedade tem uma complexidade que faz da educação uma condição necessária para a permanência da nossa ordem e se fundamenta em uma rede complexa de funções que exigem especialidades. Além de formações com inovações em inúmero setores e novos que surgem.
Nossa educação é fundada em um conhecimento científico de diversos campos de saber que se ampliaram, se multiplicaram e tornaram a formação humana mais diversificada. Literalmente, em nossa sociedade, não se pode “abraçar o mundo com as pernas”, ou melhor dizendo, todo o conhecimento com uma só mente. Porém, é preciso retomar a questão. Mesmo sendo uma educação que afirma para todos, o acesso à escola no Brasil cumpre o seu papel? Podemos considerar que realmente há uma educação democrática?

Considerando o questionamento acima, faça um texto dissertativo e argumentativo (20 a 30 linhas) usando elementos históricos e filosóficos sobre o papel que a escola exerce no país, apontando os aspectos de uma educação que se coloca institucionalmente ampla e democrática, mas que na prática educacional, no dia a dia do fazer a educação, não consegue realizar esta função.

ORIENTAÇÕES:

- Todas as respostas solicitadas deverão ser inseridas no Formulário MAPA padrão disponível no ambiente da disciplina, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade disponível na Sala do Café.
- Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, referencie conforme as normas da ABNT.
- Quando concluir a atividade no Formulário MAPA, você deve salvar em seu computador ou dispositivo móvel em Word ou PDF, vir até o Studeo e anexar o arquivo no campo correspondente dentro da atividade MAPA, clicando sobre "Selecionar arquivo", em seguida, em "Responder". Confira se o arquivo anexado é o arquivo correto da sua atividade. Após certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique em "Finalizar".
- Após "Finalizar" a atividade, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - MAPA - 54/2023

MAPA - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 54/2023 A disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências tem como objetivo compreender o ensino de Ciências e apontar estratégias e modelos pedagógicos que possam contribuir com a futura prática docente, bem como elucidar alguns pressupostos metodológicos que visem o auxílio desta prática em sala […]

Utilizando chocolate derretido como matéria-prima, essa obra de Vik Muniz, reproduz a célebre fotografia do processo de criação de Jackson

Utilizando chocolate derretido como matéria-prima, essa obra de Vik Muniz, reproduz a célebre fotografia do processo de criação de Jackson Pollock. A originalidade dessa releitura reside na A) apropriação parodística das técnicas e materiais utilizados. B) reflexão acerca dos sistemas de circulação da arte. C) simplificação dos traços da composição pictórica. D) contraposição de linguagens […]

Até hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos objetos; porém, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos,

Até hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos objetos; porém, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento, malogravam-se com esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafísica, admitindo que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento. KANT, I. Crítica da […]

ATIVIDADE 1 - LET - LÍNGUA PORTUGUESA III - 51_2025

ATIVIDADE 1 - LET - LÍNGUA PORTUGUESA III - 51_2025   De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a Sintaxe: "É a parte da Gramática que estuda a palavra, não em si, mas em relação às outras, que, com ela, se unem para exprimir o pensamento. É o capítulo mais importante […]

Pandemia e urbanismo

ATIVIDADE 1 - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina. O objetivo dessa atividade é que você faça uma análise sobre o Urbanismo, suas definições e distinções ao longo da história e sua evolução nas cidades até os dias atuais. Nessa atividade, […]

ATIVIDADE 1 - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO - 51_2025

ATIVIDADE 1 - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO - 51_2025 É importante para o professor de Educação Física conhecer e contextualizar como a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta os direcionamentos da Educação Física tanto para a etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental quanto […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp