Durante a rotina laboratorial, no setor de hematologia, a investigação dos elementos celulares nos esfregaços sanguíneos é de extrema importância para a triagem e diagnóstico do paciente. As alterações observadas na análise microscópica devem ser confrontadas com os resultados emitidos através da automação ou análise manual do sangue e, posteriormente, reportadas no laudo do hemograma. Assim, é essencial o conhecimento relacionado às características morfológicas voltadas para eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Ver conteúdo
Com relação às características morfológicas das células sanguíneas, IDENTIFIQUE e DESCREVA os achados laboratóriais observados no esfregaço e enumerados em cada imagem: Ver conteúdo
“[...] O sangue é um tipo de tecido conjuntivo, fluído, constituído por diferentes células que são suspensas em uma matriz extracelular denominada de plasma. O tecido sanguíneo circula todo organismo por um sistema fechado, e tem como função o transporte de nutrientes, oxigênio e gás carbônico, além de intermediar as funções de defesa imunológica, bem como intermediar o processo de coagulação [...]” (Antunes et al., 2020, p. 16). Ver conteúdo
Instruções iniciais para responder à Atividade de Estudo 1 1- Utilize o modelo de resposta padrão para realizar esta AE1. Ele se encontra em "Material da Disciplina". Siga todas as instruções constantes neste modelo. Ver conteúdo
Considerando as informações contidas nessa charge, escreva um texto dissertativo-argumentativo, de 10-15 linhas, abordando os seguintes aspectos: Ver conteúdo
As organizações contam com diversas ferramentas de marketing e comunicação, para que possam divulgar sua marca e vender seus produtos e/ou serviços no mercado. Uma dessas ferramentas é a de Marketing Direto Ver conteúdo
Considerando a natureza interdisciplinar da relação entre a Psicologia Educacional e vários domínios do conhecimento, é imperativo realizar uma análise do cenário subsequente: Ver conteúdo
Desenvolva uma resposta dissertativa que expresse sua compreensão sobre como a interação social, conforme proposta por Vygotsky, influencia o desenvolvimento cognitivo. Utilize conceitos como Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) para fundamentar sua resposta. Ver conteúdo
Analisando o texto principal sobre a Abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky, explique a relevância da interação social no progresso cognitivo. Enfatize o papel da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) nesse contexto, oferecendo exemplos concretos que evidenciem a aplicação desses conceitos em ambientes educacionais. Ver conteúdo
Vygotsky elaborou a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) como uma abordagem inovadora para compreender o processo de aprendizagem. A interação social desempenha um papel fundamental no avanço das capacidades cognitivas, conforme enfatizado pela abordagem histórico-cultural de Vygotsky. Ver conteúdo
2) O Guia alimentar para a população brasileira traz também uma categorização dos alimentos, onde os mesmos são distribuídos em quatro classificações de acordo com os tipos e quantidades de processamentos que o alimento passou. Neste sentido aponte e descreva quais são as quatro classificações e cite 3 alimentos presentes em cada uma das quatro classificações. Ver conteúdo
1) O Guia alimentar para a população brasileira se baseia em 9 princípios básicos para a construção de uma alimentação adequada, neste sentido aponte e explique os 9 princípios básicos do Guia alimentar. Ver conteúdo