• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

O Martins Associados é um grande escritório de advogados, com mais de 20 anos de atuação no estado de São Paulo e em todo o Brasil. Atualmente o escritório conta com mais

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - JURIS - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 51_2025

 

O Martins Associados é um grande escritório de advogados, com mais de 20 anos de atuação no estado de São Paulo e em todo o Brasil. Atualmente o escritório conta com mais de 800 clientes entre empresas médias e grandes, corporações de grande porte e pessoas físicas, entre eles artistas e empresários.

Com todo este tamanho e muitos clientes a Martins Associados acabou crescendo demais e contratando muitos funcionários “desnecessários”, ou seja, muitas sobras para cortar. E uma das áreas mais inchadas era o setor de contabilidade e seus sub setores de contas a pagar e receber, com 30 funcionários ao todo. Esses colaboradores muitas vezes estão perdidos no meio da papelada com diversas questões para resolver, como duplicatas a receber e a pagar, documentação contábil, boletos a pagar atrasados gerando juros, boletos a receber que simplesmente são esquecidos. São ao todo 21 processos de registros, ordens de compras, emissão de faturas, emissão de boletos, acompanhamento de contas a receber e a pagar, elaboração de folha de pagamentos, impostos a recolher e acompanhamentos dos clientes e de suas contas. Tudo precisando ser conferido, conferido de novo e casado. Um simples atraso de qualquer documento significava horas de horas para achar a informação correta, atrasos nos pagamentos e fornecedores raivosos.

Todo esse processo contábil era antigo com um passo a passo feito do seguinte modo: (1) o comprador (CC) envia um pedido de compra (PP) ao fornecedor, com cópia para o DPC. Quando o material enviado pelo fornecedor chega na recepção do escritório, um funcionário preenche o formulário descrevendo o material recebido e enviava ao DPC. Enquanto isso, o fornecedor enviava ao DCP a fatura correspondente. A partir daí o DCP tinha de conciliar três documentos: o PP, o formulário de recebimento e a fatura do fornecedor. Em 80% dos casos, a conciliação era possível e o DCP emitia o pagamento ao fornecedor. Mas 20% dos casos proporcionavam verdadeira confusão que tomava o tempo de todo o mundo.

Após anos dessa confusão o dr. Martins resolveu implantar o Sistema de Informática XXT para oferecer mais rapidez a todo o processo e dessa forma consegui reduzir toda a burocracia e enxugar os funcionários, ficando agora com 8 colaboradores. Tudo estava funcionando muito bem até que o dr. Martins foi visitar o escritório do seu amigo dr. Oliveira, um escritório ainda maior e com quase mil clientes. Para seu espanto a Oliveira e Associados tem apenas 3 funcionários para lidar com o mesmo departamento: o contador, o comprador e o financeiro, e tudo acontece de modo ágil e tranquilo.

Dr. Martins voltou para seu escritório com a seguinte decisão: “vamos fazer uma reengenharia de todo o processo da área contábil! Agora tudo está ainda mais organizado: a fatura e os três documentos foram eliminados. A papelada foi trocada por um processo ágil, simples e rápido em que a verificação e o controle são feitos diretamente por computador. O comprador do CC emite um pedido ao fornecedor e informa em um banco de dados on-line. Ao receber o material, a recepção verifica a compra pendente no banco de dados. Se corresponde, aperta uma tecla para informar a chegada do material e o computador emitirá automaticamente o cheque ao fornecedor no prazo previsto. Se não, a recepção devolve o material ao fornecedor. Na verdade, o redesenho do processo quase eliminou a necessidade do DCP. Este ficou com apenas 2 funcionários.

 

Pede-se

1) A Martins e Associados era burocrática em relação a sua área contábil. Procure descrever como era esse processo do ponto de vista da burocracia e de suas disfunções e como o departamento ficou agora com a reengenharia de acordo com a Teoria da Burocracia. Aproveite para explicar a sua opinião sobre a necessidade de papéis e documentos e quais seriam outras alternativas para agilizar uma empresa burocratizada?

 

ORIENTAÇÕES:

- Enviar o arquivo certo no ambiente da atividade;

- Utilize o formulário padrão para realização da atividade, o mesmo se encontra no item MATERIAL DA DISCIPLINA;

- Utilize o livro e as aulas da disciplina para resolução da atividade, mas amplie sua pesquisa em sites e/ou outros materiais confiáveis;

- Responda sua atividade em 1 página;

- Referencie sua pesquisa.

 

Bons Estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

3) O vendedor possui 1 dependente para fins do cálculo do imposto de renda retido na fonte (IRRF).

ATIVIDADE 1 - CCONT - CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA - 51_2025   Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis! Esta atividade corresponde à Atividade de Estudo 1. Vamos lá?! Para colocarmos em prática os cálculos envolvendo a folha de pagamento, considere a seguinte situação: Você é o contador da empresa Mega Software e precisa calcular o valor a ser […]

II) Manter, preservar e reparar o meio ambiente quando do exercício da propriedade e posse.

ATIVIDADE 1 - AGRO - DIREITO CIVIL, AMBIENTAL, AGRÁRIO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA - 51_2025 Toda propriedade, sendo ela urbana ou rural, sofre limitações legais. Dentre as diversas limitações, consta a função socioambiental da propriedade. A Constituição Federal, em seu art. 186, apresenta os limites e contornos da função social da propriedade rural:   "Art. 186. […]

Uma igreja que se entende na expectativa do arrebatamento como escape das mazelas do mundo

Texto 2 Uma igreja que se entende na expectativa do arrebatamento como escape das mazelas do mundo, ainda não compreendeu a dimensão holística da mensagem de esperança que ela, a igreja, deve promover. Uma igreja que aposta na destruição do planeta como uma maneira que Deus encontrou para purificar a todos e livrar os crentes […]

• Religião e política: O impacto das crenças religiosas na formação de políticas públicas e no debate democrático.

ATIVIDADE 1 - TEOL - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: PESQUISAS ATUAIS EM TEOLOGIA - 51_2025 ATIVIDADE DE ESTUDO 01 - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: PESQUISA ATUAIS EM TEOLOGIA   A teologia, enquanto campo do saber, busca compreender e interpretar as questões fundamentais da fé, da espiritualidade e da relação do ser humano com o divino. No ambiente acadêmico, a […]

Fase 3: Endereçamento IP

MAPA - REDES DE COMPUTADORES - 51_2025   Olá, estudante! Agora é hora de aplicar os conceitos aprendidos na disciplina em um cenário prático. Vamos lá?   Fase 1: Cenário   A Tecnologia da Informação (TI) é um pilar essencial no desenvolvimento de projetos de software, impactando diretamente na eficiência, segurança e escalabilidade das soluções […]

ATIVIDADE 3 - PED - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - 54/2023

ATIVIDADE 3 - PED - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - 54/2023 Caro (a) Aluno (a)! Tudo bem? Este ambiente será utilizado para o envio da Atividade de Estudos 3 – RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. Para realizar o envio desta atividade, você deverá ter cumprido as seguintes etapas: Ter assistido as aulas de orientação do […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp