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O crescimento da frota de veículos em circulação no mundo tem levado à busca e desenvolvimento de tecnologias que permitam minimizar

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

O crescimento da frota de veículos em circulação no mundo tem levado à busca e desenvolvimento de tecnologias que permitam minimizar emissões de poluentes atmosféricos. O uso de veículos elétricos é uma das propostas mais propagandeadas por serem de emissão zero. Podemos comparar a emissão de carbono na forma de CO2 (massa molar igual a 44 g mol−1) para os dois tipos de carros (a combustão e elétrico). Considere que os veículos tradicionais a combustão, movidos a etanol (massa molar igual a 46 g mol−1), emitem uma média de 2,6 mol de CO2 por quilômetro rodado, e os elétricos emitem o equivalente a 0,45 mol de CO2 por quilômetro rodado (considerando as emissões na geração e transmissão da eletricidade). A reação de combustão do etanol pode ser representada pela equação química:

Questão 120 – ENEM 2020 -

 

Foram analisadas as emissões de CO2 envolvidas em dois veículos, um movido a etanol e outro elétrico, em um mesmo trajeto de 1 000 km.

CHIARADIA, C. A. Estudo da viabilidade da implantação de frotas de veículos elétricos e híbridos elétricos
no atual cenário econômico, político, energético e ambiental brasileiro.
 Guaratinguetá: Unesp, 2015 (adaptado).

A quantidade equivalente de etanol economizada, em quilograma, com o uso do veículo elétrico nesse trajeto, é mais próxima de

A) 50.

B) 60.

C) 95.

D) 99.

E) 120.

Solução

Foi estabelecida uma comparação entre a quantidade de CO₂ liberada por um carro elétrico e por um carro que utiliza etanol como combustível.

Sabemos que um carro movido a etanol libera 2,6 mol de CO₂ por km rodado, enquanto o carro elétrico libera 0,45 mol de CO₂ para cada 1 km. Dessa forma, podemos calcular a quantidade de CO₂ liberada para 1.000 km rodados em ambos os casos:

ETANOL:

2,6 mol de CO2 ——- 1 km

x mol de CO2 ———- 1.000 km

x = 2.600 mol de CO2 liberados para percorrer 1.000 km

 

CARRO ELÉTRICO:

0,45 mol de CO2 ——- 1 km

y mol de CO2 ————1.000 km

y = 450 mol de CO2 liberados para percorrer 1.000 km

 

Agora, precisamos calcular a diferença em mol de CO₂ liberado para os dois carros: 2.600 mol – 450 mol = 2.150 mol CO₂. O valor de 2.150 mol de CO₂ é a quantidade a mais que o carro movido a etanol libera de CO2 em relação ao carro elétrico.

Para obter a quantidade equivalente em massa de etanol economizado, devemos considerar a proporção estequiométrica fornecida pela equação (1 mol de etanol: 2 mol de CO₂). Sabendo que 1 mol de etanol tem massa de 46 g e que a cada 46 g são liberados 2 mol de CO₂, podemos calcular da seguinte forma:

ETANOL            MOL DE CO2

46 g ———— 2 mol de CO2

m ————— 2.150 mol de CO2

m = 49.450 g (aproximadamente 50 kg)

 

Se 2.150 mol de CO2 são economizados com o uso do carro elétrico, isso equivale a aproximadamente 50 kg de etanol em termos de massa.

Alternativa A

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