• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

O crescimento da frota de veículos em circulação no mundo tem levado à busca e desenvolvimento de tecnologias que permitam minimizar

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

O crescimento da frota de veículos em circulação no mundo tem levado à busca e desenvolvimento de tecnologias que permitam minimizar emissões de poluentes atmosféricos. O uso de veículos elétricos é uma das propostas mais propagandeadas por serem de emissão zero. Podemos comparar a emissão de carbono na forma de CO2 (massa molar igual a 44 g mol−1) para os dois tipos de carros (a combustão e elétrico). Considere que os veículos tradicionais a combustão, movidos a etanol (massa molar igual a 46 g mol−1), emitem uma média de 2,6 mol de CO2 por quilômetro rodado, e os elétricos emitem o equivalente a 0,45 mol de CO2 por quilômetro rodado (considerando as emissões na geração e transmissão da eletricidade). A reação de combustão do etanol pode ser representada pela equação química:

Questão 120 – ENEM 2020 -

 

Foram analisadas as emissões de CO2 envolvidas em dois veículos, um movido a etanol e outro elétrico, em um mesmo trajeto de 1 000 km.

CHIARADIA, C. A. Estudo da viabilidade da implantação de frotas de veículos elétricos e híbridos elétricos
no atual cenário econômico, político, energético e ambiental brasileiro.
 Guaratinguetá: Unesp, 2015 (adaptado).

A quantidade equivalente de etanol economizada, em quilograma, com o uso do veículo elétrico nesse trajeto, é mais próxima de

A) 50.

B) 60.

C) 95.

D) 99.

E) 120.

Solução

Foi estabelecida uma comparação entre a quantidade de CO₂ liberada por um carro elétrico e por um carro que utiliza etanol como combustível.

Sabemos que um carro movido a etanol libera 2,6 mol de CO₂ por km rodado, enquanto o carro elétrico libera 0,45 mol de CO₂ para cada 1 km. Dessa forma, podemos calcular a quantidade de CO₂ liberada para 1.000 km rodados em ambos os casos:

ETANOL:

2,6 mol de CO2 ——- 1 km

x mol de CO2 ———- 1.000 km

x = 2.600 mol de CO2 liberados para percorrer 1.000 km

 

CARRO ELÉTRICO:

0,45 mol de CO2 ——- 1 km

y mol de CO2 ————1.000 km

y = 450 mol de CO2 liberados para percorrer 1.000 km

 

Agora, precisamos calcular a diferença em mol de CO₂ liberado para os dois carros: 2.600 mol – 450 mol = 2.150 mol CO₂. O valor de 2.150 mol de CO₂ é a quantidade a mais que o carro movido a etanol libera de CO2 em relação ao carro elétrico.

Para obter a quantidade equivalente em massa de etanol economizado, devemos considerar a proporção estequiométrica fornecida pela equação (1 mol de etanol: 2 mol de CO₂). Sabendo que 1 mol de etanol tem massa de 46 g e que a cada 46 g são liberados 2 mol de CO₂, podemos calcular da seguinte forma:

ETANOL            MOL DE CO2

46 g ———— 2 mol de CO2

m ————— 2.150 mol de CO2

m = 49.450 g (aproximadamente 50 kg)

 

Se 2.150 mol de CO2 são economizados com o uso do carro elétrico, isso equivale a aproximadamente 50 kg de etanol em termos de massa.

Alternativa A

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A manchete demonstra que o transporte de grandes cargas representa cada vez mais preocupação quando feito em vias urbanas.

A manchete demonstra que o transporte de grandes cargas representa cada vez mais preocupação quando feito em vias urbanas. Caminhão entala em viaduto no Centro Um caminhão de grande porte entalou embaixo do viaduto no cruzamento das avenidas Borges de Medeiros e Loureiro da Silva no sentido Centro-Bairro, próximo à Ponte de Pedra, na capital. […]

Após o Fórum Nacional Contra a Pirataria (FNCP) incluir a linha de autopeças em campanha veiculada contra a falsificação, as agências

Após o Fórum Nacional Contra a Pirataria (FNCP) incluir a linha de autopeças em campanha veiculada contra a falsificação, as agências fiscalizadoras divulgaram que os cinco principais produtos de autopeças falsificados são: rolamento, pastilha de freio, caixa de direção, catalisador e amortecedor. Disponível em: www.oficinabrasil.com.br. Acesso em: 25 ago. 2014 (adaptado). Após uma grande apreensão, […]

MAPA - REDES DE COMPUTADORES - 51_2025

MAPA - REDES DE COMPUTADORES - 51_2025   Olá, estudante! Agora é hora de aplicar os conceitos aprendidos na disciplina em um cenário prático. Vamos lá?   Fase 1: Cenário   A Tecnologia da Informação (TI) é um pilar essencial no desenvolvimento de projetos de software, impactando diretamente na eficiência, segurança e escalabilidade das soluções […]

EDUESP - ESTUDOS E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - EDUESP - ESTUDOS E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 54/2023   O cenário educacional está mudando continuamente para atender às demandas cognitivas da atual geração de estudantes, conhecidos como nativos digitais. Esses indivíduos estão imersos em um ambiente voltado para a tecnologia desde a infância e são bem versados em […]

1. Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal.

ATIVIDADE 1 - RH - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - 51_2025   Sob uma perspectiva sociológica, o trabalho é um elemento central na formação de diversas coletividades humanas, tanto em termos de tamanho quanto de funções. As atividades laborais, constantemente moldadas pelo avanço tecnológico, são um fator que gera as reações dentro dessas coletividades.    […]

Antes de tudo, pesquise, levante informações para elaborar a sua resposta: Faça a atividade como se você estivesse começando a idealizar o mesmo tipo de negócio. Avalie o segmento, procure notícias e indicadores da área sobre consumo e comercialização de temperos frescos. Pesquise sobre concorrentes e faça uma análise sobre as estratégias deles. Após, faça a análise SWOT sobre as FORÇAS, FRAQUEZAS, AMEAÇAS E OPORTUNIDADES que este novo empreendimento poderá ter. Apresente ao menos 2 exemplos para cada item.

Antes de tudo, pesquise, levante informações para elaborar a sua resposta: Faça a atividade como se você estivesse começando a idealizar o mesmo tipo de negócio. Avalie o segmento, procure notícias e indicadores da área sobre consumo e comercialização de temperos frescos. Pesquise sobre concorrentes e faça uma análise sobre as estratégias deles. Após, faça […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp