• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

NUT - MAPA - PARASITOLOGIA - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
Por que doenças intestinais, como diarreia e disenteria, bem como complicações associadas à má nutrição, como anemia, perda de peso e anorexia, podem não ter relação com a alimentação? Como uma parasitose pode influenciar o estado nutricional de um paciente sem apresentar uma relação direta com a ingestão de alimentos?
Toda vez que um paciente tem uma complicação intestinal, é normal e plausível que os profissionais da saúde associem o sintoma a uma infecção ou doença transmitida por alimentos, entre elas as parasitoses. Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que, aproximadamente, 24% da população mundial, cerca de 2 bilhões de pessoas, está, nesse momento, infectada com algum tipo de geo-helminto (parasitos em forma de verme que podem ser transmitidos por alimentos), podendo desencadear complicações que vão desde dor abdominal até convulsões graves. Como a maioria desses parasitos tem como habitat o intestino humano e apresentam como meio de infecção a ingestão de alimentos contaminados, é comum associar os sintomas às parasitoses do trato intestinal. Entretanto, é importante conhecer bem a relação dos parasitos com o ser humano, pois nem sempre a infecção tem relação com a alimentação, possibilitando assim a correta orientação dos pacientes.

Suponha que você é o(a) Nutricionista responsável técnico por uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Sua unidade tem como principal finalidade a preparação de refeições escolares. No último ano, você recebeu informações de um projeto de acompanhamento da saúde de crianças e adolescentes atendidas pela sua unidade. Nestas informações, além das características nutricionais, chamou sua atenção o índice elevado de adolescentes (maior que a média nacional) com sintomas como diarreia intermitente, muco e sangue nas fezes, anemia, perda de peso e até mesmo anorexia. Sintomas normalmente associados à má alimentação e má nutrição.

Com base nas informações, você suspeita que esses adolescentes possam ter algum tipo infecção ou intoxicação intestinal devido à alimentação. Analisando os alimentos fornecidos pela sua unidade, não foi possível identificar nenhum ponto de falha no preparo ou fornecimento de alimentos, que pudesse apresentar relação com os sintomas. A análise parasitológica dos ingredientes também não revelou qualquer tipo de contaminação. Analisando novamente os dados de saúde das crianças e adolescentes, você percebe que a maioria daqueles que apresentam os sintomas investigados relataram episódios de dermatite nos braços e pernas.

Com essa informação e sabendo que a cidade atendida possui muito lagos utilizados para a recreação, você pede que os alunos sejam avaliados para a presença de Schistosoma mansoni. O resultado dos exames mostra que praticamente todos os alunos examinados apresentavam esquistossomose já na fase crônica. Embora a doença constatada não apresente relação direta com os alimentos fornecidos, como o estado nutricional dos adolescentes foi prejudicado, você e sua equipe decidiram montar um material informativo sobre a Esquistossomose direcionada para os alunos atendidos.

Com base nos conhecimentos e estudos adquiridos no decorrer da Disciplina de Parasitologia, quais aspectos você considera relevantes para uma palestra de conscientização sobre a Esquistossomose? Quais medidas os alunos deveriam adotar para prevenir a contaminação com o Schsitosoma masoni? (Pergunta reflexiva).
Uma das áreas de atuação do nutricionista está relacionada diretamente com a Assistência e Educação Nutricional Individual e Coletiva, englobando desde a importância dos componentes da dieta alimentar até o cuidado e preparo dos alimentos. Neste aspecto, os profissionais devem conscientizar a população tanto para a importância da correta ingestão de alimentos quanto para fatores que possam interferir na absorção destes pelo corpo, como a ocorrência de parasitoses.
Com todas as informações expostas, é hora de agir! Nesta atividade, atuando como Nutricionista Coordenador da equipe da Unidade de Alimentação e Nutrição, você será o responsável por identificar os aspectos relevantes para a montagem do material de conscientização. Você deverá pensar na estrutura do material, abordando os conceitos essenciais para que os alunos possam conhecer a Esquistossomose e desenvolver os conhecimentos necessários para adotar práticas que previnam a contaminação pelo parasito. Para elaborar o seu material, você identificou que deverá pesquisar os seguintes tópicos a seguir (responda às questões nos campos indicados em seu Formulário Padrão do MAPA):

a) Descreva o que são trematódeos e aponte seu filo e classe. Explique sua relação com o Schistosoma mansoni.
b) Apresente as principais características da Esquistossomose, caracterizando principalmente a morfologia do parasito e seu ciclo de vida.
c) Cite e explique as fases da doença e comente sobre a patologia que se relaciona com os sintomas observados nos adolescentes examinados.
d) Cite e explique os procedimentos que os alunos poderiam adotar para evitar a Esquistossomose.

Instruções para realização da atividade:
- Para esta etapa da atividade o aluno deverá ler a Unidade 6 - Trematódeos Parasitos do Homem.
- Não se esqueça de responder à atividade no Formulário Padrão da atividade MAPA, localizado no material da disciplina.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

SAÚDE - FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA - ATIVIDADE 03 - 54/2023

ATIVIDADE 03 - SAÚDE - FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA - 54/2023 A doença de Alzheimer (DA) é responsável por 60-70% dos casos de demência em todo o mundo, com uma incidência global estimada de 24,3 milhões de casos. A DA é uma síndrome crônica que causa deterioração progressiva do sistema nervoso central (SNC), sendo característico de […]

Em uma empresa de móveis, um cliente encomenda um guarda-roupa nas dimensões 220 cm de altura, 120 cm de largura

Em uma empresa de móveis, um cliente encomenda um guarda-roupa nas dimensões 220 cm de altura, 120 cm de largura e 50 cm de profundidade. Alguns dias depois, o projetista, com o desenho elaborado na escala 1 : 8, entra em contato com o cliente para fazer sua apresentação. No momento da impressão, o profissional percebe que o desenho […]

Discorra (em até 20 linhas) sobre:

ATIVIDADE 1 - CCONT - CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - 51_2025   A Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) desempenha um papel fundamental na gestão dos recursos públicos, fornecendo informações essenciais para o controle patrimonial e a tomada de decisões. Considerando a complexidade da CASP e sua importância para a transparência e o controle […]

Uma torneira não foi fechada corretamente e ficou pingando, da meia-noite às seis horas da manhã, com a frequência de uma

Uma torneira não foi fechada corretamente e ficou pingando, da meia-noite às seis horas da manhã, com a frequência de uma gota a cada três segundos. Sabe-se que cada gota d’agua tem volume de 0,2 mL. Qual foi o valor mais aproximado do total de água desperdiçada nesse período, em litros? A) 0,2 B) 1,2 C) 1,4 […]

No final do século XIX, a vitivinicultura europeia sofreu uma das maiores crises da sua história, com forte impacto nas regiões produtoras

No final do século XIX, a vitivinicultura europeia sofreu uma das maiores crises da sua história, com forte impacto nas regiões produtoras mais renomadas da França, como Bordeaux e Champagne. Muitos produtores faliram e os preços dos vinhos subiram drasticamente, devido à queda expressiva na oferta. Essa crise foi causada por um inimigo minúsculo, porém […]

O tabelião de notas é profissional que garante a legalidade e a segurança jurídica dos atos, prevenindo litígios e facilitando o acesso aos direitos

O tabelião de notas é profissional que garante a legalidade e a segurança jurídica dos atos, prevenindo litígios e facilitando o acesso aos direitos. Esta atividade é regulamentada e fiscalizada pelo Poder Judiciário, assegurando a execução correta e confiável dos serviços notariais. Elaborado pela professora, 2024. Considerando as competências dos Tabelionatos de Notas, assinale a […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp