• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

NUT - MAPA - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
Você como nutricionista precisa estudar sobre alguns conceitos, para conhecer quais os tipos de abordagem precisa ter para uma educação nutricional de sucesso. Você conhece quais seriam esses conceitos?

Promover um campo comum de reflexão e orientação prática, no conjunto de iniciativas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) que tenham origem, principalmente, na ação pública, e que contemple os diversos setores vinculados ao processo de distribuição, abastecimento e consumo de alimentos. Nesse sentido, a EAN integrada a estratégias mais amplas para o desenvolvimento, poderá contribuir para melhorar a qualidade de vida da população.

Fonte: BEZERRA, José Arimatea Barro. Educação alimentar e nutricional: articulação de saberes. Fortaleza: Edições UFC, 2018.
A finalidade da educação é transmitir informações e comunicar, penetrando na história de vida do indivíduo, na inserção social e cultural, no universo de significados afetivos que dão sentido às práticas da educação.
Fonte: LEITE, M. M. J.; PRADO, C.; PERES, H. H. C. Educação em saúde: desafios para uma prática inovadora. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.
Você foi convidado a ser o Nutricionista integrante de uma equipe que vai desenvolver um projeto multidisciplinar em uma empresa privada de sua cidade. Neste projeto, vários profissionais da área da saúde, além do nutricionista, estarão desenvolvendo atividades, como o educador físico, fisioterapeuta, fonoaudióloga e médico, que vão identificar possíveis deficiências e dificuldades, montando um plano de ação com as necessidades encontradas.
No caso da nutrição, você terá que organizar e estruturar ações de educação alimentar e nutricional, que serão desenvolvidas com diferentes grupos de pessoas dessa empresa. Mas para isso ocorrer, você terá que estudar todas as etapas e pontos importantes para realizar essa educação em saúde, como por exemplo, as teorias pedagógicas, fatores do comportamento alimentar e pontos importantes para aconselhamento dietético.

Com base no conhecimento e estudo adquirido no decorrer da disciplina de Educação Alimentar e Nutricional, você consegue identificar quais as etapas e conceitos que você precisa aprofundar para realizar esse trabalho? E como poderá ser feito o aconselhamento dietético?

Depois das informações citadas acima, é hora de iniciarmos nosso projeto.

Você como Nutricionista contratado, indique quais pontos seriam importantes de serem estudados, para realizar uma atividade de educação alimentar e nutricional de sucesso?

1 - Pensando em processo de educação e comunicação em saúde, sugira alguns pontos que devem ser levados em consideração para que a teoria seja colocada da melhor forma e entendimento para o grupo citado.

2 - Você estudou as principais teorias pedagógicas para prática de educação. Devido a cognição ser de extrema importância quando pensamos em processo de aprendizagem, a teoria do estágio cognitivo de Piaget se torna importante para o processo de educação. Analisando os estágios dessa teoria, aponte qual deles seria imprescindível estudar para aplicar educação alimentar e nutricional no grupo de adultos dessa empresa, justificando sua resposta.

3 - Vamos para seu primeiro treinamento. Depois de ter aplicado um questionário para conhecer questões de hábitos alimentares do grupo a ser trabalhado, você encontrou relatos que alguns colaboradores pretendem fazer algumas mudanças em seu comportamento alimentar durante a aplicação do projeto, eles até descreveram que a forma que fazem atualmente pode trazer malefícios a saúde deles, mas ainda sentem alguns obstáculos para a mudança. Pensando no modelo transteórico, cite e explique por qual estágio de mudança esse grupo está passando.

4 - Agora, chegou o momento de relatar a equipe do projeto quais seriam suas intervenções com o grupo de colaboradores dessa empresa. Lembrando que os temas devem levar em consideração que temos grupo de adultos e idosos. Enumere 3 temas que você acha de grande relevância e realize o planejamento de 1 deles de forma detalhada utilizando o quadro abaixo. Utilize sua criatividade e o material extra para te auxiliar na construção desta ação.

Título da Atividade
Público-Alvo
Objetivo geral da Atividade
Materiais de Apoio necessários
Descrição da atividade

Para realizar esta atividade você deverá realizar a leitura das Unidades 1, 2, 3, 4 e 5 do livro pedagógico.
Para responder os itens apresentado, você deverá pesquisar e analisar a teoria do livro e utilizar os conhecimentos adquiridos que serão complementados com a reprodução das aulas conceituais e das aulas ao vivo. Apresente as respostas de forma sequencial no campo de respostas em seu Formulário Mapa disponível em Material da Disciplina, salvar no formato PDF conforme as instruções e anexar no campo de resposta da Atividade MAPA.
Material Complementar para respostas disponíveis na Sala do Café.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA SUB - BEDU - NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA - 52/2023

MAPA SUB - BEDU - NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA - 52/2023 ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE   - Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA SUB – NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA, que se encontra no Material da Disciplina. - Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor […]

Soneto VII Onde estou? Este sítio desconheço: Quem fez tão diferente aquele prado?

Soneto VII Onde estou? Este sítio desconheço: Quem fez tão diferente aquele prado? Tudo outra natureza tem tomado; E em contemplá-lo tímido esmoreço. Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço De estar a ela um dia reclinado: Ali em vale um monte está mudado: Quanto pode dos anos o progresso! Árvores aqui vi tão […]

A partir dos dados acima, calcule e apresente o Resultado Orçamentário do Município Norte PR e indique se ocorreu um superávit ou um déficit orçamentário.

3) Considere os seguintes dados do Município Norte PR: Receitas Correntes executadas: R$ 620.000,00; Receitas de Capital executadas: R$ 235.000,00; Despesas Correntes executadas: R$ 540.000,00; e Despesas de Capital executadas: R$ 100.000,00.   A partir dos dados acima, calcule e apresente o Resultado Orçamentário do Município Norte PR e indique se ocorreu um superávit ou […]

BEDU - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - BEDU - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 54/2023 (Adaptado - ENADE, 2017) Hoje, dada a falta de espaço, de tempo e em razão das influências midiáticas, as experiências de movimento das crianças restringem-se às advindas das mídias eletrônicas, principalmente da televisão. Com isso, pode-se dizer que as referências de brincadeiras e […]

A vegetação apresenta adaptações ao ambiente, como plantas arbóreas e arbustivas com raízes que se expandem

A vegetação apresenta adaptações ao ambiente, como plantas arbóreas e arbustivas com raízes que se expandem horizontalmente, permitindo forte ancoragem no substrato lamacento; raízes que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenação do substrato; folhas que têm glândulas para eliminar o excesso de sais; folhas que podem apresentar cutícula espessa para reduzir a perda […]

SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS - ATIVIDADE 3 - 54/2023

ATIVIDADE 3 - SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS - 54/2023 O diagrama trajeto passo, também conhecido como diagrama sequencial ou diagrama de sequência, é uma ferramenta gráfica amplamente utilizada na área de automação industrial, engenharia de controle e sistemas automatizados. Esse tipo de diagrama é essencial para representar de forma clara e visual a sequência de […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp