ATIVIDADE 03 - NUT - ELEMENTOS DA SAÚDE PÚBLICA - 54/2023
Nos últimos 20 anos, a América Latina tem passado por uma rápida transição epidemiológica e nutricional, caracterizada pelo aumento da prevalência do sobrepeso e obesidade, e a diminuição da desnutrição, devido a mudanças como industrialização, urbanização, sedentarismo e mudanças de hábitos alimentares (SILVA, 2017).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a obesidade como o acúmulo anormal ou excessivo de tecido adiposo que pode ocasionar prejuízos à saúde (WHO, 1997).
Segundo Ferriani et al. (2019), a obesidade atingiu proporções pandêmicas e está associada ao aumento da mortalidade por todas as causas, impactando de forma negativa na autoestima e qualidade de vida das pessoas afetadas.
Desse modo, o cuidado integral da pessoa com obesidade é um dos principais desafios na construção e desenvolvimento de ações efetivas (BRASIL, 2021).
Fonte: BRASIL. Instrutivo de Abordagem Coletiva para manejo da obesidade no SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2021.
FERRIANI, L. O. et al. Subestimativa de obesidade e sobrepeso a partir de medidas autorrelatadas na população geral: prevalência e proposta de modelos para correção. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, n. 6, 2019.
SILVA, B. L. As interfaces entre a gordofobia e a formação acadêmica em nutrição: uma problematização necessária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
UCHIDA, N. S. Elementos da Saúde Pública. Maringá: UniCesumar, 2023.
WHO. World Health Organization. Obesity. Preventing and managing the global epidemic. Report of a WHO. Consulation on obesity. Geneva: WHO; 1997.
Sabendo que a obesidade resulta de uma complexa interação entre diversos fatores, fale sobre os fatores macro e microdeterminantes sociais da obesidade e discuta com suas palavras como tais determinantes influenciam no ganho de peso.