• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior.

O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá

A) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem uma maior condutividade térmica que a de plástico.

B) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem inicialmente uma temperatura mais alta que a de alumínio.

C) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem uma maior capacidade térmica que a de alumínio.

D) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem um calor específico menor que a de plástico.

E) com a mesma rapidez nas duas bandejas, pois apresentarão a mesma variação de temperatura.

Solução

Após algumas horas no mesmo ambiente, a temperatura das bandejas tenderá a se equilibrar com a temperatura do ambiente, assim as bandejas terão a mesma temperatura final.

Entretanto, como o alumínio possui maior condutividade térmica, ao entrar em contato com as mãos do aluno, a bandeja deste material trocará calor com as mãos de forma mais rápida que a bandeja de plástico. Como as mãos estão em temperatura mais elevada do que o ambiente, as mãos perdem calor para a bandeja de alumínio mais rapidamente do que a bandeja de plástico, causando a sensação de que a bandeja de alumínio está mais fria.

Com o gelo, o mesmo fenômeno ocorre, tanto a bandeja de alumínio quanto a bandeja de plástico trocam calor com o gelo, entretanto, por sua maior condutividade térmica, a bandeja de alumínio transfere calor mais rapidamente que a bandeja de plástico, de modo que o gelo derreta mais rápido na bandeja de alumínio.

Alternativa A

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA SUB - BEDU - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 52/2023

MAPA SUB - BEDU - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 52/2023  Sabe-se que a Educação Física, enquanto produto histórico social, não possui uma única essência a priori, isto é, o campo da Educação Física foi/é moldado por homens históricos sobe circunstâncias históricas em determinados tempos/lugares históricos. Nesse processo de desenvolvimento, destaca-se que muitas foram as […]

GCOM - ATIVIDADE 1 - GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - 54/2023

Na condução dos negócios é extremamente importante que o gestor conheça as terminologias contábeis, pois as consequências da distorção quanto às nomenclaturas podem ser imensuravelmente graves no processo de tomada de decisão. Imagine, por exemplo, no caso da ocorrência de uma despesa e se essa for computada como um custo, alterando significantemente o lucro bruto […]

Considere a situação hipotética descrita a seguir: Em uma turma do Ensino Médio, a professora de Língua Portuguesa propôs um projeto interdisciplinar

Considere a situação hipotética descrita a seguir: Em uma turma do Ensino Médio, a professora de Língua Portuguesa propôs um projeto interdisciplinar sobre narrativas de vida. Os alunos foram incentivados a ouvir histórias de familiares, registrá-las e compartilhá-las com a turma. Durante as apresentações, a professora observou maior envolvimento emocional, respeito mútuo e empatia entre […]

Mais recentemente, a gripe espanhola, ocorrida logo após o fim das hostilidades da Primeira Guerra Mundial, no início do século XX, infectou 500 milhões de pessoas e levou

ATIVIDADE 1 - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina. O objetivo dessa atividade é que você faça uma análise sobre o Urbanismo, suas definições e distinções ao longo da história e sua evolução nas cidades até os dias atuais. Nessa atividade, […]

54/2023 - BANCO DE DADOS - ATIVIDADE 1

Sabemos que a Linguem SQL é um padrão estabelecido para a interação do usuário e aplicações com o SGBD. Entretanto, as empresas que os desenvolvem não seguem o padrão à risca, existindo diferenças entre fabricantes. Ou seja, uma instrução executada no MySQL pode não ser reconhecida como válida no PostgreSQL. Em relação aos tipos de […]

4. Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos.

ATIVIDADE 1 - SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS - 51_2025 Na abordagem educacional, o processo de aprendizagem é visto como uma jornada colaborativa, onde os professores servem de guias e os colegas de classe como companheiros de exploração. O aluno, nesse contexto, é incentivado a ser um pesquisador ativo, um debatedor de ideias e um […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp