• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Nos estados, entretanto, se instalavam as oligarquias, de cujo perigo já nos advertia Saint-Hilaire, e sob o disfarce do que se chamou “a

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Nos estados, entretanto, se instalavam as oligarquias, de cujo perigo já nos advertia Saint-Hilaire, e sob o disfarce do que se chamou “a política dos governadores”. Em círculos concêntricos esse sistema vem cumular no próprio poder central que é o sol do nosso sistema.

PRADO, P. Retrato do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.

A crítica presente no texto remete ao acordo que fundamentou o regime republicano brasileiro durante as três primeiras décadas do século XX e fortaleceu o(a):

A) poder militar, enquanto fiador da ordem econômica.

B) presidencialismo, com o objetivo de limitar o poder dos coronéis.

C) domínio de grupos regionais sobre a ordem federativa.

D) intervenção nos estados, autorizada pelas normas constitucionais.

E) isonomia do governo federal no tratamento das disputas locais.

Solução

O texto critica o sistema político da época, conhecido como “política dos governadores”, que favorecia o controle de grupos regionais sobre a ordem federativa e a concentração de poder em mãos locais, enfraquecendo a autoridade central. Assim, a crítica remete ao fortalecimento do domínio regional em detrimento da integração nacional e do equilíbrio federal.

Alternativa C

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

EDUESP - ATIVIDADE 1 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 54/2023

A efetivação da inclusão, em 1996, se dá com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sendo seu capítulo V dedicado à Educação Especial. Segundo o Art. 58 desta Lei, “entende-se por Educação Especial, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais” (BRASIL, […]

Entre todos os níveis de ensino, os anos iniciais são aqueles que podem representar um desafio maior, quando pensamos no trabalho com os conteúdos

Entre todos os níveis de ensino, os anos iniciais são aqueles que podem representar um desafio maior, quando pensamos no trabalho com os conteúdos escolares, em especial os conhecimentos estatísticos, tendo em vista que este é o momento em que as crianças, naturalmente, questionam sobre tudo ao seu redor, período este das descobertas e curiosidades. […]

2. Assista às aulas conceituais da disciplina.

MAPA - ANÁLISE E PROJETO ORIENTADO A OBJETOS - 51_2025 Olá, estudante! Essa é nossa atividade MAPA. Os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, torna-se efetivo relacionar o que se aprende com situações reais. Nessa atividade, convido você a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a […]

PED - ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 54/2023

Há uma razão que deve imperar sobre a fé? Para o pensamento ocidental sim. O que diferenciou a educação na civilização que se constitui na Europa, herdeira do pensamento grego e romano, mas ligada as tradições culturais cristãs, é o poder da ciência e da lógica racional. Durante a Idade Média (Séculos V a XIV), […]

Assista ao vídeo intitulado “Minha escola - relatos de pessoas surdas sobre a Educação Básica”: https://www.youtube.com/watch?v=w78rbYexzh8

ATIVIDADE 1 - LIBRAS - 51_2025   O foco central da disciplina de Libras é a abordagem da inclusão dos surdos. Durante nossos estudos, destacamos a importância de considerar essa inclusão em múltiplos contextos sociais, incluindo educação, emprego, entretenimento, esportes e mais. Para enriquecer sua compreensão sobre esse tema, recomendamos que você assista ao vídeo […]

O homem primitivo sentia a necessidade de se expressar, de se comunicar, e como ele ainda não possuía uma linguagem falada estruturada e estava longe de iniciar o treino da

O homem primitivo sentia a necessidade de se expressar, de se comunicar, e como ele ainda não possuía uma linguagem falada estruturada e estava longe de iniciar o treino da escrita, a Arte surgiu para suprir essa necessidade. Logo, os homens primitivos pintavam, esculpiam, dançavam e faziam música.   CAVINI, Maristella. História da Música Ocidental […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp