• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

No Ensino Médio, esse entendimento é aprofundado, ao afirmar que o ensino da Matemática deve possibilitar aos estudantes a percepção da disciplina “como produto da

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

No Ensino Médio, esse entendimento é aprofundado, ao afirmar que o ensino da Matemática deve possibilitar aos estudantes a percepção da disciplina “como produto da atividade humana e elemento fundamental para compreender e intervir no mundo” (BNCC, 2018, p. 564). Nesse sentido, a inclusão da História da Matemática no ensino não é apenas um recurso didático, mas uma estratégia que valoriza a diversidade cultural, promove o pensamento crítico e humaniza a aprendizagem.

 

Conhecer as contribuições matemáticas das civilizações antigas permite compreender os caminhos que levaram à construção dos conceitos que utilizamos hoje, reforçando o papel do professor como mediador entre o passado e o presente do conhecimento. Essa compreensão é essencial para a formação docente e para a construção de aulas mais envolventes, interdisciplinares e culturalmente ricas.

 

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018.

 

Objetivo:

Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão crítica e prática sobre o papel da História da Matemática na formação docente.

 

O que você deve fazer:

Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.).

Para cada civilização, identifique um conceito ou prática matemática desenvolvido por ela (ex: sistema numérico, geometria prática, resolução de equações, calendário, álgebra primitiva...).

Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em fontes científicas confiáveis (livros, artigos da SciELO, Google Scholar), redija um texto dissertativo estruturado (introdução, desenvolvimento e conclusão) de 20 a 30 linhas respondendo aos seguintes pontos, sem ser no formato de tópicos.

 

- Introdução: apresente brevemente a importância da História da Matemática na formação de professores.

- Desenvolvimento: descreva as contribuições matemáticas de duas civilizações antigas, contextualizando historicamente.

- Explique como esses conceitos evoluíram até aparecerem na Matemática moderna ou escolar.

- Analise como a abordagem histórica pode enriquecer o ensino, citando pelo menos uma possibilidade prática de aplicação em sala de aula (ex: uma proposta de atividade, discussão, contextualização etc.).

- Conclusão: reflita sobre os benefícios e os limites de integrar a História da Matemática nas aulas hoje.

- Aponte o que essa perspectiva agrega à sua formação como educador.

 

Formato da resposta:

Texto entre 20 e 30 linhas, com estrutura argumentativa.

Linguagem formal, clara e objetiva.

Uso de citações e referências bibliográficas conforme as normas ABNT.

Pode usar o material da disciplina, livros e artigos científicos.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia,

Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. […] Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem […]

RH - PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRAS - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - RH - PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRAS - 54/2023 O primeiro aspecto que você deve considerar é que o sucesso na implementação de um plano de cargos e salários eficaz passa necessariamente pela execução de uma ótima descrição e especificação dos cargos que a organização possui. Isto é, “As descrições e […]

PED - MAPA - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - 54/2023

Toda organização escolar tem suas dificuldades, e o trabalho em conjunto (direção, equipe pedagógica, professores, funcionários e alunos) pode direcionar o caminho que a escola vai seguir. A instituição deve ser vista não como um ambiente exclusivo, autoritário, que não discute as questões reais que acontecem diariamente na sociedade; muito pelo contrário, quando o espaço […]

O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025   O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui […]

Considere o caso hipotético a seguir: Em uma formação continuada promovida por uma rede municipal de ensino, professores do Ensino

Considere o caso hipotético a seguir: Em uma formação continuada promovida por uma rede municipal de ensino, professores do Ensino Fundamental analisaram as competências gerais da BNCC. Durante os debates, destacaram que o desenvolvimento das competências socioemocionais, como a empatia e a responsabilidade, não é responsabilidade exclusiva de disciplinas específicas, mas deve ser promovido de […]

A charge, datada de 1910, ao retratar a implantação da rede telefônica no Brasil, indica que esta

A charge, datada de 1910, ao retratar a implantação da rede telefônica no Brasil, indica que esta A) permitiria aos índios se apropriarem da telefonia móvel. B) ampliaria o contato entre a diversidade de povos indígenas. C) faria a comunicação sem ruídos entre grupos sociais distintos. D) restringiria a sua área de atendimento aos estados […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp