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Na cidade de Vila Esperança, a escola municipal “Aprender e Crescer” enfrenta um dilema com a matrícula de alunos no Ensino Fundamental.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
Na cidade de Vila Esperança, a escola municipal “Aprender e Crescer” enfrenta um dilema com a matrícula
de alunos no Ensino Fundamental. Dona Lúcia, mãe de Gabriel, acredita que seu filho, de 6 anos, ainda não
está pronto para ingressar no 1o ano, preferindo que ele fique mais um ano na Educação Infantil. Enquanto
isso, o professor João, que leciona no Ensino Fundamental – Anos Finais, percebe que muitos alunos
chegam ao 6o ano com dificuldades em leitura e escrita, levantando um debate entre os educadores sobre
os desafios do ensino e a importância da continuidade no aprendizado. Durante uma reunião pedagógica, a
diretora da escola, professora Marta, relembra a equipe sobre as diretrizes estabelecidas pela LDBEN,
explicando a estrutura e os objetivos do Ensino Fundamental. Diante disso, os professores passam a discutir
a obrigatoriedade da matrícula, a duração do ensino e como o currículo pode ser adaptado às necessidades
regionais.
Elaborado pela professora, 2025.
Diante do estudo de caso apresentado acima, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. O Ensino Fundamental tem duração de nove anos e é uma etapa obrigatória da Educação Básica,
conforme estabelecido pela LDBEN.
II. O Ensino Fundamental é dividido em anos iniciais (1o ao 5o ano) e anos finais (6o ao 9o ano), atendendo
alunos de 6 a 14 anos, neste caso, Gabriel deverá ser matriculado obrigatoriamente no primeiro ano do
Ensino Fundamental.
III. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define diretrizes para o Ensino Fundamental, mas os Estados e
Municípios podem complementar o currículo com conteúdos regionais.
IV. O principal objetivo do Ensino Fundamental é apenas garantir a alfabetização e o letramento, sem
necessidade de desenvolver outras competências cognitivas e sociais.
É correto o que se afirmar em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
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