• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO NOVO TESTAMENTO - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO NOVO TESTAMENTO - 51_2025

 

Elaboração de um estudo Bíblico Na atividade ministerial, a elaboração de sermões e estudos é um dos principais desafios. Por exemplo, sem pesquisa, estudo e preparo, a mensagem fica reduzida, geralmente, a poucas ideias e, mesmo que haja experiência, a falta de preparo dificulta o processo de transmissão e edificação da comunidade. Um dos principais problemas é a redundância. Ela ocorre quando faltam argumentos, pela repetição de conteúdos, exemplos e interpretações. Para quem ensina ou prega, às vezes, isso não é um problema, mas para quem ministra mais de uma vez por semana, pode ser bem complicado e comprometer o ministério.

 

Por isso, o estudo cuidadoso, por mais difícil e trabalhoso que seja. No caso da Bíblia, há diversos dificultadores: o tempo, a cultura, a história, a língua, as teologias. Não é um livro qualquer, possui uma dimensão dialógica e complexa que permite aprofundamento na interpretação que transcendem muitas vezes a lógica e rompem com paradigmas. Isso não significa que só pode ser interpretado na academia, pelo contrário, é possível que alguns conhecimentos só sejam realmente aprendidos na simplicidade, entre o povo.

 

Assim, a proposta das disciplinas de Bíblia não é formar pregadores, mas estudiosos do texto, pessoas interessadas em aprofundar na interpretação e colocar a Bíblia para dialogar com a sociedade contemporânea. Isso não é possível sem pesquisa e estudo.

 

O método que usamos é o sêmiodiscursivo proposto pelo professor Zabatiero. É um método considerado novo, cujo foco é fundamentalmente no texto, pela compreensão de que o texto é suficiente para a interpretação, tendo a história e a cultura, apenas papéis secundários de auxiliar na compreensão, pois o principal se dá no diálogo.

 

Não é uma atividade dificil, mas é trabalhosa. Por isso, é ideal que no ministério possamos retirar um tempo para estudo da palavra, um tempo para o estudo e meditação. A correria da atualidade tem prejudicado essa atividade de parar e meditar sobre a passagem para entendê-la melhor. E não importa o quanto você pense que conhece, com certeza há muitas dimensões e perspectivas a serem refletidas. Essa prática é fundamental para o conhecimento de Deus e sua vontade. Assim, para esse Mapa, você vai desenvolver um estudo bíblico a partir do método "semio-discursivo", como foi exemplificado nas unidades do livro da disciplina. A metodologia que usaremos, embora pouco conhecida das igrejas, tem grande potencial revelador para análise do conteúdo.

 

Fonte: adaptado de: ZABATIERO, J. P. T. M. Métodos de Estudos Bíblicos no Novo Testamento. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Unidade I.

 

Texto para o estudo: Romanos 4:5

 

"Mas, ao que não trabalha, porém, crê naquele que justifica o impio, a sua fé lhe é atribuída como justiça." (Versão ARA). "τῷ δὲ μὴ ἐργαζομένω, πιστεύοντι δὲ ἐπὶ τὸν δικαιοῦντα τὸν ἀσεβῆ, λογίζεται ἡ πίστις αὐτοῦ εἰς δικαιοσύνην" (ΝΑ27).

 

Para elaboração desse MAPA siga o roteiro, respondendo às seguintes etapas:

 

  1. Texto 

Leia o texto e faça uma tradução do grego. (Faça uma tradução provisória do texto, pode usar o app disponível on-line, na Bíblia interlinear página

https://search.nepebrasil.org/.

Após a tradução, explique o sentido dos termos no grego:

πιστεύοντι (crê - ARA). O termo fé tem dois significados, destacar o tipo que texto está tratando.

δικαιοσύνην (justiça - ARA).

 

  1. Estrutura (Analisar a estrutura da perícope).
  2. a) Gêneros literários - Identificar, poesia, prosa, retórica grega, hebraísmos
  3. b) Delimitação? - Início e Fim do período (justifique)
  4. c) Segmentação - Separação do período estudado em ideias (frases).
  5. d) Estilo Característica específica do texto em relação ao todo do autor.
  6. d) Estrutura - Disposição do texto: Linear, paralelos, diatribe.

 

  1. Análise Espaço-Tempo. (só do Segmento em que está o verso) 

Para essa análise pede-se que seja apresentada uma tabela com três colunas desmontando o texto e separando os elementos da perícope: Quem? (pessoas, agentes); faz? (ações, verbos); O que/para que/para quem? (complementos). Após o desmonte o texto nas colunas, faça uma análise diacrônica (por colunas, comparando e relacionando os itens de cada coluna). Ao término, proponha um parágrafo identificando personagens principais; as relações entre os verbos para delimitar o sentido semântico; e as relações entre os complementos.

 

  1. Análise Teológica - Incluir a resposta elaborada na Atividade 1

 

  1. Aplicação - Análise Sociológica e Missional

Para conclusão o texto proponha uma aplicação destacando: 

  1. a) Realidade Psicossocial (relações subjetivas emoções e sentimentos; e sociais propostas no texto)
  2. b) Missional (aplicação prática a partir de orientação para missão)
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Considere o caso hipotético a seguir: Em uma formação continuada promovida por uma rede municipal de ensino, professores do Ensino

Considere o caso hipotético a seguir: Em uma formação continuada promovida por uma rede municipal de ensino, professores do Ensino Fundamental analisaram as competências gerais da BNCC. Durante os debates, destacaram que o desenvolvimento das competências socioemocionais, como a empatia e a responsabilidade, não é responsabilidade exclusiva de disciplinas específicas, mas deve ser promovido de […]

MAPA – ECO – CONTABILIDADE SOCIAL – 52/2023

Olá, estudante! Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos apreendidos na nossa disciplina! Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber: Passo 1: ler atentamente o texto de apoio. Passo 2: considerar a situação-problema da atividade. Passo 3: realizar e enviar a atividade solicitada. PRIMEIRA ETAPA: leitura do texto de apoio […]

Nesse sentido, para a composição desta atividade, em um texto de 10 a 20 linhas, considerando as discussões sobre a postura ética e as possibilidades de atuação do

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 51_2025   Extraordinário é um filme baseado no livro de R. J. Palacio. Ele conta a história de August Pullman, um menino que nasceu com síndrome de Treacher Collins (TCS), também conhecida como síndrome de Treacher Collins-Franceschetti ou disostose mandíbulo-facial, uma deformidade […]

É importante falarmos que as escrituras públicas podem ser lavradas pelo tabelião de notas ou por um preposto instituído pelo tabelião

É importante falarmos que as escrituras públicas podem ser lavradas pelo tabelião de notas ou por um preposto instituído pelo tabelião, que é um dos seus empregados. No entanto, ele deve necessariamente ser um especialista que possui prática notarial. Todavia, fica a observação que qualquer escritura elaborada por um preposto deverá ser assinada por ele […]

Situação C: a atividade compreende a zona do meio-campo e parte da zona de ataque. Em situação de contra-ataque com superioridade numérica (3 atletas no ataque contra 2

ATIVIDADE 1 - BEDU - FUTSAL E FUTEBOL - 51_2025 Quando pensamos no processo de treinamento esportivo, podemos considerar 3 abordagens principais: Analítica, Situacional ou Global. O processo de treinamento analítico foca em tarefas isoladas e específicas, permitindo uma prática detalhada e controlada de habilidades técnicas. Já o treinamento situacional compreende ações dentro de contextos […]

MKT - INTELIGÊNCIA DE MERCADO - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - MKT - INTELIGÊNCIA DE MERCADO - 54/2023 Para o desenvolvimento da Atividade 1, o ideal é que você assista ao estudo de caso da disciplina de Inteligência de Mercado, este é o primeiro passo para essa atividade!   No estudo de caso, vimos três cases de sucesso a respeito de como a […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp