MAPA - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO NOVO TESTAMENTO - 51_2025
Elaboração de um estudo Bíblico Na atividade ministerial, a elaboração de sermões e estudos é um dos principais desafios. Por exemplo, sem pesquisa, estudo e preparo, a mensagem fica reduzida, geralmente, a poucas ideias e, mesmo que haja experiência, a falta de preparo dificulta o processo de transmissão e edificação da comunidade. Um dos principais problemas é a redundância. Ela ocorre quando faltam argumentos, pela repetição de conteúdos, exemplos e interpretações. Para quem ensina ou prega, às vezes, isso não é um problema, mas para quem ministra mais de uma vez por semana, pode ser bem complicado e comprometer o ministério.
Por isso, o estudo cuidadoso, por mais difícil e trabalhoso que seja. No caso da Bíblia, há diversos dificultadores: o tempo, a cultura, a história, a língua, as teologias. Não é um livro qualquer, possui uma dimensão dialógica e complexa que permite aprofundamento na interpretação que transcendem muitas vezes a lógica e rompem com paradigmas. Isso não significa que só pode ser interpretado na academia, pelo contrário, é possível que alguns conhecimentos só sejam realmente aprendidos na simplicidade, entre o povo.
Assim, a proposta das disciplinas de Bíblia não é formar pregadores, mas estudiosos do texto, pessoas interessadas em aprofundar na interpretação e colocar a Bíblia para dialogar com a sociedade contemporânea. Isso não é possível sem pesquisa e estudo.
O método que usamos é o sêmiodiscursivo proposto pelo professor Zabatiero. É um método considerado novo, cujo foco é fundamentalmente no texto, pela compreensão de que o texto é suficiente para a interpretação, tendo a história e a cultura, apenas papéis secundários de auxiliar na compreensão, pois o principal se dá no diálogo.
Não é uma atividade dificil, mas é trabalhosa. Por isso, é ideal que no ministério possamos retirar um tempo para estudo da palavra, um tempo para o estudo e meditação. A correria da atualidade tem prejudicado essa atividade de parar e meditar sobre a passagem para entendê-la melhor. E não importa o quanto você pense que conhece, com certeza há muitas dimensões e perspectivas a serem refletidas. Essa prática é fundamental para o conhecimento de Deus e sua vontade. Assim, para esse Mapa, você vai desenvolver um estudo bíblico a partir do método "semio-discursivo", como foi exemplificado nas unidades do livro da disciplina. A metodologia que usaremos, embora pouco conhecida das igrejas, tem grande potencial revelador para análise do conteúdo.
Fonte: adaptado de: ZABATIERO, J. P. T. M. Métodos de Estudos Bíblicos no Novo Testamento. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Unidade I.
Texto para o estudo: Romanos 4:5
"Mas, ao que não trabalha, porém, crê naquele que justifica o impio, a sua fé lhe é atribuída como justiça." (Versão ARA). "τῷ δὲ μὴ ἐργαζομένω, πιστεύοντι δὲ ἐπὶ τὸν δικαιοῦντα τὸν ἀσεβῆ, λογίζεται ἡ πίστις αὐτοῦ εἰς δικαιοσύνην" (ΝΑ27).
Para elaboração desse MAPA siga o roteiro, respondendo às seguintes etapas:
- Texto
Leia o texto e faça uma tradução do grego. (Faça uma tradução provisória do texto, pode usar o app disponível on-line, na Bíblia interlinear página
https://search.nepebrasil.org/.
Após a tradução, explique o sentido dos termos no grego:
πιστεύοντι (crê - ARA). O termo fé tem dois significados, destacar o tipo que texto está tratando.
δικαιοσύνην (justiça - ARA).
- Estrutura (Analisar a estrutura da perícope).
- a) Gêneros literários - Identificar, poesia, prosa, retórica grega, hebraísmos
- b) Delimitação? - Início e Fim do período (justifique)
- c) Segmentação - Separação do período estudado em ideias (frases).
- d) Estilo Característica específica do texto em relação ao todo do autor.
- d) Estrutura - Disposição do texto: Linear, paralelos, diatribe.
- Análise Espaço-Tempo. (só do Segmento em que está o verso)
Para essa análise pede-se que seja apresentada uma tabela com três colunas desmontando o texto e separando os elementos da perícope: Quem? (pessoas, agentes); faz? (ações, verbos); O que/para que/para quem? (complementos). Após o desmonte o texto nas colunas, faça uma análise diacrônica (por colunas, comparando e relacionando os itens de cada coluna). Ao término, proponha um parágrafo identificando personagens principais; as relações entre os verbos para delimitar o sentido semântico; e as relações entre os complementos.
- Análise Teológica - Incluir a resposta elaborada na Atividade 1
- Aplicação - Análise Sociológica e Missional
Para conclusão o texto proponha uma aplicação destacando:
- a) Realidade Psicossocial (relações subjetivas emoções e sentimentos; e sociais propostas no texto)
- b) Missional (aplicação prática a partir de orientação para missão)