• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS CLÍNICAS E INSTITUCIONAIS - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS CLÍNICAS E INSTITUCIONAIS - 51_2025

 

Leia os trechos a seguir:

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado: “[...] um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Desatenção e desorganização envolvem incapacidade de permanecer em uma tarefa, aparência de não ouvir e perda de materiais em níveis inconsistentes com a idade ou o nível de desenvolvimento. Hiperatividade-impulsividade implicam atividade excessiva, inquietação, incapacidade de permanecer sentado, intromissão em atividades de outros e incapacidade de aguardar – sintomas que são excessivos para a idade ou o nível de desenvolvimento (Machado et al., 2014, p. 32).

Fonte: MACHADO, J.D. et al. Manual diagnóstico e estatísticos de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.


Em relação ao processo de ensino e aprendizagem, Barkley (2002) relata no contexto escolar são observáveis algumas características que compõem critérios clínicos operacionais, dentre eles: dificuldade de prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares e de trabalho; dificuldade para manter a atenção em tarefas ou instruções e não terminar tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais; mudar constantemente de uma atividade para outra sem terminar nenhuma; dificuldade em organizar tarefas; evitar ou relutar em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante; demonstrar suplicio na realização dos deveres de casa, somente conseguindo realizar aos poucos, interrompendo seguidamente o trabalho; fuga de brincadeiras que exijam muita concentração; perder coisas necessárias para tarefas ou atividades; ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa e apresentar esquecimentos em atividades diárias (BARKLEY, 2002, p. 7).

Fonte: BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDA/H. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2002.


Diante do exposto, levando em consideração as características específicas do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com TDAH sua tarefa nessa atividade MAPA será propor ações e estratégias que atendam à dois dos seis objetivos de intervenção psicopedagógica institucional proposta por Porto (2011), que consta na página 103 da Unidade IV do livro didático. Para isso, você deverá elaborar um texto entre 20 e 30 linhas que apresente todas as informações a seguir:

a. Identifique e cite os 6 (seis) objetivos propostos por Porto (2011).
b. Selecione dois objetivos.
c. Para cada objetivo, proponha uma ação ou estratégia que atenda ao objetivo selecionado e justifique como a ação ou estratégia proposta potencializará o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com TDAH. Fundamente teoricamente a sua resposta com citações, seguindo as normas da ABNT.

ATENÇÃO:

* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo, realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o envio.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.
* Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas, portanto atente-se à necessidade de apresentar as referências utilizadas.
* Acesse a Sala do Café, pois nela foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no Fórum momento tira-dúvidas do mapa.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Essa campanha se destaca pela maneira como utiliza a linguagem para conscientizar a sociedade da necessidade de se acabar com

Essa campanha se destaca pela maneira como utiliza a linguagem para conscientizar a sociedade da necessidade de se acabar com o bullying. Tal estratégia está centrada no(a) A) chamamento de diferentes atores sociais pelo uso recorrente de estruturas injuntivas. B) variedade linguística caracterizadora do português europeu. C) restrição a um grupo específico de vítimas ao apresentar marcas […]

Diante deste contexto, e compreendendo a importância de aproximação entre a área educacional, pais/responsáveis e sociedade, imagine-se como um profissional atuante em

Diante deste contexto, e compreendendo a importância de aproximação entre a área educacional, pais/responsáveis e sociedade, imagine-se como um profissional atuante em uma escola e membro de projeto voltado a adolescentes sobre combate à violência. O projeto em questão tem como principais objetivos:   (1) Fomentar pensamento crítico e relações interpessoais positivas entre os alunos. […]

TEXTO I Mais de 50 mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015.

TEXTO I Mais de 50 mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015. Budapeste lançou os “trabalhos preparatórios” para a construção de um muro de quatro metros de altura e 175 km ao longo de sua fronteira com a Sérvia, informou o ministro húngaro das Relações Exteriores. “Uma resposta comum da […]

GAMB - GESTÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - GAMB - GESTÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS - 54/2023 O gestor ambiental é um profissional de suma importância. Ele atua atento ao bom uso dos recursos naturais e desenvolve maneiras de reduzir os impactos ambientais produzidos pelas atividades das empresas no meio ambiente. A profissão surgiu devido à crescente preocupação de ambientalistas com […]

Como as tabelas, os gráficos também devem conter, obrigatoriamente, um _________________ que nos mostra o assunto ao qual ele se refere

Como as tabelas, os gráficos também devem conter, obrigatoriamente, um _________________ que nos mostra o assunto ao qual ele se refere, uma _________________ que indique a origem dos dados, ou seja, de onde eles foram coletados, não esquecendo de nomear os ____________, vertical e horizontal, que o compõem. Em alguns casos, podemos utilizar ___________ e […]

Desafios e Frustrações Apesar das motivações apresentadas, tanto os assistentes sociais quanto os jovens enfrentaram desafios que levaram a momentos de frustração:

ATIVIDADE 1 - SER - MOTIVAÇÃO DE INDIVIDUOS E GRUPOS DE TRABALHO - 51_2025 Estudo de Caso: A Motivação Humana no Campo do Serviço Social A motivação humana é um aspecto fundamental na atuação do assistente social, uma vez que as intervenções sociais frequentemente dependem da disposição e do engajamento dos profissionais e dos beneficiários. […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp