• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS CLÍNICAS E INSTITUCIONAIS - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS CLÍNICAS E INSTITUCIONAIS - 51_2025

 

Leia os trechos a seguir:

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado: “[...] um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Desatenção e desorganização envolvem incapacidade de permanecer em uma tarefa, aparência de não ouvir e perda de materiais em níveis inconsistentes com a idade ou o nível de desenvolvimento. Hiperatividade-impulsividade implicam atividade excessiva, inquietação, incapacidade de permanecer sentado, intromissão em atividades de outros e incapacidade de aguardar – sintomas que são excessivos para a idade ou o nível de desenvolvimento (Machado et al., 2014, p. 32).

Fonte: MACHADO, J.D. et al. Manual diagnóstico e estatísticos de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.


Em relação ao processo de ensino e aprendizagem, Barkley (2002) relata no contexto escolar são observáveis algumas características que compõem critérios clínicos operacionais, dentre eles: dificuldade de prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares e de trabalho; dificuldade para manter a atenção em tarefas ou instruções e não terminar tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais; mudar constantemente de uma atividade para outra sem terminar nenhuma; dificuldade em organizar tarefas; evitar ou relutar em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante; demonstrar suplicio na realização dos deveres de casa, somente conseguindo realizar aos poucos, interrompendo seguidamente o trabalho; fuga de brincadeiras que exijam muita concentração; perder coisas necessárias para tarefas ou atividades; ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa e apresentar esquecimentos em atividades diárias (BARKLEY, 2002, p. 7).

Fonte: BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDA/H. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2002.


Diante do exposto, levando em consideração as características específicas do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com TDAH sua tarefa nessa atividade MAPA será propor ações e estratégias que atendam à dois dos seis objetivos de intervenção psicopedagógica institucional proposta por Porto (2011), que consta na página 103 da Unidade IV do livro didático. Para isso, você deverá elaborar um texto entre 20 e 30 linhas que apresente todas as informações a seguir:

a. Identifique e cite os 6 (seis) objetivos propostos por Porto (2011).
b. Selecione dois objetivos.
c. Para cada objetivo, proponha uma ação ou estratégia que atenda ao objetivo selecionado e justifique como a ação ou estratégia proposta potencializará o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com TDAH. Fundamente teoricamente a sua resposta com citações, seguindo as normas da ABNT.

ATENÇÃO:

* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo, realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o envio.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.
* Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas, portanto atente-se à necessidade de apresentar as referências utilizadas.
* Acesse a Sala do Café, pois nela foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no Fórum momento tira-dúvidas do mapa.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Viveiros de lagostas são construídos, por cooperativas locais de pescadores, em formato de prismas reto-retangulares

Viveiros de lagostas são construídos, por cooperativas locais de pescadores, em formato de prismas reto-retangulares, fixados ao solo e com telas flexíveis de mesma altura, capazes de suportar a corrosão marinha. Para cada viveiro a ser construído, a cooperativa utiliza integralmente 100 metros lineares dessa tela, que é usada apenas nas laterais. Quais devem ser os […]

Originária da região de Bordeaux, na França, a uva Carmenère quase desapareceu após a devastação causada pela filoxera.

Originária da região de Bordeaux, na França, a uva Carmenère quase desapareceu após a devastação causada pela filoxera. Durante décadas, pensou-se que essa variedade estava extinta, até que, nos anos 1990, enólogos fizeram uma descoberta surpreendente que redefiniu o cenário da vitivinicultura no Novo Mundo. Fonte: GALHEIRA, W. M. Enogastronomia e Bebidas. Maringá. Unicesumar, 2015. […]

GH - MAPA - SAÚDE COLETIVA - 54/2023

Olá, querido(a) estudante.A atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem).Para a realização da atividade, leia case a seguir: Promoção da Saúde Coletiva no Brasil: Um Olhar sobre Diferentes Grupos No cenário da saúde coletiva no Brasil, diversas políticas foram implementadas para atender às necessidades específicas de diferentes grupos da população. Vamos […]

A produção de vinhos brancos requer atenção redobrada ao ponto ideal de maturação das uvas. Isso porque a colheita tardia pode provocar

A produção de vinhos brancos requer atenção redobrada ao ponto ideal de maturação das uvas. Isso porque a colheita tardia pode provocar desequilíbrios na composição do mosto, afetando características fundamentais como acidez, frescor e harmonia do vinho. Com o avanço da maturação, alterações químicas naturais reduzem a acidez, aumentam o teor de açúcares e interferem […]

54/2023 - CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA - MAPA

Atividade MAPA - Conversão Eletromecânica de Energia 54/2023 1) A conservação de energia é um princípio fundamental da física que afirma que a energia total de um sistema isolado permanece constante ao longo do tempo, desde que nenhuma energia seja adicionada ou retirada do sistema. Isso se aplica a uma ampla gama de situações e […]

Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu às três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava na vigia viu uma luz às

Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu às três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava na vigia viu uma luz às duas da manhã saindo de uma casa vazia. Quando se aproximou, encontrou a porta aberta e, na sala da frente, o corpo de um cavalheiro bem vestido. Os cartões que estavam […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp