• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA – PRINCÍPIOS DE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

M.A.P.A. – PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO

 

Seja bem-vindo(a), engenheiro(a)!

Este M.A.P.A. estará dividido em três fases. Cada uma das fases você será estimulado a responder as perguntas feitas baseando-se nos conteúdos abordados nas aulas e interpretação das situações problemas apresentados.

 

ATENÇÃO! Este M.A.P.A. é INDIVIDUAL! Porém, você poderá discutir com seus colegas, sobre as soluções encontradas e qual seria a mais adequada do ponto de vista da engenharia, ou seja, custo-benefício. Você reparou que as palavras custo e benefício, estão acopladas? Assim ambas devem ser tratadas, sempre juntas para chegar na melhor solução.

Esta disciplina tem o objetivo de apresentar as principais técnicas de comunicação aplicadas comercialmente e seus princípios, possibilitando ao engenheiro reconhecer as soluções a serem implementadas nos futuros desafios que encontrarão em sua vida profissional e que necessitem de troca de informações entre pontos distintos. Mesmo que o engenheiro não venha a trabalhar dedicado a sistemas de comunicação, é praticamente certo que o seu trabalho envolva ou dependa disto, sendo de suma importância a capacitação para determinar a melhor solução a ser utilizada.

As suas tarefas neste M.A.P.A. serão:

✓ Determinação da faixa de frequência de um sinal a partir do seu comprimento de onda;

✓ Cálculo de enlace;

✓ Redes ópticas, PON e DWDM.

Aproveite esse momento de pandemia e faça o melhor que puder de onde estiver!

Bom trabalho!

Prof. Flávio Pedroso

 

PRIMEIRA TAREFA: DETERMINAÇÃO DA FAIXA DE FREQUÊNCIA

 

Existe uma classificação padrão para as ondas de rádio, separando-as em bandas, algumas delas são mais comumente ouvidas, como VHF, AM e FM, já outras são mais incomuns, com VLH, SHF e EHF. Estas variações são feitas de acordo com as suas respectivas frequências. Sinais de frequências mais elevadas possuem menor alcance, porém maior capacidade de transmissão. Já frequências menores têm a capacidade de chegar mais longe, mas com um baixo poder de transmissão. Sempre é necessário conhecer o cenário e optar pela solução que atenda adequadamente a necessidade.

A tabela abaixo mostra a faixa de frequência conforme a classificação da sua banda.

 

 

 

Para esta fase da atividade, responda:

 

1.1) Considere que você precise atender um projeto de comunicação em que foi determinado que o comprimento de onda (lambda) deverá ser de 2m, já que este é o comprimento máximo da antena que poderá ser aplicada.  Calcule a frequência (Hz) e, com base na tabela acima, determine a sigla da faixa a ser adotada.

 

1.2) Calcule a atenuação de um sistema VHF, operando com portadora de 100MHz, a uma distância de 10Km. Qual a classificação desta onda?

 

 

 

1.3) Qual modulação, considerando a qualidade de comunicação, seria a mais adequada para a transmissão do sistema VHF acima, AM ou FM? Por quê?

 

SEGUNDA TAREFA: CÁLCULO DE ENLACE

 

Em telecomunicações, há grandes variações de potência a nível de sinais, não sendo o mais apropriado utilizar a grandeza Watt (W), nem seus submúltiplos, como na maioria das outras áreas da Engenharia. Para adequarmos esta situação, são utilizadas unidades logarítmicas, o que comprime as escalas de maneira a que variações de potência na ordem de milhões de vezes resultam em poucas unidades.

É muito importante ressaltar que dB é adimensional, pois representa uma relação entre dois sinais e não um sinal específico. Para representarmos a potência em sistemas de comunicação, o mais comum é utilizarmos dBm, que é a relação entre o sinal e 1mW.

 

2.1) Qual é a perda, em dB, de um meio que atenua um sinal de 1.000W para apenas 1mW?

 

2.2) Como podemos representar 100mW em dBm?

 

2.3) Imagine uma situação hipotética em que o aeroporto de Maringá precisa de um canal de comunicação com o aeroporto de Londrina para o controle do tráfego aéreo da região. Foi indicado implementar um sistema UHF para este fim. Através de um levantamento topográfico foi garantido que há visada entre os locais, que estão 90Km distantes e você é o engenheiro responsável para responder se este meio de comunicação será ou não viável O ganho da antena pode ser desprezado. E aí, o operador de voo de Maringá terá sucesso ao trocar informações com o seu parceiro em Londrina?

 

 

TERCEIRA TAREFA: REDES ÓPTICAS, GPON E DWDM

 

O melhor meio de comunicação na atualidade é a fibra ótica, até pouco tempo aplicada apenas em situações específicas, que exigiam grande investimento e mão de obra especializada. Isto se deve à sua alta capacidade de banda de transmissão, à sua imunidade à indução elétrica, à segurança dada à informação trafegada e ao seu custo mais acessível, após a massificação da sua aplicação. A evolução das tecnologias de transmissão de sinais óticos é constante, ocupando, hoje em dia, lugar de destaque as redes PON e as DWDM.

 

As redes FTTH (Fiber To The Home), através dos padrões GPON e EPON, levaram definitivamente a fibra ótica para dentro das instalações dos clientes, inclusive residenciais. Isto ocorreu graças à possibilidade de divisão do sinal em elementos passivos chamados de splitters, que “transformam” uma fibra ótica em várias outras através de cristais. Estes divisores podem ser balanceados (que dividem a potência do sinal de entrada igualmente entre as saídas) ou desbalanceado (com potência de saída diferentes) e podem ter algumas opções de quantidade de saídas (2, 4, 8, 16, 32 e 64), podendo, até mesmo serem cascateados, fazendo com que uma fibra que sai de um equipamento central (chamado OLT) chegue a até 128 equipamentos de clientes (chamados ONT). Os splitters inserem um grande nível de atenuação na rede ótica, tornando o controle desta grandeza ainda mais primordial. O DWDM é uma tecnologia muito aplicada em backbones (interligações entre as centrais de rede), ela tem a capacidade de multiplexar dezenas fontes de dados, podendo ser de tecnologias diferentes, e transmiti-las em um único par de fibras a longas distâncias. Para realizar esta multiplexação, os sistemas DWDM transladam os comprimentos de ondas das fontes para outros, chamados de lambdas, após isto, ele agrupa todas as fontes através de um prisma ótico, possibilitando a transmissão em um único canal. No destino dos dados é feita a demultiplexação e os sinais voltam a ser transladados para os seus comprimentos de ondas originais. Um diagrama de exemplo pode ser observado na figura a seguir:

 

Acerca destas tecnologias e suas aplicações, responda as questões abaixo: 

3.1 Realize o orçamento de potência óptica da rede GPON abaixo, para o comprimento de onda de 1490nm, onde temos um enlace de 12Km de fibra óptica, com coeficiente de atenuação indicado no gráfico da caracterização da fibra ótica G.652. As atenuações dos demais elementos estão apresentadas na tabela.

 

3.2 Um sistema DWDM, que utiliza uma fibra ótica para transmissão e outra para recepção de sinal, tem, em certo ponto da rede, 16 canais SDH STM-64 (de 10Gbps) encapsulados? Qual é a taxa total de transmissão utilizada neste ponto da rede e quantas fibras estão deixando de ser utilizadas com a adoção da tecnologia DWDM? 

 

INSTRUÇÕES DE ENTREGA 

 

Este é um trabalho INDIVIDUAL. 

 

As respostas devem ser entregues utilizando esse arquivo como Modelo de Resposta. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes: Não serão aceitos Modelos de Resposta que constam apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta; Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão; Após inteiramente respondido, esse Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDF, e apenas estes formatos serão aceitos; O Modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura; O Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor! Problemas frequentes a evitar: Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio; Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades; Verifique se você está enviando o arquivo correto antes de finalizar! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?

Como enviar o arquivo: Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade; Antes de clicar em Finalizar, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue. Sobre plágio e outras regras: Não é permitido que duas ou mais pessoas entreguem o mesmo trabalho. Se isso acontecer, todos os envolvidos terão suas atividades zeradas; Trabalho com cópia total ou parcial da internet ou de outros alunos terá nota descontada. A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II – 52/2023

M.A.P.A. – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II    Olá Estudante!   Iniciamos agora a atividade M.A.P.A.    Prepara-se para colocar em prática os conceitos estudados durante a disciplina! 0+620 Caso surjam dúvidas, não hesite em contatar os professores da disciplina. Desejamos sucesso na sua atividade!   INSTRUÇÕES DE ENTREGA   Este é um trabalho INDIVIDUAL. […]

ATIVIDADE 1 – DIREITO CONSTITUCIONAL – 52/2023

Considere o seguinte julgado do Supremo Tribunal Federal acerca do tema da intervenção federal: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DOS ENTES FEDERADOS. ART. 15, INCISOS IV E V, DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA. PREVISÃO DE HIPÓTESES DE INTERVENÇÃO ESTADUAL NOS MUNICÍPIOS PARAIBANOS PARA ALÉM DO ROL TAXATIVO ESTABELECIDO NO ART. 35 […]

2. Assista às aulas conceituais da disciplina.

MAPA - ANÁLISE E PROJETO ORIENTADO A OBJETOS - 51_2025 Olá, estudante! Essa é nossa atividade MAPA. Os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, torna-se efetivo relacionar o que se aprende com situações reais. Nessa atividade, convido você a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a […]

​Aproveitando que o tema é tecnologia e cultura digital, que tal fazer um teste rápido para saber se você é uma pessoa digital? Esse teste não é avaliativo, mas é necessário que

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025   O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui […]

O faturamento total da indústria brasileira no primeiro semestre, considerando exportações e vendas internas, atingiu R$ 586,2 bilhões. O valor é 7,8% superior ao registrado nos

ATIVIDADE 1 - SALI - IMPACTOS DA GLOBALIZACAO NO CONTEXTO DA SEGURANÇA ALIMENTAR - 51_2025   EXPORTAÇÃO DE ALIMENTOS ATINGE RECORDE DE US$ 30,7 BI NO 1º SEMESTRE, DIZ ABIA Em volume, as vendas externas do setor aumentaram 19,1% na comparação com os seis primeiros meses de 2023   As exportações brasileiras de alimentos cresceram […]

ENF - ATIVIDADE 1 - NUTRIÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM - 54/2023

ATIVIDADE 1 - ENF - NUTRIÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM - 54/2023 Sabemos que algumas doenças, medicamentos e o envelhecimento provocam alterações na produção de ácido clorídrico no estômago. Os sintomas de hipocloridria surgem quando o pH do estômago fica mais alto do que o normal pela falta de quantidades ideais de ácido clorídrico (HCl), levando […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp