• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MAKER - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A cultura maker, em uma perspectiva interdisciplinar, representa um movimento inovador que transcende as barreiras tradicionais entre disciplinas acadêmicas. Ela valoriza a criatividade, o espírito empreendedor e a colaboração, estimulando os indivíduos a projetar, criar e fabricar objetos do mundo real. Nesse contexto, a cultura maker se torna uma força impulsionadora nas práticas pedagógicas da sociedade contemporânea.

A sigla STEAM significa Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics). Visa promover uma abordagem interdisciplinar para a educação, promovendo o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, habilidades de pensamento crítico, criatividade e esforços colaborativos entre os alunos. Ela promove a aprendizagem ativa, onde os estudantes são incentivados a explorar, experimentar e aprender com seus próprios erros, em um ambiente que estimula a curiosidade e a inovação.

Por meio da integração dessas diversas disciplinas, o STEAM visa equipar os alunos com as ferramentas necessárias para enfrentar as complexidades do mundo moderno, onde a proficiência nas competências relacionadas ao STEAM é muito procurada. Existem inúmeras plataformas disponíveis que facilitam a conceituação e execução de atividades STEAM.
A seguir, compartilhamos alguns exemplos de plataformas e você poderá fazer uma busca rápida na internet sobre suas respectivas funcionalidades, são elas: Scratch, PHetColorado, Wordwall, Mentimenter, Padlet, entre outras.

 

É fundamental enfatizar que a utilização da tecnologia na educação só terá eficácia se utilizada com um propósito pedagógico perceptível. A simples incorporação da tecnologia na sala de aula não garante resultados de aprendizagem bem-sucedidos. É essencial que os educadores compreendam e articulem a intenção pedagógica por trás da integração da tecnologia, especificamente a finalidade pretendida e como ela aumentará os objetivos educacionais e promoverá o crescimento do aluno.

A intecionalidade pedagógica reside na determinação de como a tecnologia será empregada para facilitar experiências de aprendizagem significativas e cativantes para os alunos. Isso implica o planejamento cuidadoso de atividades que fomentem a criatividade, o pensamento crítico, a colaboração e as habilidades de resolução de problemas. Além disso, é crucial garantir que a integração da tecnologia esteja alinhada com o conteúdo curricular e as habilidades desejadas que os alunos devem construir. Ao delinear explicitamente a intencionalidade pedagógica, os educadores garantem que a tecnologia sirva como uma ferramenta verdadeiramente impactante, melhorando o processo de aprendizagem e enriquecendo as jornadas educacionais dos alunos.

A realização da atividade do MAPA ocorrerá em três fases distintas:

ETAPA 1

1.1) A partir das opções de plataformas indicadas, você deverá construir um recurso educacional utilizando o conteúdo que você gosta.

1.2) Em seguida, você montará o PROJETO DE APOIO EDUCACIONAL e apresentará o link de acesso, o nome da ferramenta escolhida, a intencionalidade pedagógica,a metodologia, o público alvo e deverá entregá-lo em uma escola local ou à equipe do seu polo de ensino a distância. Mas atenção, você deverá comprovar a entrega por meio da assinatura do responsável no TERMO DE ENTREGA, disponível no material da disciplina.

ETAPA 2

2.1) Após ter criado seu recurso educacional, compartilhe o link de acesso e uma captura de tela do referido recurso conforme o TEMPLATE DO MAPA disponibilizado no material da disciplina. Em seguida, redija um texto dissertativo de 10 a 20 linhas, que contemple a sua visão e experiência ao realizar a presente atividade. É PROIBIDO responder as perguntas abaixo com tópicos. Mas, de qualquer modo, o texto de síntese deve destacar as informações abaixo:

1. Qual a plataforma que você utilizou? Qual o motivo da escolha por essa plataforma?
2. Qual a intencionalidade pedagógica da elaboração deste material, isto é, como o uso dessa tecnologia será alinhado aos conteúdos curriculares e às habilidades que se pretende desenvolver nos alunos?
3. Qual a sua percepção diante da aplicação do recurso com outras pessoas? O recurso é capaz de auxiliar no desenvolvimento das habilidades na qual se propõe?

ETAPA 03

3.1) Você deverá realizar uma apresentação do recurso desenvolvido e aplicá-lo com um grupo de, pelo menos, três pessoas. Esse grupo pode incluir estudantes reais, funcionários do polo ou até mesmo membros da sua família. Como parte desse processo, é essencial comprovar a aplicação da atividade por meio de fotografias ou prints de telas, enfim, registros que evidenciam a interação das pessoas com o seu recurso.

3.2) No TEMPLATE DO MAPA, você encontrará um local para anexar as evidências, são elas:
Projeto de Apoio Educacional;
Termo de Entrega;
As evidências da aplicação.

ORIENTAÇÕES
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização:

- Desenvolva o seu trabalho no Template do MAPA disponibilizado no Material da disciplina.
- Assista ao vídeo explicativo disponível na Sala do Café.
- Você deverá utilizar o template de seu MAPA, disponível no Material da disciplina, pois, não é possível anexar mais de um arquivo para responder a atividade.
- Siga atentamente às orientações descritas acima, desenvolvendo em seu trabalho todas as etapas elencadas.
- Para auxiliar no desenvolvimento da atividade, faça o uso do material de apoio.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica antes de enviá-lo.
- O formato do arquivo deve ser “texto” (.doc ou .docx).
- A produção do recurso digital é obrigatória, pois é uma boa oportunidade para você se aventurar na produção de recursos pedagógicos digitais, que são essenciais para a prática pedagógica na sociedade contemporânea.
- Aproveite esse momento para usar sua criatividade, demonstrar suas habilidades e seu conhecimento, mas, principalmente, para treinar para a sua prática docente.

Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

As tabelas são elaboradas com o propósito de sistematizar informações (numéricas e em forma de texto), que devem ser apresentadas

"As tabelas são elaboradas com o propósito de sistematizar informações (numéricas e em forma de texto), que devem ser apresentadas de forma clara e precisa, para facilitar a leitura e a compreensão dos dados. O conjunto formado pelos elementos da tabela deve ser autoexplicativo, sem exigir que o leitor recorra ao texto para sua compreensão". […]

“[...] O sangue é um tipo de tecido conjuntivo, fluído, constituído por diferentes células que são suspensas em uma matriz extracelular denominada de plasma. O tecido sanguíneo circula todo organismo por um sistema fechado, e tem como função o transporte de nutrientes, oxigênio e gás carbônico, além de intermediar as funções de defesa imunológica, bem como intermediar o processo de coagulação [...]” (Antunes et al., 2020, p. 16).

“[...] O sangue é um tipo de tecido conjuntivo, fluído, constituído por diferentes células que são suspensas em uma matriz extracelular denominada de plasma. O tecido sanguíneo circula todo organismo por um sistema fechado, e tem como função o transporte de nutrientes, oxigênio e gás carbônico, além de intermediar as funções de defesa imunológica, bem […]

MAPA – MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA – 52/2023

M.A.P.A. - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA Seleção de materiais sujeitos a esforços mecânicos   Olá, estudante! Tudo bem? Seja bem-vindo(a) a nossa atividade M.A.P.A. da disciplina Materiais de construção mecânica. Esta atividade tem como tema “Seleção de materiais para esforços mecânicos”. Nesta atividade você encontrará situações em que terá que aplicar os conhecimentos adquiridos durante […]

ATIVIDADE 1 - ADSIS - UNICESUMAR - 54/2023

ATIVIDADE 1 - ADSIS - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - 54/2023 Temos dois tipos de conexões para a transmissão de dados: meio físico/guiado (cabos) e meio não guiado/rede sem fio. Sobre esse assunto, acredito que você já deve ter visto ou utilizado algum roteador Wi-Fi, este que é bem comum em redes domésticas, que […]

A Lei no 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, estabelece diversas modalidades de afastamento do trabalho

A Lei no 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, estabelece diversas modalidades de afastamento do trabalho, garantindo ao trabalhador o direito a benefícios previdenciários em situações específicas. Dentre os principais tipos de afastamento, destacam-se: o auxílio-doença e o auxílio-acidente, pago como indenização ao trabalhador que, em decorrência de acidente, sofre […]

Para isso, vai manter a taxa de juro restritiva”, acrescentou o ministro. O ministro afirmou que parte da alta recente do dólar se deve a fatores internacionais, como

ATIVIDADE1 - COMEX - PRÁTICAS CAMBIAIS E FINANCEIRAS INTERNACIONAIS - 51_2025   O Banco Central (BC) precisa atuar no mercado para buscar um nível de equilíbrio para o dólar, disse nesta sexta-feira (20/12/2024) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em café da manhã com jornalistas, o ministro admitiu problemas de comunicação durante a divulgação do […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp