• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 51_2025

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 51_2025

 

"Cuidar da saúde bucal das crianças é uma ação que pode ser desempenhada pelos profissionais da saúde, alinhada com os profissionais da educação e com o apoio da família. O acompanhamento dos hábitos de higiene, o controle de ingestão de açúcares e a alimentação podem melhorar a qualidade de vida dos escolares. Uma das principais doenças bucais, a cárie dentária, é importante fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças e, por isso, merece atenção quando se inicia antes do 3º ano de vida da criança" (BRASIL, 2012a).

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Departamento de Atenção Básica.

Brasília: Ministério da Saúde, 2012a.

 

​"A saúde bucal é indissociável da saúde geral, e está diretamente relacionada com a qualidade de vida do indivíduo. A manutenção da saúde bucal interfere no desenvolvimento físico e psicológico da criança, além de estar relacionada com a sua participação em atividades, incluindo a frequência escolar" (TOKAIRIN, 2020, p.365).

 

TOKAIRIN, A.S.C.P. et al. Avaliação do conhecimento de escolares sobre saúde bucal, dieta e higiene: ferramenta diagnóstica para direcionamento de atividade educativa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 365–369, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n3p365-369. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8499. Acesso em: 18 fev. 2024.

 

Considerando os trechos apresentados acima e os conteúdos abordados na disciplina, analise a situação hipotética a seguir:

Você é professor (a) da Educação Infantil V (crianças de cinco anos) em uma escola pública do seu município e deverá elaborar uma aula com o tema Higiene Bucal na Escola. A sua aula deverá mostrar que atitudes e hábitos saudáveis adquiridos na infância, relativos aos dentes, são fundamentais para uma boa saúde oral e de todo o organismo no decorrer da vida.​

Agora vamos aos passos para desenvolver o seu MAPA:

Parte 1:

Confeccione uma Boca Lúdica (gigante) utilizando materiais recicláveis (assista o vídeo de orientação feito pela professora).

Nesta etapa você deverá apresentar três fotos:

  1. a) Uma foto do processo de confecção da boca lúdica;
  2. b) Uma foto da boca lúdica gigante sozinha pronta;
  3. c) Uma foto de você segurando a boca lúdica.

Parte 2:

Agora, utilizando a boca lúdica, elabore um plano de aula para a turma da Educação Infantil V. Na elaboração do plano será necessário estabelecer as perspectivas da conscientização da higiene bucal como prática educativa, conscientização e  valorização da saúde bucal. Você deverá também propor ações educativas e preventivas para que possam incorporar, em seus hábitos de vida, os cuidados relativos à boca e aos dentes, levando as crianças a entenderem a importância da escovação, como algo divertido e, ao mesmo tempo, algo de responsabilidade individual. Seguem as etapas do seu plano de aula:

  1. a) Tema da aula:

b)Objetivos:

- Objetivo geral: apenas um objetivo geral.

- Objetivos específicos: dois a três objetivos.

  1. c) Encaminhamentos metodológicos: descreva o passo a passo das atividades que serão desenvolvidas utilizando a boca lúdica (no mínimo três atividades).

Parte 3:

Fechamento – Considerando que as crianças da Educação Infantil apresentam facilidade em incorporar novos hábitos e estão na melhor fase do aprendizado, discorra sobre a importância do profissional da Educação Infantil desenvolver um trabalho contínuo relacionado a educação em saúde bucal.

Parte 4:

Referências: apresente as referências utilizadas, siga as normas da ABNT.

Orientações:

- Utilize o formulário padrão para o envio do MAPA.

- Assista ao vídeo de orientação sobre essa atividade na Sala do Café

- Em caso de dúvidas entre em contato com sua professora Mediadora.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

b) A DLM é uma técnica extremamente eficiente, mas sua aplicação pode não ser aconselhável em alguns casos. Indique quais são as contraindicações dessa técnica?

ATIVIDADE 1 - ECOS - IMERSÃO PROFISSIONAL: ESTÉTICA CORPORAL E EMBELEZAMENTO - 51_2025   A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica específica realizada por manobras no sistema vascular linfático, auxiliando, dessa forma, a regular sua composição e suas funções, por meio da estimulação desse sistema na eliminação de líquidos e resíduos do metabolismo, promovendo […]

a) O colágeno é produzido na camada dérmica por um determinado tipo de célula. Qual é essa célula? E quais outras proteínas essa célula é responsável pela produção?

ATIVIDADE 1 - ECOS - ESTÉTICA FACIAL - 51_2025   O colágeno é uma proteína estrutural essencial para a pele. Sua produção ocorre na derme, a camada intermediária da pele, sendo sintetizado por células especializadas na formação de proteínas da matriz extracelular. O colágeno é formado por cadeias de aminoácidos, como glicina, prolina e hidroxiprolina, […]

ATIVIDADE 1 - ATIVIDADE FISICA E QUALIDADE DE VIDA - 51_2025

ATIVIDADE 1 - ATIVIDADE FISICA E QUALIDADE DE VIDA - 51_2025   Atividade física é um comportamento que envolve a movimentação corporal, com gasto energético acima do nível de repouso, promovendo interações sociais e com o ambiente. A prática regular de atividade física é essencial para o pleno desenvolvimento humano e, por isso, deve ser […]

AE3 - BEDU - EPIDEMIOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA - 51/2024

ATIVIDADE 3 - BEDU - EPIDEMIOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA - 51/2024   QUESTÃO 1 A transição demográfica se refere a teorias de explicação da evolução populacional no avançar do tempo. Uma das teorias é a transição epidemiológica. Para compreender melhor essa transição, alguns indicadores foram criados a fim de ilustrar esse processo de transição demográfica […]

ATIVIDADE 1 - FAR - UNICESUMAR - 54/2023

ATIVIDADE 1 - FAR - ATENÇÃO FARMACÊUTICA E SERVIÇOS FARMACÊUTICOS - 54/2023 Muitas vezes, a resolução de problemas de saúde dos indivíduos depende, diretamente, do sucesso da farmacoterapia. Quando o farmacêutico assume o compromisso conjunto de assistência ao paciente, as chances de se obterem resultados positivos na saúde e na qualidade de vida deles crescem, […]

ATIVIDADE 1 - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 51_2025

ATIVIDADE 1 - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 51_2025   Em um protocolo de avaliação física, a avaliação da composição corporal é fundamental para identificar aspectos determinantes para a boa saúde de uma pessoa. É por meio dessa avaliação que podemos estimar os principais componentes da massa corporal total, como por […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp