• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA – PED – METODOLOGIA DA MATEMÁTICA – 52/2023 ARTE & MATEMÁTICA

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

A proposta deste mapa vai um pouco além dos conteúdos de matemática, este vai proporcionar vivências da arte partindo dos elementos da matemática.

A matemática tem inspirado e favorecido a arte. Perspectiva, proporção e simetria, por exemplo, são fundamentais nas artes plásticas. As bandeirinhas de Volpi, os azulejos de Athos Bulcão, o cubismo. Mas, e o contrário? Será que a arte inspira a matemática?

Vem do outro lado do Atlântico uma evidência da conexão entre arte e matemática. Segundo Fernando Pessoa, “o binômio de Newton é tão belo como a Vênus de Milo”, só que as pessoas não se dão conta disso. Aqui, a arte empresta seus ideais como uma seta que aponta para beleza do objeto matemático. Mas talvez se possa ir adiante.

https://impa.br/noticias/a-influencia...

 

Nos séculos XIX e XX, o renomado pintor francês Paul Cézanne demonstra que o ponto de encontro entre matemática e arte vai muito além da perspectiva. Em suas telas, ele procurava simplificar as figuras até que elas se reduzissem a formas geométricas puras. Essa estratégia criava a sensação de volume e distância entre os componentes.

Provavelmente, o ápice da influência da matemática na arte foi o advento do Cubismo: movimento de vanguarda modernista que se baseava no uso de formas e volumes geométricos para representar a natureza. Durante o cubismo, que teve em Pablo Picasso um de seus maiores expoentes, a perspectiva tridimensional foi deixada de lado.

Sobre esse assunto, ainda vale destacar um artista específico, Escher, que tem toda a sua obra baseada em conceitos matemáticos como simetrias e padrões de repetição. Mesmo sem ter buscado conhecimento formal em matemática, era essa área que norteava toda a sua produção. https://www.sabra.org.br/site/influen...

 

Para fundamentar esta discussão e conhecimento sobre o tema, você poderá assistir ao vídeo: Arte & Matemática - 02 - Arte e Números. Acesse o site:   • Arte & Matemática...  

 

Este documentário enfatiza que na arte na caverna, o significado dos desenhos talvez seja o domínio do perigo e do espaço, o enfrentamento dos fantasmas, vitória sobre os medos. Com a leitura dos padrões da Natureza delineiam-se as figuras planas e cria-se a arte dos mosaicos. Na melhor representação do espaço surge, na Idade Média, a perspectiva, com novas técnicas geométricas. Na Matemática, o sistema decimal, a descoberta do Zero. O uso dos algarismos. Com as Grandes Navegações as necessidades do mercado exigiram formas mais flexíveis e rápidas de fazer contas.

Depois destas reflexões, como fica a relação entre Arte & Matemática? Você conseguiu visualizar o envolvimento das conexões matemáticas?

 

Portanto, vamos a um grande desafio: “criar uma obra de arte que envolva elementos da matemática (números, gráficos, formas, símbolos...etc). Não pode ser copiado, tem que usar sua imaginação e criatividade.

 

1º. Passo: Esta obra pode ser realizada usando diferentes propostas: recorte e colagem; pintura; desenhos; arte gráfica; escultura.

2º. Passo: Este trabalho deverá ser fotografado e postado no formulário mapa que se encontra no material da disciplina.

3º. Passo: Elabore um texto (entre 10 a 15 linhas) explicando quais elementos da matemática você utilizou em sua obra. Para isso, siga as orientações:

 

  1. a) Escreva como a arte pode estar associada à matemática.
  2. b) Descreva quais conteúdos matemáticos sua arte envolve.
  3. c) Explique como a criança pode se apropriar de conhecimentos matemáticos por meio da arte.

Veja abaixo alguns exemplos:

 

Observação: Lembre-se de seguir todos os passos descritos, assista ao vídeo de orientação que deixei gravado para você. Em caso de dúvidas entre em contato com a sua professora mediadora.

 

Bons estudos!!

Professora Ozília.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

AE3 - EDU - ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL - 51/2024

ATIVIDADE 3 - EDU - ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL - 51/2024   QUESTÃO 1 O Bloqueio é um fundamento que gera um dos pontos mais graciosos do voleibol. É considerada uma habilidade defensiva, que, no entanto, pode se tornar ofensiva, visto que, dependendo das opções técnicas e táticas adotadas pela equipe, que por sua vez considera […]

Para realizar o desentupimento de tubulações de esgotos residenciais, é utilizada uma mistura sólida comercial que contém hidróxido de

Para realizar o desentupimento de tubulações de esgotos residenciais, é utilizada uma mistura sólida comercial que contém hidróxido de sódio (NaOH) e outra espécie química pulverizada. Quando é adicionada água a essa mistura, ocorre uma reação que libera gás hidrogênio e energia na forma de calor, aumentando a eficiência do processo de desentupimento. Considere os potenciais padrão de […]

3 – Os métodos utilizados para determinação da composição corporal podem ser divididos em métodos diretos, indiretos e duplamente indiretos. Aponte quais são as diferenças entre cada um destes métodos.

3 – Os métodos utilizados para determinação da composição corporal podem ser divididos em métodos diretos, indiretos e duplamente indiretos. Aponte quais são as diferenças entre cada um destes métodos.  

MAPA – AGRO – BOLSAS DE MERCADORIAS E MERCADO FUTURO – 52/2023

ATIVIDADE MAPA 1: Para explorar de forma prática o conteúdo aprendido, vamos analisar e resolver um exercício sobre o HEDGE DE VENDA DE SOJA. Para isto, você deve: Passo 1: Ler primeiro o texto de apoio Passo 2: Analisar a situação problema da atividade Passo 3: resolver o exercício   Passo 1: Ler o texto […]

Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS (Pneps). Ele foi organizado intersetorialmente pelo Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa (DGIP) da

ATIVIDADE 1 - SAÚDE COLETIVA - 51_2025   ATIVIDADE 1 (Estudo e Reflexão sobre a Vulnerabilidade em Saúde) Olá, estudante! A atividade 1 da disciplina de Saúde Coletiva tem como objetivo promover a compreensão sobre a importância da reflexão e da prática em relação ao conceito de vulnerabilidade em saúde. A vulnerabilidade em saúde refere-se […]

A. O que é a Criminologia?

ATIVIDADE 1 - CRIMINOLOGIA - 51_2025   “A Criminologia é um nome genérico designado a um grupo de temas estreitamente ligados: o estudo e a explicação da infração legal; os meios formais e informais de que a sociedade se utiliza para lidar com o crime e com atos desviantes; a natureza das posturas com que […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp