Texto 1
Pense bem. Qual é a primeira coisa que você faz depois de abrir a embalagem de uma pasta de dente nova? Jogar a caixa no lixo, certo? Assim como você, milhões de pessoas no mundo todo fazem a mesma coisa. Só nos Estados Unidos, estima-se que 900 milhões dessas embalagens sejam descartadas por ano. Imagine só, o número global então…
E aí, surge a segunda pergunta. É preciso mesmo que a pasta de dente venha dentro de uma caixa, já que o produto tem uma embalagem própria de plástico? A resposta é não!
Vale lembrar que alguns modelos delas são vendidos em tubos que ficam em pé e fora da caixa. A caixa de papel tem uma função estética, que foi mantida pelo marketing das grandes multinacionais ao longo das últimas décadas e jamais repensada. Apesar de papel/cartolina ser reciclável, não há razão para continuar desperdiçando água e energia para a sua produção. Além disso, a fabricação da embalagem extra adiciona custo desnecessário para as empresas e para os consumidores.
Na Islândia, 90% dos tubos de pasta de dente são vendidos sem caixa. O mais engraçado é que são feitos pelas mesmas empresas que comercializam seus produtos em outros países.
E por que lá é diferente? Porque governo e população decidiram que era hora de mudança.
De evitar o desperdício e de ter um consumo mais consciente.
Fonte: htpps://copexaoplaneta.com.br/blog/pasta-de-dente-precisa-mesmo-ser-vendida-em-caixa-os-islandeses-disseram-que-nao. Acesso em: 26 maio 2023.
Texto 2
A embalagem de um produto tem muito mais funções que apenas acomodar o produto. É evidente que a embalagem é um dos itens que podem ajudar a fechar uma venda: quando você está escolhendo um produto no mercado, a embalagem ajuda neste processo. Se ela é colorida e bem desenhada chama sua atenção pelo visual. Se as informações são claras, ela ajuda na tomada de decisão. Pegamos o produto nas mãos, mas estamos manuseando as embalagens. Então elas têm o apelo pelo contato direto com o consumidor.
Mas antes de chegar ao ponto de venda, o produto passou por outras etapas no processo logístico. O produto precisa ser estocado e movimentado. Isto requer embalagens resistentes e fáceis de manusear.
Formatos adequados ao empacotamento de várias unidades em um pallet, uma ao lado da outra e uma em cima da outra, é um dos itens que devem ser pensados ao se desenvolver uma embalagem.
Depois, para o transporte, a embalagem deve facilitá-lo. Alguns produtos são particularmente difíceis ou trabalhosos de serem transportados. É o caso de produtos volumosos, mas muito leves. Por exemplo garrafões de água vazios, ou pneus, ou rolos de papel higiênico. Uma solução interessante encontrada por uma empresa brasileira foi amassar um pouco os rolos, para que eles ocupassem menos espaço. Quando
chega a hora de usá-los, basta o consumidor desamassar o rolo e fazê-lo ficar redondo novamente! Isto gera uma economia de espaço de até 28% no transporte e armazenagem, gerando enormes economias, pois é possível acomodar mais produtos nos caminhões e prateleiras, e mesmo nas nossas sacolas quando os levamos para casa.
Ainda falando do tamanho da embalagem, mas desta vez relacionado à quantidade de itens por pacote, a embalagem ajuda a atender um nicho de mercado. Em regiões mais pobres, os clientes não podem comprar grandes quantidades e armazenar o produto em casa. Preferem comprar quantidades pequenas, pois é o que cabe no seu orçamento. Assim, produtos pequenos e em quantidade individuais são preferidas.
Sabonetes, detergentes e produtos deste gênero são vendidos em tamanho pequenos e quantidades individuais.
Nas grandes cidades, onde as famílias são cada vez menores e muitas pessoas moram sozinhas, as embalagens são pequenas, mas por outras razões. Se você mora sozinho, não vai querer comprar um pacote de pão grande, nem congelados nos tamanhos que conhecíamos antes. Por isso hoje existem pizzas pequenas, lasanhas individuais e pão em pacotes pequenos. Tudo com a embalagem adequada.
Por fim, não podemos esquecer das preocupações ambientais. As embalagens hoje devem ser retornáveis (como já é lei no caso dos agrotóxicos), reutilizáveis (como os já mencionados galões d’água, alguns produtos de maquiagem, lenços umedecidos e limpadores de vidros, por exemplo), ou pelo menos recicláveis (como a maioria das embalagens dos produtos que consumimos no dia a dia). Fonte: https://logisticadescomplicada.com/o-poder-da-embalagem-na-logística. Acesso em 26 maio 2023.
Partindo desse entendimento, destaca-se que a embalagem tem papel fundamental na construção do produto, tanto contribuindo ou não para a decisão de compra do consumidor quanto relacionado aos custos com transporte. Nesse sentido, o material, o formato, a textura, cores e demais elementos que fazem parte da embalagem devem ser definidos de maneira cautelosa.
Como futuro profissional envolvido com o desenvolvimento de produto, ou mesmo desempenhando um papel de decisão na organização, você precisa apresentar estratégias que sejam inovadoras para um produto já existente. Para isso:
- a) Selecione um produto que você tem na sua casa e descreva-o, bem como sua embalagem.
- b) Tire uma foto ou encontre a imagem do produto na internet, com embalagem do que você tem em casa, e anexe no seu formulário padrão.
- c) Procure duas outras marcas que comercializam o mesmo produto e descreva e compare as embalagens. Indique pelo menos duas semelhanças e duas diferenças encontradas. Anexe imagens destes outros dois produtos no seu formulário também.
- d) Pesquise e descreva pelo menos dois materiais que poderiam ser mais sustentáveis para o desenvolvimento de uma nova embalagem para o produto que escolheu na questão A; e dê uma sugestão para tornar a embalagem do produto escolhido mais sustentável, levando em consideração os materiais que pesquisou. Justifique sua escolha.
- e) Analise se há impactos logísticos causados por essa mudança, aponte-os se existirem e justifique sua resposta.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade que está na Sala do Café.
- Para entregar sua atividade, transcreva suas respostas no formulário padrão, que está disponível para download em ARQUIVOS > MATERIAIS DA DISCIPLINA, logo abaixo do calendário.
- Não se esqueça de inserir referências para indicar suas fontes de pesquisa.
- Caso tenha dúvidas, envie uma mensagem pelo Fale com Mediador.
Bons estudos!