• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - MAT - TÓPICOS ESPECIAIS EM MATEMÁTICA - 54/2023

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fundamentada nos mais recentes documentos que regem a educação brasileira, pressupõe que os diferentes campos da Matemática convergem para um conjunto de ideias fundamentais para o pensamento matemático (BRASIL, 2018). Nesse sentido, a BNCC propõe cinco unidades temáticas a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental, que abarcam diferentes campos e proporcionam diferentes níveis de aprofundamento conceitual, em função do ano de escolarização. Essas unidades temáticas são: Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; e Probabilidade e Estatística.

 

Na presente atividade MAPA, você deverá escolher uma unidade temática de Matemática que desperte interesse para criar uma unidade de ensino potencialmente significativa, que utilize recursos digitais e promova o engajamento dos estudantes. Esta atividade requer a elaboração de uma apresentação de slides (imagine que você ministrará uma aula sobre o tema), abordando detalhadamente o processo de criação de sua unidade de ensino potencialmente significativa. Inicialmente, o(s) slide(s) de introdução deve destacar as seguintes informações: 

 

Escolha do conceito da Unidade Temática: você deve escolher um conceito matemático de uma das unidades temáticas de Matemática do Ensino Fundamental, que seja relevante para você, assim como justificar a escolha. Exemplos de tópicos incluem conceitos das unidades temáticas de Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; e Probabilidade e Estatística. 

 

Definição do Conteúdo e Objetivos: com base na unidade temática escolhida, você deve definir seus objetivos de aprendizagem do conteúdo que será abordado na unidade e as habilidades que devem ser desenvolvidas com os estudantes, assim como justificar a escolha.

 

Para isso, você pode consultar a BNCC para te apoiar: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. 

Seleção de Recursos Digitais: você deve pesquisar, experimentar e selecionar recursos digitais que podem enriquecer a sua unidade de ensino potencialmente significativa, apresentando uma explicação clara da intencionalidade pedagógica de cada recurso. Lembre- se: não basta o uso da tecnologia pela tecnologia, é necessário compreender qual a sua intencionalidade pedagógica. 

 

Você tem total liberdade para selecionar dois ou mais recursos para desempenhar cada função supracitada, desde que tanto a seleção quanto o motivo da seleção estejam explícitas em sua apresentação (disponibilizaremos um modelo padrão). 

Como sugestão, apresento alguns recursos que podem enriquecer e inspirar a sua atividade: 

- Simuladores interativos, como os da PhET Colorado (phet.colorado.edu). 

- Ferramentas de gamificação, como Kahoot (kahoot.com). 

- Ferramentas de enquete interativa, como Mentimeter (mentimeter.com). 

- Plataformas de criação de atividades interativas, como Wordwall (wordwall.net). 

- Plataformas de programação para projetos educacionais, como Scratch (scratch.mit.edu). 

Por fim, você terá que desenvolver de forma lógica e coesa as etapas da unidade de ensino, apresentando cada etapa das atividades planejadas. A avaliação de sua atividade será dividida em cinco critérios principais, cada um contribuindo com até 20% da pontuação total. Primeiramente, será avaliada a escolha do conceito da unidade temática, levando em consideração a relevância, clareza e justificativa para sua escolha. Em seguida, analisaremos a definição do conteúdo e dos objetivos, avaliando se estão bem definidos e alinhados com as diretrizes educacionais. A seleção de recursos digitais também será avaliada, considerando a relevância e a intencionalidade pedagógica de cada recurso. 

 

Além disso, a descrição detalhada de cada etapa da unidade será observada, buscando uma sequência lógica, clareza nas atividades e adaptação à diversidade de aprendizes. Por fim, a qualidade de sua apresentação (recursos visuais) será considerada, incluindo clareza, coesão, correção gramatical e fundamentação dos argumentos. Esses critérios garantem uma avaliação abrangente da sua atividade, visando ao desenvolvimento de habilidades essenciais. 

 

OBSERVAÇÕES: 

 

Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização: a) Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem a sua atividade. 

b) No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade. 

c) Você pode recorrer às ideias de autores ou pessoas consagradas para compor seu ponto de vista. Precisa, contudo, fazer as devidas citações. Atividades com cópias indevidas não atendem aos critérios de avaliação. 

d) Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo". 

e) Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão

 "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após finalizar o questionário, não será possível re-enviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado). 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - MAT - LIBRAS - 52/2023

A cultura surda possui suas especificidades como qualquer outra cultura. A esse respeito, Strobel (2008, p. 37) utiliza o conceito de “artefatos”, que “não se refere apenas a materialismos culturais, mas àquilo que na cultura constitui produções do sujeito que tem seu próprio modo de ser, ver, entender e transformar o mundo”. Para Perlin (2004), […]

MAPA – ESTRUTURAS DE CONCRETO II – 52/2023

MAPA DE ESTRUTURAS DE CONCRETO II   TEMA: PROJETO ESTRUTURAL DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR   Olá, estudante! Tudo bem?   Seja bem-vindo(a) à nossa atividade MAPA da disciplina Estruturas de Concreto II. A atividade tem como tema “projeto estrutural de uma residência unifamiliar” e está dividida em três etapas, abordando os conteúdos que serão estudados […]

Escrever prosa é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não à prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a

O exercício da crônica Escrever prosa é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não à prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador do cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se ele diante de […]

ATIVIDADE 1 - GERON - BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA - 51_2025

ATIVIDADE 1 - GERON - BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA - 51_2025 A pandemia do COVID-19 gerou intensas mudanças no processo de trabalho e nas práticas assistenciais realizadas pelos profissionais de saúde, sendo uma destas, a necessidade de paramentação com equipamentos de proteção indivdual adequados e cuidados para evitar contaminação de objetos e superfícies pelo vírus SARS-CoV-2. […]

AE3 - BEDU - EPIDEMIOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA - 51/2024

ATIVIDADE 3 - BEDU - EPIDEMIOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA - 51/2024   QUESTÃO 1 A transição demográfica se refere a teorias de explicação da evolução populacional no avançar do tempo. Uma das teorias é a transição epidemiológica. Para compreender melhor essa transição, alguns indicadores foram criados a fim de ilustrar esse processo de transição demográfica […]

Herschel, em 1880, começou a escrever sobre a condensação da luz solar no foco de uma lente e queria verificar de que maneira os raios

Herschel, em 1880, começou a escrever sobre a condensação da luz solar no foco de uma lente e queria verificar de que maneira os raios coloridos contribuem para o aquecimento. Para isso, ele projetou sobre um anteparo o espectro solar obtido com um prisma, colocou termômetros nas diversas faixas de cores e verificou nos dados […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp