• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: ETNOMATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 51_2025

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: ETNOMATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 51_2025

 

Olá, estudante!

 

Chegou a hora de colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da nossa disciplina.

 

Para a produção deste MAPA, focalizaremos na História da Matemática, que foi uma das tendências em Educação Matemática abordada em nossa disciplina. Contudo, desta vez, faremos de uma forma diferente:

 

Por meio da criação de um plano aula envolvendo com uma prática respaldada na História da matemática.

 

Na disciplina, compreendemos que a História da Matemática oferece uma visão valiosa sobre a natureza da Matemática, destacando seu papel central no avanço do conhecimento humano. A Matemática é percebida como uma construção humana sujeita a erros, acertos e evoluções.

 

Mendes (2006) destaca a importância da investigação histórica como um modelo teórico essencial para apoiar a elaboração de atividades didáticas no ensino da Matemática. A concepção da investigação histórica não apenas contextualiza o desenvolvimento da matemática escolar, mas também atua como um agente que promove o ato cognitivo em sala de aula. Isso proporciona aos alunos uma conexão significativa entre o passado e o presente, estimulando assim o engajamento e uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos. A abordagem ancorada na investigação histórica, conforme destacado por Mendes (2006), contribui para uma educação matemática mais significativa e estimulante. Nossa visão sobre a investigação histórica como um modelo teórico para apoiar a elaboração de atividades didáticas baseia-se na história e na investigação como fontes fundamentais para a matemática escolar. Além disso, compreendemos a história como um agente fomentador do ato cognitivo em sala de aula (Mendes, 2006, p. 99-100)

 

Agora, queremos que você, como professor da Educação Básica, desenvolva uma experiência educacional utilizando essa abordagem.

 

Tarefa:

Criar um plano de aula com uma prática apoiada na História da Matemática

 

  1. Conceito Escolhido e Turma: escolha um conceito matemático apropriado para ser trabalhado na Educação Básica. Indique a turma específica na qual você planeja desenvolver essa atividade.
  2. Objetivo da aula: ao elaborar uma aula, precisamos ter claro qual será o nosso objetivo com ela. Sendo assim, após escolher o conceito que vocês querem trabalhar e a turma, discorra sobre qual será seu objetivo com a aula.

III. Breve História do Conceito: pesquise sobre as situações históricas que deram origem ao conceito escolhido. Apresente uma breve história que contextualize o desenvolvimento desse conceito ao longo do tempo.

  1. Proposta de Situação Matemática: crie uma situação similar à origem desse conceito e a apresente no plano de aula, de forma que incentive os alunos a compreenderem a Matemática como uma construção em constante evolução, destacando os erros, acertos e evoluções ao longo do tempo. Você pode utilizar vídeos, entrevistas de pesquisadores, artigos ou elementos que acredite que possa motivar seus alunos a participarem e compreenderem a situação proposta.
  2. Avaliação: pense em como você, professor da turma da Educação Básica poderia avaliar a participação de seus alunos na atividade proposta. Lembre-se: a Educação Matemática se preocupa com a formação integral dos estudantes e não apenas uma aplicação de prova que o aluno é avaliado como apto ou não. Você pode propor novas formas de se avaliar!

 

Lembre-se de que a abordagem ancorada na investigação histórica contribui para uma educação matemática mais significativa e estimulante. Esteja livre para usar sua criatividade e explorar recursos que tornem a atividade ainda mais cativante. Entregue sua proposta de plano de aula como parte desse MAPA, proporcionando aos alunos uma conexão única entre passado e presente, promovendo o engajamento e uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos.

 

OBSERVAÇÃO: para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização:

  1. a) Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem a sua atividade.
  2. b) Você pode recorrer às ideias de autores ou pessoas consagradas para compor seu ponto de vista. Precisa, contudo, fazer as devidas citações. Atividades com cópias indevidas não atendem aos critérios de avaliação.
  3. c) No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade.
  4. d) Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12, atividades a mão livre não serão aceitas!
  5. e) Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e a anexe no ambiente específico para a atividade MAPA, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo".
  6. f) Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após finalizar o questionário, não será possível re-enviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

 

Boa criação!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

1) A Martins e Associados era burocrática em relação a sua área contábil. Procure descrever como era esse processo do ponto de vista da burocracia e de suas disfunções e

ATIVIDADE 1 - JURIS - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 51_2025   O Martins Associados é um grande escritório de advogados, com mais de 20 anos de atuação no estado de São Paulo e em todo o Brasil. Atualmente o escritório conta com mais de 800 clientes entre empresas médias e grandes, corporações […]

O cruzamento das informações destes gestores indica que, segundo o gestor do PBF, em cerca de 35% dos municípios, a secretaria municipal de educação era o órgão responsável

ATIVIDADE 1 - SER - INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DE GRUPOS MINORITÁRIOS - 51_2025   Considerando o processo de avalição das políticas públicas sociais, é muito importante contarmos com um avaliador externo e independente em relação ao objeto avaliado, pode garantir neutralidade na análise, além deste ponto temos de considerar também que uma avaliação dever ser […]

O índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical

O índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com […]

54/2023 - ESTRADAS E RODOVIAS - ATIVIDADE 1

​​ATIVIDADE 1   Classificação Geográfica das rodovias A classificação geográfica das rodovias se refere à maneira como as estradas são organizadas e categorizadas com base em sua localização e função dentro de um sistema rodoviário. Essa classificação varia de país para país, mas muitas vezes segue princípios semelhantes. Segundo Dalla Roza (2021), a Classificação Geográfica […]

B - Como podemos construir um futuro mais estável, justo e pacífico?

ATIVIDADE 1 - HIST - HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA - 51_2025   Todos os anos temos uma nova grande guerra. Não é como se os conflitos tivessem se encerrados, mas é fato que os "novos" estão recheados de variáveis explosivas. Essas variáveis são múltiplas, em alguns contextos há um sem-número de fome, doenças, falta de água, milhares […]

ATIVIDADE 1 - SPRIV - SEGURANÇA BANCÁRIA E TRANSPORTE DE VALORES - 51_2025

ATIVIDADE 1 - SPRIV - SEGURANÇA BANCÁRIA E TRANSPORTE DE VALORES - 51_2025   Considerando a importância da gestão de riscos no cenário empresarial brasileiro atual, onde ameaças não gerenciadas podem levar à falência das empresas e gerar impactos sociais e políticos adversos, é imprescindível o desenvolvimento de um Plano de Segurança robusto para instituições […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp