• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II – 52/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

M.A.P.A. – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II 

 

Olá Estudante!

 

Iniciamos agora a atividade M.A.P.A. 

 

Prepara-se para colocar em prática os conceitos estudados durante a disciplina!

0+620

Caso surjam dúvidas, não hesite em contatar os professores da disciplina. Desejamos sucesso na sua atividade!

 

INSTRUÇÕES DE ENTREGA

 

Este é um trabalho INDIVIDUAL.

As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA disponibilizado. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:Não serão aceitas respostas que constam apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta;Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão;Após inteiramente respondido, o Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo PDF, e apenas este formato será aceito;O Modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura;O Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada.A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!

Problemas frequentes a evitar:

Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio;

Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades;Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?

É recomendado que mande com antecedência para evitar erros.

Como enviar o arquivo:Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. 

No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. 

Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade;

Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. 

Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.

 

CONTEXTUALIZAÇÃO

 

A física desempenha um papel fundamental em diversas áreas industriais, desde a fabricação de produtos até o desenvolvimento de tecnologias avançadas. Por meio dos fundamentos da física, propriedades mecânicas, eletrônicas e magnéticas dos materiais, é possível produzir componentes com alta precisão, construir máquinas e equipamentos, projetar sistemas seguros, confiáveis e eficientes, bem como contribuir para o desenvolvimento de tecnologias que têm potencial de garantir avanços significativos em diversas áreas produtivas.

 

Nesta atividade MAPA, você encontrará situações cotidianas em uma empresa e algumas maneiras de como os conceitos e fundamentos estudados em física são utilizados na resolução de problemas ou melhoria dos processos. Assim, é importante que você leia com atenção a atividade, pesquise soluções, resolva os exercícios com calma e contate os professores em caso de dúvidas.

Desejo a vocês um ótimo trabalho!

 

Professora Ariane Cezarotto Fiewski.

 

PROBLEMÁTICA

 

Você foi contratado(a) como trainee na empresa X e para avaliar o seu potencial como colaborador para a possibilidade de efetivação na empresa, a gerência solicitou que você fizesse uma avaliação de alguns processos e setores, buscando melhorias que possam beneficiar a empresa. Para tanto, é necessário que você cumpra as quatro etapas que estão descritas a seguir:

 

ETAPA 1

 

A sala dos engenheiros é iluminada por um circuito com três lâmpadas incandescentes em paralelo, cada lâmpada possui uma resistência de 10 Ω e uma potência de 60 W. Por razões de economia, a gerência solicitou a substituição das lâmpadas por lâmpadas led com 20 Ω e 10 W.

 

1.a. Considerando que a tensão da rede seja de 110 V, determine quantas lâmpadas led serão necessárias para substituir as lâmpadas incandescentes.

 

1.b. Sabendo que cada lâmpada nova custou R$ 20,00, quantos dias serão necessários para que as novas lâmpadas se paguem com a economia de energia? Suponha que o preço por kWh seja de R$ 0,50 e que a lâmpada fique acesa 8 horas por dia.

 

ETAPA 2

 

A empresa X está buscando padronizar seus procedimentos. Diante disso, você notou que na sala em que está trabalhando possui um gerador cujas características da força eletromotriz ε e resistência interna não foram especificadas. Para resolver esse problema você foi até o laboratório e por meio de várias medidas de potencial entre os terminais desse gerador e da corrente elétrica que passa neste circuito obteve a seguinte curva característica:

 

Analisando Analisando o gráfico obtido no experimento, determine:

 

2.a. A força eletromotriz do gerador.

 

2.b. A resistência interna do gerador.

 

2.c. A equação característica desse gerador.

 

2.d. A corrente de curto-circuito.

 

ETAPA 3 

 

Uma das salas de produção de componentes da empresa X tem as seguintes dimensões: 10 m x 10 m x 3 m. Essa sala produz alguns componentes sensíveis à temperatura e para isso deve ser mantida em 15 °C. Atualmente, o controle diário da temperatura da sala está indicando média de 28 °C. Diante disso, a gerência solicitou que você que fosse instalado um segundo sistema para lidar com o excesso de calor. Para tanto, determine a potência necessária desse novo sistema para manter a sala em 15 °C, sabendo que o sistema funciona continuamente. Considere a densidade do ar 1,225 kg/m³ e calor específico do ar 1000 J/kg.K

 

ETAPA 4 

 

A empresa possui uma máquina térmica que utiliza gás natural como combustível e gera 500 kW de energia elétrica. Buscando otimizar a utilização dos recursos energéticos, a gerência da empresa resolveu aproveitar o calor gerado pela máquina térmica para atender a necessidade de aquecer a água de 20°C para 60 °C

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA – RH – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO – 52/2023

A comunicação, por sua própria origem e finalidade, é um instrumento pertencente às organizações, o que permite o compartilhamento de informações e é um dos fatores que trazem impactos e desafios no cotidiano das instituições. A literatura ressalta ainda que a comunicação é uma ferramenta útil dentro da organização, contribuindo para o controle, a manutenção, […]

A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais,

A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais, promoveu um forte deslocamento do processo produtivo, até mesmo de plantas industriais inteiras, e redirecionou os fluxos de produção e de investimento. Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de […]

Diversos produtos naturais podem ser obtidos de plantas por processo de extração. O lapachol é da classe das naftoquinonas.

Diversos produtos naturais podem ser obtidos de plantas por processo de extração. O lapachol é da classe das naftoquinonas. Sua estrutura apresenta uma hidroxila enólica (pKa = 6,0) que permite que este composto seja isolado da serragem dos ipês por extração com solução adequada, seguida de filtração simples. Considere que pKa = −log Ka, em que Ka é a constante ácida […]

A Controladora A realizou um investimento no valor de R$50.000,00, adquirindo 100% do Capital Social da Controlada B. A Controladora A realizou uma venda a prazo todo o seu estoque de mercadoria a preço de custo para a Controlada B por R$10.000,00. As Demonstrações Contábeis Consolidadas antes da realização dos lançamentos de eliminação ficaram da seguinte forma:

A Controladora A realizou um investimento no valor de R$50.000,00, adquirindo 100% do Capital Social da Controlada B. A Controladora A realizou uma venda a prazo todo o seu estoque de mercadoria a preço de custo para a Controlada B por R$10.000,00. As Demonstrações Contábeis Consolidadas antes da realização dos lançamentos de eliminação ficaram da […]

Em uma escala de 0 a 10, o Brasil está entre 3 e 4 no quesito segurança da informação. “Estamos começando a acordar para o problema.

Em uma escala de 0 a 10, o Brasil está entre 3 e 4 no quesito segurança da informação. “Estamos começando a acordar para o problema. Nessa história de espionagem corporativa, temos muita lição a fazer. Falta consciência institucional e um longo aprendizado. A sociedade caiu em si e viu que é uma coisa que […]

1 — Inicie o texto dissertando sobre o ensino de Estatística conforme a BNCC.

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - METODOLOGIA DA MATEMÁTICA : CAMPOS DO CONHECIMENTO - 51_2025 A Estatística enquanto conteúdo nos moldes da Educação Básica é relativamente recente, se analisarmos seu contexto histórico, todavia A Estatística está presente em nossa vida cotidiana, relacionando-se com os diversos campos científicos nos ajudando a compreender diversos fenômenos da […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp