• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 51_2025

 

Educação Inclusiva: Desafios e Oportunidades com a Tecnologia Assistiva

A educação inclusiva garantirá que todos os alunos, independentemente de suas diferenças, tenham acesso a um ensino de qualidade e oportunidades de desenvolvimento. Apesar dos avanços, a realidade ainda apresenta desafios. Recursos como salas de aula com tecnologias avançadas e práticas pedagógicas inovadoras são importantes, mas seu acesso desigual cria barreiras. A falta de infraestrutura, a formação inadequada de professores e a escassez de profissionais especializados são obstáculos a serem superados.

A Tecnologia Assistiva (TA) surge como uma ferramenta poderosa para promover a inclusão e a autonomia dos alunos. Compreender, aplicar e utilizar a TA de forma multifuncional, considerando as necessidades individuais de cada aluno, é essencial para garantir sua eficácia. A autonomia na educação vai além da oferta de recursos. É preciso transformar a cultura escolar, combatendo a exclusão e o preconceito. Adaptar espaços físicos, promover a mudança de atitude da comunidade escolar e investir em práticas pedagógicas inovadoras são medidas cruciais.

Apesar dos desafios, as possibilidades são promissoras. A TA, em conjunto com a colaboração de toda a comunidade escolar, pode abrir portas para um futuro mais justo e igualitário na educação. A inclusão é um processo contínuo que exige compromisso e esforço de todos, a fim de garantir um ensino de qualidade e oportunidades para cada aluno desenvolver seu potencial máximo.

 

Fontes:

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

MOGILKA, M. Autonomia e formação humana em situações pedagógicas: um difícil percurso. Educação e Pesquisa, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 57-68, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ ep/a/5kNwHLjgKRJsb9vbkkLvr7t/?lang=pt#. Acesso em: 20 jul. 2023.

ORRÚ, S. E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

 

Considerando a importância da autonomia e o papel das Tecnologias Assistivas no acesso à aprendizagem de alunos com necessidades específicas, sua atividade MAPA consiste em:

 

  1. Pesquisar sobre Tecnologias Assistivas:

- Acesse o catálogo CEAPAT pelo link: https://catalogoceapat.imserso.es/productos/categorias/unacategoria/1 e explore as categorias de produtos disponíveis.

- Escolha um produto desse catálogo ou de um site especializado em Tecnologias Assistivas e reflita sobre como ele pode auxiliar um aluno no contexto escolar.

  1. Contextualizar o uso na educação:

- Crie um perfil fictício de um aluno ou aluna com deficiência ou necessidade educacional especial que necessitaria do recurso escolhido e atribua um nome a ele ou ela.

- Insira uma imagem do produto selecionado e indique a fonte/link da imagem.

  1. Produção textual:

- Escreva um texto de 10 a 15 linhas explicando o funcionamento do recurso assistivo escolhido.

- Justifique sua relevância para o aluno com deficiência e/ou necessidade específica que você criou.

- Inclua pelo menos uma citação direta ou indireta que corrobore sua análise.

 

Para fundamentar sua resposta, utilize o livro da disciplina e outras leituras complementares.

 

Referências:

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto n° 3298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov. br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 15 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: deficiência física. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006a. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dificuldadesdeaprendizagem.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: altas habilidades/superdotação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dificuldadesdeaprendizagem.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

MOGILKA, M. Autonomia e formação humana em situações pedagógicas: um difícil percurso. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 57-68, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ ep/a/5kNwHLjgKRJsb9vbkkLvr7t/?lang=pt#. Acesso em: 20 jul. 2023.

ORRÚ, S. E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

 

Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:

  1. Leia o livro da disciplina;
  2. Assista às aulas conceituais e ao vivo;
  3. Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo na pasta “Material da Disciplina” e preencha corretamente todos os campos solicitados;
  4. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA;
  5. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação;
  6. Evite plágio de informações, neste caso, insira a referência utilizada para consulta das respostas.

*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - PED - ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - 54/2023

QUESTÃO 1 Os Estágios do curso de Pedagogia EaD da Unicesumar estão organizados de acordo com a legislação vigente e documentados no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), bem como, especificados no Regulamento de Estágio e Manual do Estagiário. Todos esses documentos são encontrados no campo Material da Disciplina e devem ser acessados pelos acadêmicos estagiários […]

A Revolta da Vacina (1904) mostrou claramente o aspecto defensivo, desorganizado, fragmentado da ação popular. Não se negava o Estado,

A Revolta da Vacina (1904) mostrou claramente o aspecto defensivo, desorganizado, fragmentado da ação popular. Não se negava o Estado, não se reivindicava participação nas decisões políticas; defendiam-se valores e direitos considerados acima da intervenção do Estado. CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Cia. das […]

Um grupo de países criou uma instituição responsável por organizar o Programa Internacional de Nivelamento de Estudos (PINE) com o

Um grupo de países criou uma instituição responsável por organizar o Programa Internacional de Nivelamento de Estudos (PINE) com o objetivo de melhorar os índices mundiais de educação. Em sua sede foi construída uma escultura suspensa, com a logomarca oficial do programa, em três dimensões, que é formada por suas iniciais, conforme mostrada na figura. […]

A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo,

A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos Estados Unidos. Ela poderia desaparecer, talvez, depois de uma revolução, como aconteceu na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É […]

ATIVIDADE 3 – ADM – ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO – 54/2023

1ª QUESTÃO Quando uma pessoa é jovem, é comum tem o desejo de mudar o mundo por meio das suas ações, porque acredita que pode revolucionar. Entretanto, por falta de orientação profissional ou superestimar a capacidade, acaba se frustrando ao longo dos anos. Para evitar a frustração é importante ter uma ferramenta que possa ajudar no […]

54/2023 - TUBULAÇÕES E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS - MAPA

MAPA - TUBULAÇÕES E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS - 54/2023 ATENÇÃO PARA AS INSTRUÇÕES: Olá, estudante! Este é um trabalho INDIVIDUAL. As respostas podem ser entregues utilizando o template/ modelo de resposta disponibilizado no “Material da Disciplina”, no próprio ambiente da disciplina. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes: – Após inteiramente respondida, […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp