• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 51_2025

 

Educação Inclusiva: Desafios e Oportunidades com a Tecnologia Assistiva

A educação inclusiva garantirá que todos os alunos, independentemente de suas diferenças, tenham acesso a um ensino de qualidade e oportunidades de desenvolvimento. Apesar dos avanços, a realidade ainda apresenta desafios. Recursos como salas de aula com tecnologias avançadas e práticas pedagógicas inovadoras são importantes, mas seu acesso desigual cria barreiras. A falta de infraestrutura, a formação inadequada de professores e a escassez de profissionais especializados são obstáculos a serem superados.

A Tecnologia Assistiva (TA) surge como uma ferramenta poderosa para promover a inclusão e a autonomia dos alunos. Compreender, aplicar e utilizar a TA de forma multifuncional, considerando as necessidades individuais de cada aluno, é essencial para garantir sua eficácia. A autonomia na educação vai além da oferta de recursos. É preciso transformar a cultura escolar, combatendo a exclusão e o preconceito. Adaptar espaços físicos, promover a mudança de atitude da comunidade escolar e investir em práticas pedagógicas inovadoras são medidas cruciais.

Apesar dos desafios, as possibilidades são promissoras. A TA, em conjunto com a colaboração de toda a comunidade escolar, pode abrir portas para um futuro mais justo e igualitário na educação. A inclusão é um processo contínuo que exige compromisso e esforço de todos, a fim de garantir um ensino de qualidade e oportunidades para cada aluno desenvolver seu potencial máximo.

 

Fontes:

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

MOGILKA, M. Autonomia e formação humana em situações pedagógicas: um difícil percurso. Educação e Pesquisa, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 57-68, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ ep/a/5kNwHLjgKRJsb9vbkkLvr7t/?lang=pt#. Acesso em: 20 jul. 2023.

ORRÚ, S. E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

 

Considerando a importância da autonomia e o papel das Tecnologias Assistivas no acesso à aprendizagem de alunos com necessidades específicas, sua atividade MAPA consiste em:

 

  1. Pesquisar sobre Tecnologias Assistivas:

- Acesse o catálogo CEAPAT pelo link: https://catalogoceapat.imserso.es/productos/categorias/unacategoria/1 e explore as categorias de produtos disponíveis.

- Escolha um produto desse catálogo ou de um site especializado em Tecnologias Assistivas e reflita sobre como ele pode auxiliar um aluno no contexto escolar.

  1. Contextualizar o uso na educação:

- Crie um perfil fictício de um aluno ou aluna com deficiência ou necessidade educacional especial que necessitaria do recurso escolhido e atribua um nome a ele ou ela.

- Insira uma imagem do produto selecionado e indique a fonte/link da imagem.

  1. Produção textual:

- Escreva um texto de 10 a 15 linhas explicando o funcionamento do recurso assistivo escolhido.

- Justifique sua relevância para o aluno com deficiência e/ou necessidade específica que você criou.

- Inclua pelo menos uma citação direta ou indireta que corrobore sua análise.

 

Para fundamentar sua resposta, utilize o livro da disciplina e outras leituras complementares.

 

Referências:

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto n° 3298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov. br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 15 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: deficiência física. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006a. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dificuldadesdeaprendizagem.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: altas habilidades/superdotação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dificuldadesdeaprendizagem.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

MOGILKA, M. Autonomia e formação humana em situações pedagógicas: um difícil percurso. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 57-68, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ ep/a/5kNwHLjgKRJsb9vbkkLvr7t/?lang=pt#. Acesso em: 20 jul. 2023.

ORRÚ, S. E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

 

Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:

  1. Leia o livro da disciplina;
  2. Assista às aulas conceituais e ao vivo;
  3. Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo na pasta “Material da Disciplina” e preencha corretamente todos os campos solicitados;
  4. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA;
  5. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação;
  6. Evite plágio de informações, neste caso, insira a referência utilizada para consulta das respostas.

*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Após você ter realizado todas as pesquisas, agora chegou a hora de você participar de um concurso para saber se de fato aprendeu com o que você trabalhou. Esse concurso tem o objetivo de te oferecer uma vaga para atuar na saúde pública, especificamente no NASF. Assim, você deverá responder corretamente as seguintes questões abaixo para ser aprovado.

​SITUAÇÃO HIPOTÉTICA 3   Após você ter realizado todas as pesquisas, agora chegou a hora de você participar de um concurso para saber se de fato aprendeu com o que você trabalhou. Esse concurso tem o objetivo de te oferecer uma vaga para atuar na saúde pública, especificamente no NASF. Assim, você deverá responder corretamente […]

De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender

De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; […]

Contudo, a sustentabilidade se mostra mais ampla que a função social, já que são oito os requisitos da sustentabilidade, quais sejam:

ATIVIDADE 1 - AGRO - DIREITO CIVIL, AMBIENTAL, AGRÁRIO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA - 51_2025 Toda propriedade, sendo ela urbana ou rural, sofre limitações legais. Dentre as diversas limitações, consta a função socioambiental da propriedade. A Constituição Federal, em seu art. 186, apresenta os limites e contornos da função social da propriedade rural:   "Art. 186. […]

O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em torno de prioridades que apresentam

O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em torno de prioridades que apresentam grande impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Entre as prioridades pactuadas, destaca-se a redução da mortalidade infantil e materna. SANTOS, A. L. Sistema e Organização da Saúde. Maringá-PR. UniCesumar, 2019. […]

Mediante tais informações, elabore um texto de no mínimo 20 linhas, contendo três ações que você aplicaria para atender a cada um dos objetivos previstos no projeto (Ex. Objetivo 1: Ação

Mediante tais informações, elabore um texto de no mínimo 20 linhas, contendo três ações que você aplicaria para atender a cada um dos objetivos previstos no projeto (Ex. Objetivo 1: Ação X, Ação Y e Ação Z. Objetivo 2:...) . Justifique cada uma das ações sugeridas, ressaltando a importância destas para o projeto.   Para […]

Software Livre é qualquer programa de computador construído de forma colaborativa, via internet, por uma comunidade internacional de

O que é software livre Software Livre é qualquer programa de computador construído de forma colaborativa, via internet, por uma comunidade internacional de desenvolvedores independentes. São centenas de milhares de hackers, que negam sua associação com os “violadores de segurança”. Esses desenvolvedores de software se recusam a reconhecer o significado de pejorativo do termo e […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp