• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 51_2025

 

Educação Inclusiva: Desafios e Oportunidades com a Tecnologia Assistiva

A educação inclusiva garantirá que todos os alunos, independentemente de suas diferenças, tenham acesso a um ensino de qualidade e oportunidades de desenvolvimento. Apesar dos avanços, a realidade ainda apresenta desafios. Recursos como salas de aula com tecnologias avançadas e práticas pedagógicas inovadoras são importantes, mas seu acesso desigual cria barreiras. A falta de infraestrutura, a formação inadequada de professores e a escassez de profissionais especializados são obstáculos a serem superados.

A Tecnologia Assistiva (TA) surge como uma ferramenta poderosa para promover a inclusão e a autonomia dos alunos. Compreender, aplicar e utilizar a TA de forma multifuncional, considerando as necessidades individuais de cada aluno, é essencial para garantir sua eficácia. A autonomia na educação vai além da oferta de recursos. É preciso transformar a cultura escolar, combatendo a exclusão e o preconceito. Adaptar espaços físicos, promover a mudança de atitude da comunidade escolar e investir em práticas pedagógicas inovadoras são medidas cruciais.

Apesar dos desafios, as possibilidades são promissoras. A TA, em conjunto com a colaboração de toda a comunidade escolar, pode abrir portas para um futuro mais justo e igualitário na educação. A inclusão é um processo contínuo que exige compromisso e esforço de todos, a fim de garantir um ensino de qualidade e oportunidades para cada aluno desenvolver seu potencial máximo.

 

Fontes:

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

MOGILKA, M. Autonomia e formação humana em situações pedagógicas: um difícil percurso. Educação e Pesquisa, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 57-68, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ ep/a/5kNwHLjgKRJsb9vbkkLvr7t/?lang=pt#. Acesso em: 20 jul. 2023.

ORRÚ, S. E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

 

Considerando a importância da autonomia e o papel das Tecnologias Assistivas no acesso à aprendizagem de alunos com necessidades específicas, sua atividade MAPA consiste em:

 

  1. Pesquisar sobre Tecnologias Assistivas:

- Acesse o catálogo CEAPAT pelo link: https://catalogoceapat.imserso.es/productos/categorias/unacategoria/1 e explore as categorias de produtos disponíveis.

- Escolha um produto desse catálogo ou de um site especializado em Tecnologias Assistivas e reflita sobre como ele pode auxiliar um aluno no contexto escolar.

  1. Contextualizar o uso na educação:

- Crie um perfil fictício de um aluno ou aluna com deficiência ou necessidade educacional especial que necessitaria do recurso escolhido e atribua um nome a ele ou ela.

- Insira uma imagem do produto selecionado e indique a fonte/link da imagem.

  1. Produção textual:

- Escreva um texto de 10 a 15 linhas explicando o funcionamento do recurso assistivo escolhido.

- Justifique sua relevância para o aluno com deficiência e/ou necessidade específica que você criou.

- Inclua pelo menos uma citação direta ou indireta que corrobore sua análise.

 

Para fundamentar sua resposta, utilize o livro da disciplina e outras leituras complementares.

 

Referências:

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto n° 3298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov. br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 15 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: deficiência física. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006a. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dificuldadesdeaprendizagem.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: altas habilidades/superdotação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dificuldadesdeaprendizagem.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

MOGILKA, M. Autonomia e formação humana em situações pedagógicas: um difícil percurso. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 57-68, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ ep/a/5kNwHLjgKRJsb9vbkkLvr7t/?lang=pt#. Acesso em: 20 jul. 2023.

ORRÚ, S. E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

 

Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:

  1. Leia o livro da disciplina;
  2. Assista às aulas conceituais e ao vivo;
  3. Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo na pasta “Material da Disciplina” e preencha corretamente todos os campos solicitados;
  4. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA;
  5. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação;
  6. Evite plágio de informações, neste caso, insira a referência utilizada para consulta das respostas.

*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Para atingir o objetivo de recrutar talentos, esse texto publicitário:

Para atingir o objetivo de recrutar talentos, esse texto publicitário: A) afirma, com a frase “Queremos seu talento exatamente como ele é“, que qualquer pessoa com talento pode fazer parte da equipe. B) apresenta como estratégia a formação de um perfil por meio de perguntas direcionadas, o que dinamiza a interação texto-leitor. C) utiliza a […]

NUT - PARASITOLOGIA - ATIVIDADE 03 - 54/2023

ATIVIDADE 03 - NUT - PARASITOLOGIA - 54/2023 “Como a capacidade patogênica da teníase é pequena, em boa parte dependente dos efeitos locais e nutricionais (espoliação) provocados pelo verme adulto, a condição não causa sintomas muito relevantes. Em verdade, muitos pacientes são assintomáticos. Quando presentes, os principais sintomas são: náuseas, vômitos, anorexia, diarreia, epigastralgia, cólicas […]

a) O colágeno é produzido na camada dérmica por um determinado tipo de célula. Qual é essa célula? E quais outras proteínas essa célula é responsável pela produção?

ATIVIDADE 1 - ECOS - ESTÉTICA FACIAL - 51_2025   O colágeno é uma proteína estrutural essencial para a pele. Sua produção ocorre na derme, a camada intermediária da pele, sendo sintetizado por células especializadas na formação de proteínas da matriz extracelular. O colágeno é formado por cadeias de aminoácidos, como glicina, prolina e hidroxiprolina, […]

O trabalho se configura como a causa fundamental que explica tanto as relações externas dos grupos quanto as interações internas entre os indivíduos que os compõem

ATIVIDADE 1 - RH - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - 51_2025   Sob uma perspectiva sociológica, o trabalho é um elemento central na formação de diversas coletividades humanas, tanto em termos de tamanho quanto de funções. As atividades laborais, constantemente moldadas pelo avanço tecnológico, são um fator que gera as reações dentro dessas coletividades.    […]

​Aproveitando que o tema é tecnologia e cultura digital, que tal fazer um teste rápido para saber se você é uma pessoa digital? Esse teste não é avaliativo, mas é necessário que

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025   O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui […]

TI - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - TI - 54/2023   Você acabou de fechar um projeto freelancer e como entrada do serviço você recebeu o valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Como não pretende utilizar esse valor, você decidiu aplica-lo em um investimento que remunera uma taxa de juros de 0,8% ao mês. O dinheiro ficará investido […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp