• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - EDU - METODOLOGIA DO ENSINO DE FUTSAL E FUTEBOL - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EDU - METODOLOGIA DO ENSINO DE FUTSAL E FUTEBOL - 51_2025

 

O processo de ensino no ambiente escolar deve conter sempre um conteúdo rico e adequado, para favorecer o desenvolvimento esportivo e aumentar o repertório motor dos alunos. Por isso, o futuro profissional de educação física deve compreender cada fase do desenvolvimento e suas características, além de ter o entendimento de como elaborar atividades que englobem alunos de ambos os sexos na sua prática escolar.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar. Maringá, 2024.

 

Assim, para realizar esta Atividade Mapa, você deverá responder às questões relacionadas aos conteúdos abordados nas Unidades III e IV do livro da disciplina:

 

Questão 01. Garganta (1998) apresenta o desenvolvimento do jogo como um processo progressivo, dividido em quatro fases, que se diferenciam a partir de três indicadores fundamentais: a estruturação do espaço, a comunicação na ação e a relação com a bola. Esses aspectos evoluem gradualmente, desde um estágio inicial mais desorganizado até um nível avançado de elaboração tática e coordenação coletiva. Com isso, descreva, de forma breve e com suas palavras, quais são essas quatro fases e suas características: 

 

Questão 02. Com base nos conceitos sobre as fases do jogo descritas por Garganta (1998), elabore duas atividades práticas para estimular o desenvolvimento dos jogadores, sendo uma para a Fase Anárquica e outra para a Fase de Elaboração.

No livro há exemplos dessas atividades, mas você deve criar propostas diferentes das apresentadas.

Itens obrigatórios para cada atividade:

Objetivo – Defina o que a atividade pretende desenvolver.

Material – Liste os itens necessários para a realização.

Organização do espaço e dos jogadores – Explique como os jogadores serão distribuídos e o espaço utilizado.

Desenvolvimento – Detalhe as ações da atividade e os comandos utilizados.

Variações – Apresente pelo menos uma adaptação para tornar a atividade mais desafiadora ou acessível.

Imagem ilustrativa – Crie uma representação visual da atividade, que pode ser feita à mão ou digitalmente. 

 

Questão 03. As mulheres enfrentaram barreiras no esporte, sendo desencorajadas ou proibidas por décadas. Com a luta por direitos, conquistaram espaço, mas ainda há desafios. Na educação física, estratégias pedagógicas inclusivas garantem a participação equitativa, promovendo respeito e adaptação das regras, incentivando a integração e colaboração entre todos os alunos. Desta forma, você deverá criar uma atividade esportiva que promova a inclusão e a participação de todos de forma equitativa. A atividade precisa ser original e não pode ser igual às propostas no livro.

Itens obrigatórios para a atividade:

Objetivo – Defina o que a atividade pretende desenvolver.

Material – Liste os itens necessários para a realização.

Organização do espaço e dos jogadores – Explique como os jogadores serão distribuídos e o espaço utilizado.

Desenvolvimento – Detalhe as ações da atividade e os comandos utilizados.

Variações – Apresente pelo menos uma adaptação para tornar a atividade mais desafiadora ou acessível.

Imagem ilustrativa – Crie uma representação visual da atividade, que pode ser feita à mão ou digitalmente.

 

Segue um exemplo da representação gráfica, página 97 do livro didático:

A representação gráfica pode ser criada da forma que o aluno entender necessário. Pode ser feita à mão e anexado foto (desde que seja legível), ou criados a partir de aplicativos de desenho. 

 

Orientações finais - Importante:

- É obrigatório a utilização do MODELO MAPA, disponível em Material da Disciplina, em seu Studeo, para realizar a atividade.

- Leia com atenção as unidades indicadas e responda às questões de forma clara e objetiva.

- É importante entender o conteúdo de cada unidade, para conseguir responder às questões.​

- Cópias parciais ou totais serão zeradas (incluindo cópias das atividades do livro).

- Poste seu arquivo em formato Word (.doc) ou PDF. Outros formatos não serão aceitos.

- Certifique-se se o arquivo enviado está correto. 

- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme a solicitação. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações pode acarretar decréscimo em sua nota.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 3 - MAT - ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO - 54/2023

ATIVIDADE 3 - MAT - ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO - 54/2023 Prezado(a) acadêmico(a), como é de seu conhecimento, uma das atividades propostas para o Estágio Supervisionado: Concepção e Organização é o envio do Relatório Final de Estágio. Esse ambiente destina-se ao envio desta atividade, cujas orientações para elaboração e modelo padrão de relatório foram […]

(2) As principais diferenças entre a contabilidade pública e a contabilidade privada: Destaque as características que tornam a contabilidade pública um ramo complexo da

ATIVIDADE 1 - CCONT - CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - 51_2025   A Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) desempenha um papel fundamental na gestão dos recursos públicos, fornecendo informações essenciais para o controle patrimonial e a tomada de decisões. Considerando a complexidade da CASP e sua importância para a transparência e o controle […]

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. […]

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. […] Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por […]

AVALIAÇÃO: Para tentar derrotar a hiperinflação, os dois primeiros presidentes do período democrático tentaram de tudo. Os planos econômicos do presidente José Sarney incluíram o congelamento de preços, com a convocação aos cidadãos para que denunciassem às autoridades os comerciantes que remarcassem os preços ou escondessem as mercadorias.

AVALIAÇÃO:   Para tentar derrotar a hiperinflação, os dois primeiros presidentes do período democrático tentaram de tudo.   Os planos econômicos do presidente José Sarney incluíram o congelamento de preços, com a convocação aos cidadãos para que denunciassem às autoridades os comerciantes que remarcassem os preços ou escondessem as mercadorias. Eles ficaram conhecidos como “fiscais […]

Suponha que você foi convidado para compor um quadro de profissionais experientes para discutir sobre as origens da criminalidade e formular soluções para a redução do crime na

ATIVIDADE 1 - CRIMINOLOGIA - 51_2025   “A Criminologia é um nome genérico designado a um grupo de temas estreitamente ligados: o estudo e a explicação da infração legal; os meios formais e informais de que a sociedade se utiliza para lidar com o crime e com atos desviantes; a natureza das posturas com que […]

O texto tem um formato de uma carta de jogo e apresenta dados a respeito de Marcelo Gleiser, premiado pesquisador brasileiro da

O texto tem um formato de uma carta de jogo e apresenta dados a respeito de Marcelo Gleiser, premiado pesquisador brasileiro da atualidade. Essa apresentação subverte um gênero textual ao: A) vincular áreas distintas do conhecimento. B) evidenciar a formação acadêmica do pesquisador. C) relacionar o universo lúdico a informações biográficas. D) especificar as contribuições […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp