• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO - 51_2025

O movimento humano está sempre submerso na esfera da cultura e não pode ser limitado a um gesto/deslocamento espaço-temporal de um corpo ou segmento dele. A temática central, para efeito de ensino-aprendizagem, são as práticas corporais tematizadas como um conjunto de conhecimentos, em suas diversas codificações, expressas culturalmente em seis unidades temáticas, as quais possuem objetos de aprendizagem. Nesse caminho, ao respeitar as inúmeras formas de organização dos conhecimentos da educação física escolar, cada unidade temática define um arranjo de objetos de conhecimento (com suas habilidades), os quais deverão ser abordados ao longo do Ensino Fundamental (Anos Finais); bem como precisam ser adequados às especificidades do componente curricular.

Fonte: OLIVEIRA, A. A. B. et al. Educação física no ensino fundamental e médio. Maringá: UniCesumar, 2023.

A partir da citação exposta, imagine a seguinte situação: você, em uma possível situação futura, já como professor de Educação Física escolar, recebeu uma solicitação para que o seu planejamento apresentasse uma proposta de conteúdo curricular baseado nas unidades temáticas da BNCC, as quais podem ser encontradas na página 42 do livro didático. Nesse planejamento, você deverá especificar como será desenvolvida cada dimensão do conhecimento da Educação Física, segundo a BNCC, que pode ser conferida na página 43 do mesmo livro.

Dessa forma, para atender a essa solicitação, siga os passos a seguir:

1. Assista ao vídeo explicativo da atividade MAPA da disciplina.
2. Escolha uma das unidades temáticas (página 42). Por exemplo: dança.
3. Dentro de cada unidade temática, escolha um conteúdo a ser trabalhado. Por exemplo: danças urbanas.
4. Após isso, considerando cada uma das dimensões de conhecimento, descreva como esse conteúdo acontecerá, preenchendo a tabela a seguir:

Dimensões do Conhecimento Desenvolvimento
Experimentação
Uso e Apropriação
Fruição
Reflexão Sobre a Ação
Construção de Valores
Análise
Compreensão
Protagonismo

Fonte: o autor.

 

A atividade deve seguir os seguintes critérios:- Realizar a atividade no modelo mapa disponibilizado no ambiente da disciplina.

- Pesquisar o significado de cada uma das dimensões de conhecimento, a partir do que está no livro da disciplina e também no material de apoio nos MATERIAIS EXTRAS da disciplina.

- O desenvolvimento deve ter relação com a unidade temática e o conteúdo escolhido.

- Realizar individualmente.

- O estudante poderá utilizar ou não pesquisas em diferentes fontes científicas além do livro didático da disciplina.

ATENÇÃO:
Orientações para a realização da atividade:

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade.

- Leia o livro didático da disciplina.

- Muito importante! Você deverá entregar essa atividade por meio do MODELO DE MAPA (preencha no computador os campos em destaque) que está disponibilizado no MATERIAL DA DISCIPLINA.

- A atividade deverá ser realizada individualmente.

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.

- Utilize o livro (PDF), as aulas conceituais da disciplina como principais fontes de apoio.

- Cópias parciais ou totais serão zeradas.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

GAST - CONFEITARIA CLASSICA E BRASILEIRA - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - GAST - CONFEITARIA CLASSICA E BRASILEIRA - 54/2023 A confeitaria mistura técnica, arte e criatividade na elaboração dos inúmeros produtos possíveis de serem obtidos. A arte e a criatividade, cada um irá desenvolver ao longo do tempo, observando, praticando e tirando as suas próprias conclusões. E a base para que isso aconteça […]

Durante a execução do grafismo, a inobservância da regularidade da trajetória desenvolvida poderá alterar os espaçamentos resultantes da formação

ATIVIDADE 1 - IFPC - PERÍCIA GRAFOTÉCNICA - 51_2025’   O desenvolvimento da grafia, ou seja, o caminho utilizado pelo punho escritor para o desenvolvimento dos traços constitui a trajetória do punho. Durante a comparação com outros grafismos, deve-se observar a regularidade no seu desenvolvimento, ou seja, se a trajetória desenvolvida é a mesma entre […]

Considerando as discussões da unidade III do nosso material didático, cite quais são as principais Metodologias Ativas, escolha uma, discorra sobre ela e apresente um exemplo de

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 51_2025 Para a realização desta atividade, você deverá ler e refletir sobre o texto apresentado a seguir: A sala de aula está em constante transformação, as mídias digitais começam a substituir os livros físicos presentes nas bibliotecas. Basta um clique para saber o […]

Você é uma pessoa digital? Marque “X” em "Não" ou "Sim".

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025   O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui […]

ATIVIDADE 1 – HIST – HISTÓRIA MEDIEVAL – 52/2023

Analise, com atenção, o texto a seguir: Já se viu que não foi a Igreja quem, por primeiro, empreendeu a repressão violenta contra as heresias, mas os príncipes, com suas sentenças, e o povo, com seus levantes e ameaças de linchamento, a pressionar os poderes na condenação dos hereges. É interessante entender a influência de […]

GSP - LEGISLAÇÃO DO SUS - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - GSP - LEGISLAÇÃO DO SUS - 54/2023 Olá, acadêmico(a) de Gestão da Saúde Pública. A atividade proposta corresponde a Atividade de Estudo 01.
 O objetivo desta atividade é desenvolver as suas habilidades relacionadass as políticas públicas destinadas a Saúde e sua importância na garantia dos direitos fundamentais. Vamos iniciar com a leitura […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp