• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA – ECO – HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO – 52/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Olá, querido(a) acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem).

 

O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imerso(a) em uma análise acerca do “paradoxo água-diamante”.

 

Qual é o verdadeiro significado da palavra VALOR?

 

A palavra VALOR tem dois significados diferentes. Algumas vezes, expressa a utilidade de um objeto específico e, algumas vezes, o poder de compra de outros bens que a posse desse objeto confere. Um deles pode ser chamado de “valor de uso”; o outro, “valor de troca”.

 

As coisas com grande valor de uso, geralmente, têm pouco ou nenhum valor de troca. Já aquelas com grande valor de troca, às vezes, têm pouco ou nenhum valor de uso.

 

Neste momento, quero convidá-lo(a) a verificar quais são os bens com valor de uso para você e quais são os bens com valor de troca, ou seja, dentre os bens que você costuma consumir, verifique quais são os que possuem valor de uso e quais são que possuem valor de troca.

 

Pois bem, tendo verificado, o convite, agora, é para refletir sobre o que, para você, tem “valor de uso” e o que tem “valor de troca”. Iniciaremos essa reflexão com a seguinte afirmação: nada é mais útil do que a água, mas ela raramente poderá comprar alguma coisa; raramente, qualquer coisa pode ser obtida na troca por ela. Um diamante, ao contrário, tem pouco valor de uso, mas uma quantidade enorme de outros bens, geralmente, pode ser obtida na troca por ele.

Adam Smith (1723–1790), o brilhante e amável fundador da escola clássica, direcionou seus estudos e sua atenção para o valor de troca, o poder que a posse de um bem fornece para a compra de outros bens. A questão do que determina o valor de troca de um bem ou, simplesmente, seu preço relativo, tem sido um dos focos centrais dos economistas desde que a economia de mercado se desenvolveu.

 

Em termos práticos, as pérolas têm valor porque as pessoas mergulham para achá-las ou as pessoas mergulham para achá-las porque elas têm valor? Smith, respondeu, basicamente, que as pérolas (bens) têm valor porque as pessoas precisam mergulhar para consegui-las, ou seja, o CUSTO DA PRODUÇÃO determina um valor de troca do bem ou o preço relativo.

 

Atividade proposta:

Marco Antônio, empresário do ramo alimentício no estado de São Paulo, está preocupado com a crise hídrica quem tem atingido diretamente todos os setores produtivos do Brasil. Diante de tal contexto, está em dúvida sobre fomentar o agronegócio em outros estados brasileiros. Ele desconhece os conceitos de valor de uso e de valor de troca debatidos por Adam Smith. Nessa direção, ele procurou por você, economista renomado(a) e exímio(a) estudioso(a) de História do Pensamento Econômico, para lhe pedir um parecer.

 

Você, ao ser procurado(a) por Marco Antônio, imediatamente se dispõe a realizar uma pesquisa acerca das causas, dos impactos e das soluções para a crise hídrica no Brasil, para, posteriormente, emitir um parecer.

 

Findada a pesquisa, você deverá dar início à emissão do parecer, já que Marco Antônio aguarda ansiosamente um direcionamento. Seu parecer deverá fazer menção, de forma justificada:

 

(a) Ao valor de uso e ao valor de troca da água nos dias atuais.

(b) Ao valor que poderá ser atribuído à água diante de uma efetiva e considerável crise hídrica no Brasil e/ou no mundo.

(c) Ao “fator” que poderá atribuir à água valor de troca, segundo Adam Smith.

(d) À “forma” como o agronegócio será impactado no contexto em discussão.

 

IMPORTANTE:

  1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo(a) nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
  2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente. Obs.: seu texto deve conter, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, uma lauda (página).
  3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do template de entrega da atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.
  4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
  5. Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
  6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
  7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
  8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
  9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem ao seu professor mediador.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

O G20 é um grupo que reúne algumas das maiores economias do mundo.

ATIVIDADE 1 - BIB - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 51_2025 A economia brasileira chegou até a metade de 2024 tendo crescido 2,5% nos 12 meses anteriores — o que coloca o país em 6º lugar entre as economias do G20 que mais cresceram neste ano. O G20 é um grupo que reúne algumas das maiores economias […]

SISIN- MAPA - PROGRAMAÇÃO AVANÇADA - 54/2023

MAPA - SISIN - PROGRAMAÇÃO AVANÇADA - 54/2023 Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se relevante relacionar o que se estuda com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a […]

​Considerando seus conhecimentos adquiridos, descreva:

ATIVIDADE 1 - ATLETISMO - 51_2025   De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o atletismo pode ser definido como um “esporte com provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a […]

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL - ATIVIDADE 3 - 54/2023

ATIVIDADE 3 - INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL - 54/2023   A medição de nível é importante para identificar o estoque de material, prevenir transbordamento e sobrecarga de agitadores de tanque e controle de enchimento e esvaziamento de um tanque. O nível pode ser medido de forma contínua, em que é obtido o nível a todo instante, ou […]

GH - ATIVIDADE 1 - SAÚDE COLETIVA - 54/2023

A implementação do Pacto pela Saúde se dá pela adesão de Municípios, Estados e União ao Termo de Compromisso de Gestão (TCG). O TCG substitui os processos de habilitação das várias formas de gestão anteriormente vigentes e estabelece metas e compromissos para cada ente da federação, sendo renovado anualmente. Estipulado em 2006, é um compromisso […]

Situação B: a atividade ocorre na zona de ataque. Cada jogador, em posse de bola, deve conduzir até o início da grande área, driblar um obstáculo imóvel e finalizar ao gol. Cada

ATIVIDADE 1 - BEDU - FUTSAL E FUTEBOL - 51_2025 Quando pensamos no processo de treinamento esportivo, podemos considerar 3 abordagens principais: Analítica, Situacional ou Global. O processo de treinamento analítico foca em tarefas isoladas e específicas, permitindo uma prática detalhada e controlada de habilidades técnicas. Já o treinamento situacional compreende ações dentro de contextos […]

1 2 3 … 414 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp