• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - DI - PROCESSO CRIATIVO - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - DI - PROCESSO CRIATIVO - 51_2025

ATIVIDADE MAPA DESIGN DE INTERIORES – PROCESSO CRIATIVO

O processo criativo em design também pode ser entendido como um processo de resolução de problemas, uma vez que suas etapas se encaixam perfeitamente na metodologia de projetar em design, considerando desde a identificação do problema, passando pelas pesquisas, pelos momentos de incubação, pela geração de ideias até a verificação das mesmas.
Na busca pela resolução de problemas de modo criativo em Design de Interiores, é indicado que o criador utilize ferramentas de geração de ideias, faça esboços e desenhos, pesquise referências visuais e de estilos, tenha um sketchbook e explore sua personalidade!

Nesse sentido, a proposta da atividade Mapa é a criação de um móvel (exemplo: poltrona, cadeira, armário, mesa, cômoda, roupeiro, aparador, entre outros), partindo de um conceito específico: você e sua personalidade! Além disso, você deverá documentar todo o seu processo criativo em um sketchbook criado ou customizado por você.

Para tanto, didaticamente, a atividade mapa será dividida em duas etapas: a etapa do sketchbook e a etapa de criação do móvel (apenas em desenho). Vamos aproveitar essa oportunidade para colocar em prática todo o conhecimento abordado durante as aulas e desenvolver um móvel autoral, baseado na sua personalidade?

1ª Etapa: o sketchbook

Sabendo que o sketchbook é um caderno, seja ele comprado e customizado ou feito por você, para explorar seu processo criativo por meio de croquis, desenhos, anotações, entre outros, convido você, aluno/a, a ter um sketchbook para documentar a criação de um móvel.

Você precisará ter um caderno de artista! Comprado e customizado ou feito por você, ele precisará ter a sua cara, então sinta-se à vontade para customizá-lo. O ideal é que ele tenha o tamanho A5, no máximo A4, tenha folhas próprias para desenho, em branco e sem linhas, e que durante o desenvolvimento da disciplina você faça uso do seu caderno e carregue ele com você para que nenhuma ideia passe despercebida.
Atenção: se optar por comprar um caderno, lembre-se de que ele precisará ser customizado por você.

Exemplos de sketchbooks elaborados por alunos/as do curso em anos anteriores:

2ª Etapa: criação do móvel

A criação do móvel (exemplo: poltrona, cadeira, armário, mesa, cômoda, roupeiro, aparador, entre outros) tem seu conceito pautado em VOCÊ, em sua subjetividade, sua personalidade. Você deverá desenvolver um projeto de um móvel (um desenho simples em perspectiva e colorido) inspirado em sua personalidade.

Nesse sentido, você deverá apresentar em seu sketchbook:

- Brainstorming com o tema “Quem sou eu?”.
- Painel semântico expressando as ideias que surgirem no brainstorming, considerando a criação do móvel (além de sua personalidade, pode inserir imagens acerca de materiais, texturas, estilos e cores que pretende usar na criação do seu móvel).
- Estudos e rascunhos.
- Desenho final do móvel em perspectiva (feito à mão e colorido da forma que desejar).
- Breve texto explicando o conceito, suas referências (cores, formas, texturas), as dimensões do móvel, como sua criação se relaciona com o painel semântico, bem como um nome para sua criação.

ATENÇÃO:

É imprescindível que o móvel apresente o conceito indicado: SUA PERSONALIDADE!
O desenho deverá ser feito à mão e colorido da forma que desejar.
O sketchbook deverá ser customizado, apresentando sua personalidade, seja ele comprado ou feito por você.

Exemplos da documentação do processo criativo desenvolvida por alunos do curso em propostas (diferentes) anteriores:

O que deve ser entregue:

Ao término da criação, você deverá apresentar em slide PowerPoint (disponibilizado na aba MATERIAL DA DISCIPLINA), imagens de seu sketchbook (pode ser por meio de foto ou scanner):

- Imagem da capa do sketchbook.
- Imagem do seu brainstorming.
- Imagem do seu painel semântico.
- Imagem dos seus estudos e rascunhos.
- Imagem do resultado final (desenho¹ de um móvel).
- Imagem do texto.
- Imagem sua segurando o sketchbook aberto em uma das páginas apresentadas no slide.

¹ O desenho não precisa ser perfeito, pode ser um croqui, o importante é que você consiga expressar sua ideia.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

FABIANA, arrepiando-se de raiva  — Hum! Ora, eis aí está para que se casou com meu filho, e trouxe a mulher para minha casa. É isto

FABIANA, arrepiando-se de raiva  — Hum! Ora, eis aí está para que se casou com meu filho, e trouxe a mulher para minha casa. É isto constantemente. Não sabe o senhor meu filho que quem casa quer casa…Já posso, não posso! (Batendo com o pé). Um dia arrebento, e então veremos! PENA, M. Quem casa quer casa. www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 […]

A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais,

A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais, promoveu um forte deslocamento do processo produtivo, até mesmo de plantas industriais inteiras, e redirecionou os fluxos de produção e de investimento. Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de […]

No dia em que foram colhidos os dados meteorológicos apresentados, qual fator climático foi determinante

No dia em que foram colhidos os dados meteorológicos apresentados, qual fator climático foi determinante para explicar os índices de umidade relativa do ar nas regiões Nordeste e Sul? A)  Altitude, que forma barreiras naturais. B)  Vegetação, que afeta a incidência solar. C)  Massas de ar, que provocam precipitações. D)  Correntes marítimas, que atuam na […]

O comitê organizador da Copa do Mundo 2014 criou a logomarca da Copa

O comitê organizador da Copa do Mundo 2014 criou a logomarca da Copa, composta de uma figura plana e o slogan “Juntos num só ritmo”, com mãos que se unem formando a taça Fifa. Considere que o comitê organizador resolvesse utilizar todas as cores da bandeira nacional (verde, amarelo, azul e branco) para colorir a logomarca, de […]

descreva as principais características do Teaching Games for Understanding e cite um exemplo prática dessa metodologia.

Entendendo a importância de metodologias que privilegiem o ensino da tática, descreva as principais características do Teaching Games for Understanding e cite um exemplo prática dessa metodologia. Questão 02 - Entre os jogos que podem ser realizados no ensino das modalidades de combate, temos os jogos de oposição. Segundo Callois (2001) os jogos possuem diferentes […]

Um restaurante utiliza, para servir bebidas, bandejas com bases quadradas. Todos os copos desse restaurante têm o formato representado na figura:

Um restaurante utiliza, para servir bebidas, bandejas com bases quadradas. Todos os copos desse restaurante têm o formato representado na figura: Considere que AC = 7/5 BD e que l é a medida de um dos lados da base da bandeja. Qual deve ser o menor valor da razão l/BD para que uma bandeja tenha capacidade de […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp