MAPA - DI - PROCESSO CRIATIVO - 51_2025
ATIVIDADE MAPA DESIGN DE INTERIORES – PROCESSO CRIATIVO
O processo criativo em design também pode ser entendido como um processo de resolução de problemas, uma vez que suas etapas se encaixam perfeitamente na metodologia de projetar em design, considerando desde a identificação do problema, passando pelas pesquisas, pelos momentos de incubação, pela geração de ideias até a verificação das mesmas.
Na busca pela resolução de problemas de modo criativo em Design de Interiores, é indicado que o criador utilize ferramentas de geração de ideias, faça esboços e desenhos, pesquise referências visuais e de estilos, tenha um sketchbook e explore sua personalidade!
Nesse sentido, a proposta da atividade Mapa é a criação de um móvel (exemplo: poltrona, cadeira, armário, mesa, cômoda, roupeiro, aparador, entre outros), partindo de um conceito específico: você e sua personalidade! Além disso, você deverá documentar todo o seu processo criativo em um sketchbook criado ou customizado por você.
Para tanto, didaticamente, a atividade mapa será dividida em duas etapas: a etapa do sketchbook e a etapa de criação do móvel (apenas em desenho). Vamos aproveitar essa oportunidade para colocar em prática todo o conhecimento abordado durante as aulas e desenvolver um móvel autoral, baseado na sua personalidade?
1ª Etapa: o sketchbook
Sabendo que o sketchbook é um caderno, seja ele comprado e customizado ou feito por você, para explorar seu processo criativo por meio de croquis, desenhos, anotações, entre outros, convido você, aluno/a, a ter um sketchbook para documentar a criação de um móvel.
Você precisará ter um caderno de artista! Comprado e customizado ou feito por você, ele precisará ter a sua cara, então sinta-se à vontade para customizá-lo. O ideal é que ele tenha o tamanho A5, no máximo A4, tenha folhas próprias para desenho, em branco e sem linhas, e que durante o desenvolvimento da disciplina você faça uso do seu caderno e carregue ele com você para que nenhuma ideia passe despercebida.
Atenção: se optar por comprar um caderno, lembre-se de que ele precisará ser customizado por você.
Exemplos de sketchbooks elaborados por alunos/as do curso em anos anteriores:
2ª Etapa: criação do móvel
A criação do móvel (exemplo: poltrona, cadeira, armário, mesa, cômoda, roupeiro, aparador, entre outros) tem seu conceito pautado em VOCÊ, em sua subjetividade, sua personalidade. Você deverá desenvolver um projeto de um móvel (um desenho simples em perspectiva e colorido) inspirado em sua personalidade.
Nesse sentido, você deverá apresentar em seu sketchbook:
- Brainstorming com o tema “Quem sou eu?”.
- Painel semântico expressando as ideias que surgirem no brainstorming, considerando a criação do móvel (além de sua personalidade, pode inserir imagens acerca de materiais, texturas, estilos e cores que pretende usar na criação do seu móvel).
- Estudos e rascunhos.
- Desenho final do móvel em perspectiva (feito à mão e colorido da forma que desejar).
- Breve texto explicando o conceito, suas referências (cores, formas, texturas), as dimensões do móvel, como sua criação se relaciona com o painel semântico, bem como um nome para sua criação.
ATENÇÃO:
É imprescindível que o móvel apresente o conceito indicado: SUA PERSONALIDADE!
O desenho deverá ser feito à mão e colorido da forma que desejar.
O sketchbook deverá ser customizado, apresentando sua personalidade, seja ele comprado ou feito por você.
Exemplos da documentação do processo criativo desenvolvida por alunos do curso em propostas (diferentes) anteriores:
O que deve ser entregue:
Ao término da criação, você deverá apresentar em slide PowerPoint (disponibilizado na aba MATERIAL DA DISCIPLINA), imagens de seu sketchbook (pode ser por meio de foto ou scanner):
- Imagem da capa do sketchbook.
- Imagem do seu brainstorming.
- Imagem do seu painel semântico.
- Imagem dos seus estudos e rascunhos.
- Imagem do resultado final (desenho¹ de um móvel).
- Imagem do texto.
- Imagem sua segurando o sketchbook aberto em uma das páginas apresentadas no slide.
¹ O desenho não precisa ser perfeito, pode ser um croqui, o importante é que você consiga expressar sua ideia.