• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - DI - PROCESSO CRIATIVO - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - DI - PROCESSO CRIATIVO - 51_2025

ATIVIDADE MAPA DESIGN DE INTERIORES – PROCESSO CRIATIVO

O processo criativo em design também pode ser entendido como um processo de resolução de problemas, uma vez que suas etapas se encaixam perfeitamente na metodologia de projetar em design, considerando desde a identificação do problema, passando pelas pesquisas, pelos momentos de incubação, pela geração de ideias até a verificação das mesmas.
Na busca pela resolução de problemas de modo criativo em Design de Interiores, é indicado que o criador utilize ferramentas de geração de ideias, faça esboços e desenhos, pesquise referências visuais e de estilos, tenha um sketchbook e explore sua personalidade!

Nesse sentido, a proposta da atividade Mapa é a criação de um móvel (exemplo: poltrona, cadeira, armário, mesa, cômoda, roupeiro, aparador, entre outros), partindo de um conceito específico: você e sua personalidade! Além disso, você deverá documentar todo o seu processo criativo em um sketchbook criado ou customizado por você.

Para tanto, didaticamente, a atividade mapa será dividida em duas etapas: a etapa do sketchbook e a etapa de criação do móvel (apenas em desenho). Vamos aproveitar essa oportunidade para colocar em prática todo o conhecimento abordado durante as aulas e desenvolver um móvel autoral, baseado na sua personalidade?

1ª Etapa: o sketchbook

Sabendo que o sketchbook é um caderno, seja ele comprado e customizado ou feito por você, para explorar seu processo criativo por meio de croquis, desenhos, anotações, entre outros, convido você, aluno/a, a ter um sketchbook para documentar a criação de um móvel.

Você precisará ter um caderno de artista! Comprado e customizado ou feito por você, ele precisará ter a sua cara, então sinta-se à vontade para customizá-lo. O ideal é que ele tenha o tamanho A5, no máximo A4, tenha folhas próprias para desenho, em branco e sem linhas, e que durante o desenvolvimento da disciplina você faça uso do seu caderno e carregue ele com você para que nenhuma ideia passe despercebida.
Atenção: se optar por comprar um caderno, lembre-se de que ele precisará ser customizado por você.

Exemplos de sketchbooks elaborados por alunos/as do curso em anos anteriores:

2ª Etapa: criação do móvel

A criação do móvel (exemplo: poltrona, cadeira, armário, mesa, cômoda, roupeiro, aparador, entre outros) tem seu conceito pautado em VOCÊ, em sua subjetividade, sua personalidade. Você deverá desenvolver um projeto de um móvel (um desenho simples em perspectiva e colorido) inspirado em sua personalidade.

Nesse sentido, você deverá apresentar em seu sketchbook:

- Brainstorming com o tema “Quem sou eu?”.
- Painel semântico expressando as ideias que surgirem no brainstorming, considerando a criação do móvel (além de sua personalidade, pode inserir imagens acerca de materiais, texturas, estilos e cores que pretende usar na criação do seu móvel).
- Estudos e rascunhos.
- Desenho final do móvel em perspectiva (feito à mão e colorido da forma que desejar).
- Breve texto explicando o conceito, suas referências (cores, formas, texturas), as dimensões do móvel, como sua criação se relaciona com o painel semântico, bem como um nome para sua criação.

ATENÇÃO:

É imprescindível que o móvel apresente o conceito indicado: SUA PERSONALIDADE!
O desenho deverá ser feito à mão e colorido da forma que desejar.
O sketchbook deverá ser customizado, apresentando sua personalidade, seja ele comprado ou feito por você.

Exemplos da documentação do processo criativo desenvolvida por alunos do curso em propostas (diferentes) anteriores:

O que deve ser entregue:

Ao término da criação, você deverá apresentar em slide PowerPoint (disponibilizado na aba MATERIAL DA DISCIPLINA), imagens de seu sketchbook (pode ser por meio de foto ou scanner):

- Imagem da capa do sketchbook.
- Imagem do seu brainstorming.
- Imagem do seu painel semântico.
- Imagem dos seus estudos e rascunhos.
- Imagem do resultado final (desenho¹ de um móvel).
- Imagem do texto.
- Imagem sua segurando o sketchbook aberto em uma das páginas apresentadas no slide.

¹ O desenho não precisa ser perfeito, pode ser um croqui, o importante é que você consiga expressar sua ideia.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - MAPA - 54/2023

MAPA - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 54/2023 A disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências tem como objetivo compreender o ensino de Ciências e apontar estratégias e modelos pedagógicos que possam contribuir com a futura prática docente, bem como elucidar alguns pressupostos metodológicos que visem o auxílio desta prática em sala […]

MAPA - GPUB - ADMINISTRAÇÃO VOLTADA A GESTÃO PÚBLICA - 51_2025

MAPA - GPUB - ADMINISTRAÇÃO VOLTADA A GESTÃO PÚBLICA - 51_2025   Olá, acadêmico(a) do curso de Gestão Pública!   A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem - M.A.P.A. da disciplina de Administração Voltada à Gestão Pública.   O objetivo desta atividade é discutir e explorar as principais práticas de governança […]

Adolpho (2011, p. 233) defende que a empresa 'crie a maior quantidade de pontos de contato com seu consumidor'. As conversas e contatos vêm de todos os lugares. Nós devemos

ATIVIDADE 1 - LOG - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 51_2025 "Uma visão tradicional define um canal como uma forma de vender e entrega de mercadorias e serviços aos clientes (Levy et al., 2013). Refletindo esta perspectiva focada na transação, o varejo Omnichannel envolve o uso de vários canais para vender produtos ou serviços, 'por meio […]

AGRON - DESENHO TÉCNICO E CONSTRUÇÕES RURAIS - ATIVIDADE 3 - 54/2023

ATIVIDADE 3 - AGRON - DESENHO TÉCNICO E CONSTRUÇÕES RURAIS - 54/2023   As projeções ortográficas são uma linguagem universal no mundo do desenho técnico e da engenharia. Essas representações gráficas são essenciais para comunicar com precisão a forma e as dimensões de objetos tridimensionais em um plano bidimensional. Ao longo da história, as projeções […]

**Todas as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração de sua resposta devem ser devidamente referenciadas ao final de sua resposta, seguindo as normas da Associação

ATIVIDADE 1 - GAMB - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 51_2025   A Educação Ambiental é uma ferramenta essencial para conscientizar indivíduos e comunidades sobre a relação entre desenvolvimento e preservação ambiental. Promovendo o pensamento crítico, ela incentiva a adoção de práticas sustentáveis que busquem equilíbrio entre as necessidades humanas e a saúde do planeta. A Política […]

A educação do campo sempre foi alvo de marginalização na história da construção de políticas públicas. Porém, a educação do campo

A educação do campo sempre foi alvo de marginalização na história da construção de políticas públicas. Porém, a educação do campo é vista como educação rural na legislação brasileira, apresentando um significado específico, que incorpora diferentes espaços, como a floresta e a pecuária (CARVALHO, 2021). CARVALHO, Tereza Cristina de. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. […]

1 2 3 … 414 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp