• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - CBIO - ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - CBIO - ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS - 51_2025

 

Atividade MAPA

Jogo Educativo Interativo - “Explorando a Evolução e a Diversidade dos Vertebrados”

Olá, estudante!

A utilização de jogos didáticos é uma ferramenta poderosa no ensino, pois promove o aprendizado de forma lúdica e interativa. De acordo com Antunes (1998) e Vygotsky (2007), as atividades lúdicas estimulam habilidades cognitivas e sociais, permitindo que os estudantes compreendam conteúdos complexos de forma mais acessível.

Referências:

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Proposta da atividade:

Para essa atividade MAPA, deverá ser elaborado um projeto de uma proposta de jogo educativo, utilizando materiais acessíveis (cartolina, papelão, tinta, entre outros), visando ensinar conceitos relacionados à filogenia animal e à evolução e diversidade dos vertebrados para alunos do ensino médio. O jogo deve abordar a evolução e as adaptações dos principais grupos de vertebrados, de forma que os jogadores explorem marcos evolutivos, sistemas anatômicos e adaptações ao ambiente. Seguem alguns exemplos como inspiração: jogo da memória, quiz interativo, jogo de cartas, entre outros.
Nesse sentido, a proposta dessa atividade MAPA é que você se coloque no papel de um professor atuante e que terá o desafio de propor uma atividade lúdica a fim de melhorar a fixação do conteúdo por parte dos alunos.

Descrição da atividade:

Elaborar um projeto escrito que inclua:

Título do jogo.

Introdução: descrever de forma clara o propósito do jogo e a relação com os temas abordados na disciplina de Zoologia de Vertebrados, ou seja, quais temas da disciplina o jogo contempla. Lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fontes, portanto, não deixe de referenciar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT.

Objetivo: descrever o objetivo geral e os objetivos específicos da atividade, ou seja, descrever o objetivo do jogo.

Metodologia: descrever as regras e a dinâmica. Explicar detalhadamente como o jogo será jogado, incluindo número de jogadores, duração e como a pontuação será atribuída (nesta etapa, deverão ser descritas as regras do jogo).

Descrever também os materiais necessários para a confecção do jogo (NÃO É NECESSÁRIO CONFECCIONAR O JOGO, mas o mesmo deve ser detalhado no projeto, por exemplo: para a construção do dado com 5 cm de lado, o material utilizado é o papelão). Caso o estudante prefira, recursos digitais simples (como diagramas feitos em ferramentas como Canva ou PowerPoint) podem complementar o material. Sendo assim, na metodologia, deve constar todas as etapas do processo de elaboração do jogo de forma ilustrada e descritiva (você pode desenhar as peças do jogo e fotografar, confeccionar o jogo e fotografar, ou ainda, desenvolver as imagens do jogo em programas de computador).

Resultados: resultados esperados com o desenvolvimento da atividade (jogar o jogo) com os alunos do ensino médio, ou seja, o que você, como professor, espera de seus alunos após jogarem o jogo e quais resultados espera alcançar.

Orientações adicionais

- Essa atividade deve ser realizada individualmente.
O trabalho deverá ser enviado em formato PDF no Formulário Padrão disponível no Material da Disciplina. O PDF deve conter:
Projeto escrito: planejamento e regras do jogo, incluindo imagens do processo de criação e do jogo finalizado.
- Criar o conteúdo do jogo, com perguntas, desafios e informações sobre:
Filogenia dos vertebrados: marcos evolutivos, como o surgimento de mandíbulas e membros locomotores.
Adaptações morfofisiológicas (exemplo: respiração pulmonar em anfíbios, penas em aves).
Relações anatômicas entre sistemas dos vertebrados (exemplo: sistema respiratório e sua evolução em diferentes grupos).
Criar elementos gráficos ou visuais que representem a evolução dos grupos.
Durante o processo, deve-se ilustrar as etapas de montagem do jogo e anexar as imagens.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

3) TERCEIRA ETAPA: Demonstração de conhecimentos No dia da apresentação do protótipo ao cliente, o mesmo informou que após análisar a compra dos tablets iria inviabilizar o projeto e que o software agora deveria seguir como base as telas de uso de Celulares. Após esta conversa o PO (product owner), conversou com você e o deixou responsável em criar um novo protótipo das duas telas já apresentas na etapa anterior, mas com a visão e layout de um Celular.

  3) TERCEIRA ETAPA: Demonstração de conhecimentos No dia da apresentação do protótipo ao cliente, o mesmo informou que após análisar a compra dos tablets iria inviabilizar o projeto e que o software agora deveria seguir como base as telas de uso de Celulares. Após esta conversa o PO (product owner), conversou com você e […]

Para que se possa oferecer tratamento adequado, o primeiro passo é o conhecimento das alterações funcionais apresentadas pelo paciente

Para que se possa oferecer tratamento adequado, o primeiro passo é o conhecimento das alterações funcionais apresentadas pelo paciente, a determinação do tempo de pós-operatório e o conhecimento dePara que se possa oferecer tratamento adequado, o primeiro passo é o conhecimento das alterações funcionais apresentadas pelo paciente todos os recursos estéticos indicados para este período […]

Cumpre esclarecer que a sustentabilidade corresponde ao exercício da função social da propriedade, já que apresenta contornos e atos que visam ao uso racional dos recursos

ATIVIDADE 1 - AGRO - DIREITO CIVIL, AMBIENTAL, AGRÁRIO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA - 51_2025 Toda propriedade, sendo ela urbana ou rural, sofre limitações legais. Dentre as diversas limitações, consta a função socioambiental da propriedade. A Constituição Federal, em seu art. 186, apresenta os limites e contornos da função social da propriedade rural:   "Art. 186. […]

ATIVIDADE 1 - GAMB - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS - 52/2023

Para que você esteja contextualizado para realizar a presente Atividade, leia as notícias a seguir:   Notícia 1 Imagens de satélites mostram o avanço das queimadas em áreas de preservação em Mato Grosso   Segundo estimativa do Ibama, o Pantanal já teve 20% da área atingida por queimadas neste ano. Isso equivale a dez vezes […]

Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu às três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava na vigia viu uma luz às

Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu às três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava na vigia viu uma luz às duas da manhã saindo de uma casa vazia. Quando se aproximou, encontrou a porta aberta e, na sala da frente, o corpo de um cavalheiro bem vestido. Os cartões que estavam […]

Uma pessoa ganhou uma pulseira formada por pérolas esféricas, na qual faltava uma das pérolas.

Uma pessoa ganhou uma pulseira formada por pérolas esféricas, na qual faltava uma das pérolas. A figura indica a posição em que estaria faltando esta pérola. Ela levou a jóia a um joalheiro que verificou que a medida do diâmetro dessas pérolas era 4 milímetros. Em seu estoque, as pérolas do mesmo tipo e formato, disponíveis para reposição, tinham […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp