• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - CBIO - ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - CBIO - ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS - 51_2025

 

Atividade MAPA

Jogo Educativo Interativo - “Explorando a Evolução e a Diversidade dos Vertebrados”

Olá, estudante!

A utilização de jogos didáticos é uma ferramenta poderosa no ensino, pois promove o aprendizado de forma lúdica e interativa. De acordo com Antunes (1998) e Vygotsky (2007), as atividades lúdicas estimulam habilidades cognitivas e sociais, permitindo que os estudantes compreendam conteúdos complexos de forma mais acessível.

Referências:

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Proposta da atividade:

Para essa atividade MAPA, deverá ser elaborado um projeto de uma proposta de jogo educativo, utilizando materiais acessíveis (cartolina, papelão, tinta, entre outros), visando ensinar conceitos relacionados à filogenia animal e à evolução e diversidade dos vertebrados para alunos do ensino médio. O jogo deve abordar a evolução e as adaptações dos principais grupos de vertebrados, de forma que os jogadores explorem marcos evolutivos, sistemas anatômicos e adaptações ao ambiente. Seguem alguns exemplos como inspiração: jogo da memória, quiz interativo, jogo de cartas, entre outros.
Nesse sentido, a proposta dessa atividade MAPA é que você se coloque no papel de um professor atuante e que terá o desafio de propor uma atividade lúdica a fim de melhorar a fixação do conteúdo por parte dos alunos.

Descrição da atividade:

Elaborar um projeto escrito que inclua:

Título do jogo.

Introdução: descrever de forma clara o propósito do jogo e a relação com os temas abordados na disciplina de Zoologia de Vertebrados, ou seja, quais temas da disciplina o jogo contempla. Lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fontes, portanto, não deixe de referenciar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT.

Objetivo: descrever o objetivo geral e os objetivos específicos da atividade, ou seja, descrever o objetivo do jogo.

Metodologia: descrever as regras e a dinâmica. Explicar detalhadamente como o jogo será jogado, incluindo número de jogadores, duração e como a pontuação será atribuída (nesta etapa, deverão ser descritas as regras do jogo).

Descrever também os materiais necessários para a confecção do jogo (NÃO É NECESSÁRIO CONFECCIONAR O JOGO, mas o mesmo deve ser detalhado no projeto, por exemplo: para a construção do dado com 5 cm de lado, o material utilizado é o papelão). Caso o estudante prefira, recursos digitais simples (como diagramas feitos em ferramentas como Canva ou PowerPoint) podem complementar o material. Sendo assim, na metodologia, deve constar todas as etapas do processo de elaboração do jogo de forma ilustrada e descritiva (você pode desenhar as peças do jogo e fotografar, confeccionar o jogo e fotografar, ou ainda, desenvolver as imagens do jogo em programas de computador).

Resultados: resultados esperados com o desenvolvimento da atividade (jogar o jogo) com os alunos do ensino médio, ou seja, o que você, como professor, espera de seus alunos após jogarem o jogo e quais resultados espera alcançar.

Orientações adicionais

- Essa atividade deve ser realizada individualmente.
O trabalho deverá ser enviado em formato PDF no Formulário Padrão disponível no Material da Disciplina. O PDF deve conter:
Projeto escrito: planejamento e regras do jogo, incluindo imagens do processo de criação e do jogo finalizado.
- Criar o conteúdo do jogo, com perguntas, desafios e informações sobre:
Filogenia dos vertebrados: marcos evolutivos, como o surgimento de mandíbulas e membros locomotores.
Adaptações morfofisiológicas (exemplo: respiração pulmonar em anfíbios, penas em aves).
Relações anatômicas entre sistemas dos vertebrados (exemplo: sistema respiratório e sua evolução em diferentes grupos).
Criar elementos gráficos ou visuais que representem a evolução dos grupos.
Durante o processo, deve-se ilustrar as etapas de montagem do jogo e anexar as imagens.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas.

TEXTO I Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários […]

Considerando os conceitos teóricos "alfabetização" e "letramento" e a relação deles com o desenvolvimento educacional de alunos na educação inclusiva, redija um texto

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - EESP - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 51_2025   Texto 1 "O termo alfabetização designa o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica. O domínio dessa tecnologia envolve um conjunto de conhecimentos e procedimentos relacionados tanto ao funcionamento desse sistema […]

III) Preservar e respeitar as regras e relações do trabalho.

ATIVIDADE 1 - AGRO - DIREITO CIVIL, AMBIENTAL, AGRÁRIO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA - 51_2025 Toda propriedade, sendo ela urbana ou rural, sofre limitações legais. Dentre as diversas limitações, consta a função socioambiental da propriedade. A Constituição Federal, em seu art. 186, apresenta os limites e contornos da função social da propriedade rural:   "Art. 186. […]

É possível que, a partir de tais pesquisas atualizadas, urbanizações difusas e cidades de menor porte, distribuídas em redes, com densidades mais baixas daquelas observadas em

ATIVIDADE 1 - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina. O objetivo dessa atividade é que você faça uma análise sobre o Urbanismo, suas definições e distinções ao longo da história e sua evolução nas cidades até os dias atuais. Nessa atividade, […]

Nesse mesmo dia (01/02/20X1), a empresa realizou uma compra de mercadorias para revenda, à vista em espécie, de um fornecedor de São Paulo, no valor de R$ 16.000,00 (sendo 500 unidades).

No decorrer do mês ocorreram as seguintes movimentações: Nesse mesmo dia (01/02/20X1), a empresa realizou uma compra de mercadorias para revenda, à vista em espécie, de um fornecedor de São Paulo, no valor de R$ 16.000,00 (sendo 500 unidades). No dia 20/02/20X1, a empresa vendeu 600 unidades das mercadorias contidas no estoque, à um consumidor […]

- Explique o que é a rota de fuga e o ponto de encontro.

ATIVIDADE 1 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E EXPLOSÕES - 51_2025   Brigadas de incêndio são grupos de profissionais que desenvolvem as atividades iniciais durante um sinistro, enquanto equipes especializadas não chegam ao local. Os brigadistas devem focar no risco potencial vivenciado em prédios ou condomínios verticais, conhecer o plano de emergência da edificação, participar de […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp