• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - BIOSSEGURANÇA - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - BIOSSEGURANÇA - 51_2025

 

Olá, estudante!

 

Chegou o momento de realizarmos a atividade MAPA da disciplina de Biossegurança. Para isso, compartilharemos alguns saberes que se relacionam a outras áreas do conhecimento, exercitando a sua futura atuação enquanto profissional da saúde e do bem-estar.

Iniciaremos com a leitura dos fragmentos de texto a seguir:​

Atualmente, cresce a preocupação com processos de assepsia e esterilização inerentes aos procedimentos oferecidos em clínicas de bem-estar, centros estéticos, salões de beleza, dentre outros, tendo em vista que, na maioria dos atendimentos, o cliente desconhece esses processos e os riscos causados pelas infecções que, possivelmente, poderão incorrer nas diversas atividades terapêuticas. Portanto, é de suma importância que seja predominante a conduta ética por parte dos profissionais com relação ao conhecimento e aplicabilidade das medidas de biossegurança, voltadas para a prevenção, minimização e eliminação de possíveis riscos por contaminação de agentes microbianos.

A Comissão de Biossegurança e Bioproteção da Fundação Oswaldo Cruz (CTBio-Fiocruz) define “biossegurança" como um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização e eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que possam comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos.

Nesse sentido, compreende-se que as práticas de biossegurança, bem como os processos que antecedem a esterilização, estão intimamente ligadas ao trabalho diário do profissional que desenvolve atividades laborais na área da saúde e do bem-estar. Eles deverão estar cientes da existência de uma série de riscos químicos, físico, biológicos e psicossociais referentes às suas atividades laborais, efetuando as medidas de prevenção.

As medidas de biossegurança abrangem uma série de cuidados, que incluem limpeza do estabelecimento, assepsia e esterilização de instrumentais críticos, semicríticos e não críticos, uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivos (EPCs), o correto gerenciamento do resíduo gerado pelo estabelecimento, bem como a higienização das mãos e o uso de materiais descartáveis.

Fontes:

Adaptado de: https://portal.fiocruz.br/noticia/biosseguranca-o-que-e. Acesso em: 31 jan. 2023.

Adaptado de: https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/103/17-BiosseguranYa_nas_clYnicas_de_estYtica_e_salYes_de_beleza.pdf. Acesso em: 29 jan. 2023.

Como você pode ter observado no texto anterior, a utilização de EPIs ocupa espaço especial e significativo dentro da Biossegurança. Assim, seu desafio nesta atividade MAPA será, de fato, estar imerso(a) nessa realidade. Para tanto, você deverá selecionar três EPIs comuns em seu cotidiano e fotografar a sua utilização, ou seja, você deverá fazer um registro fotográfico seu utilizando três EPIs comuns ao seu dia a dia — se preferir pode tarjar ou desconfigurar seu rosto, porém essa imagem será utilizada, exclusivamente, para critério de nota nesta atividade.

Para além disso, você deverá, também, realizar uma pesquisa indicando o passo a passo para a correta utilização dos EPIs escolhidos por você. Após realizar suas pesquisas e realizar seus registros fotográficos, você deverá inseri-los nos campos adequados do "Modelo Padrão de entrega da atividade MAPA da disciplina de Biossegurança".

Vale lembrar também que, como futuro(a) profissional desse segmento, você deverá estar habituado à utilização e ao manuseio dos EPIs.

O que deve ser feito?

​a) Você deverá fazer uma imagem sua utilizando os três EPIs selecionados e inserir essa imagem no modelo de entrega da atividade MAPA.

  1. b) Para cada EPI, você deverá elaborar um pequeno texto — no modelo de entrega da atividade MAPA —, conceituando esse EPI e apresentando informações pertinentes ao uso adequado dele pelo profissional do bem-estar.

Lembre-se de que as informações sobre os EPIs devem ser elaboradas por você, sendo, sobretudo, de sua autoria. Todavia, você pode elaborar o texto com base na leitura do material da disciplina, do livro didático ou, ainda, de materiais complementares, desde que citando e referenciando adequadamente a fonte.

O que deve ser entregue?

- Você deverá anexar o "Modelo Padrão de entrega da atividade MAPA de Biossegurança" devidamente respondido no campo de anexo no ambiente da disciplina no Studeo.

O que não pode ser realizado?

- Cópias indevidas de sites da internet e endereços eletrônicos.

- Cópias entre alunos, de imagens ou conteúdos, serão devidamente penalizadas.

- Para atilização de fontes bibliográficas sem a devida citação e referência, caberão descontos em sua nota.

Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:

  1. Leia o livro da disciplina.
  2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
  3. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade que será encaminhado via "comunicado" no Studeo.
  4. Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
  5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
  6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
  7. Evite plágio de informações, nesse caso, insira a referência utilizada para consulta das respostas.

*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A análise do estado plano de tensões permite examinar o..

A análise do estado plano de tensões permite examinar o comportamento e a distribuição das tensões em diferentes condições de carga. Quando uma força é aplicada a um elemento específico, isso resulta em diversas tensões. Elas podem ser compreendidas de forma mais clara na figura a seguir:   Fonte: adaptado de EDMUNDO, D. A. Resistência […]

ATIVIDADE 2 - PED - ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - 54/2023

QUESTÃO 1 O aluno da Unicesumar certamente cursa as disciplinas em uma das três formas: a) como curricular; b) em adaptação; c) em dependência. As disciplinas curriculares são aquelas disponibilizadas na ordem do currículo elaborado, considerando a Matriz Curricular. As disciplinas em adaptação são ofertadas para alguns alunos que precisam modificar a estrutura do currículo […]

EDU - ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA - ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - 54/2023

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - EDU - ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA - 54/2023 Observe a figura abaixo sobre a dinâmica dos ossos. A figura representa duas células encontradas no osso humano, enquanto uma “constrói” a outra “desfaz” a matriz óssea.   Fonte: Disponível em: https://www.facebook.com/Professor.Ionizante/photos/a.110310300723362/160066155747776/?type=3. Acesso em: outrubro de 2923.   Quando você […]

ATIVIDADE 1 - PED - UNICESUMAR - 54/2023

ATIVIDADE 1 - PED - ARTE E MUSICALIZAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - 54/2023 "Será que descobrir, aprender, experimentar a arte na escola é necessário? Muitas vezes ouvimos ou nós mesmos fazemos essa pergunta sobre a importância das linguagens artísticas na escola e nem sempre temos resposta. Será que essas linguagens contribuem? A comunicação entre as […]

GIMOB - MAPA - PESQUISA IMOBILIÁRIA E MÉTODOS ESTATÍSTICOS - 54/2023

Olá acadêmico(a) de Tecnologia em Negócios Imobiliários. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. PROBLEMATIZAÇÃO: O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, é importante você se adequar às principais tendências e oportunidades, além de compreender bem o mercado no qual está inserido e obter melhores resultados. Afinal, toda informação […]

Para se realizar uma análise clínica correta é necessário que o profissional atuante na podologia saiba os nomes e posicionamento

Para se realizar uma análise clínica correta é necessário que o profissional atuante na podologia saiba os nomes e posicionamento de regiões anatômicas do dedo e da unha, afim de facilitar a identificação correta das patologias, inclusive, mencionar adequadamente as regiões em está havendo o acometimento. SANTOS, Jakelline Braga. Podologia Clínica Geral. Maringá - PR.: […]

1 2 3 … 414 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp